Festival_Ópera-thumb

Participe do Festival de Ópera de Goiânia - FOGO

Evento

: Diversos

: 17 de Maio 2019 a 03 de Julho 2019 às 23:59

Com o objetivo de divulgar e promover a arte lírica em Goiânia, a Prefeitura de Goiânia e a Universidade Federal de Goiás realizam, entre os meses de maio e julho de 2019, o Festival de Ópera de Goiânia – FOGO. Sem deixar de lado as ações formativas, com workshops e masterclasses com artistas convidados, o objetivo principal é oportunizar ao público da cidade o acesso a espetáculos operísticos de qualidade, combinando no palco os talentos de nossa cidade junto a grandes nomes da ópera no cenário nacional. 

Quatro títulos estarão na programação, sendo duas óperas encenadas e duas em forma de concerto com o que denominamos de “meia cena”. Nos dias 17 e 18 de maio, será encenada no Teatro Basileu França a ópera Cavaleria Rusticana, do italiano Pietro Mascagni, numa produção Itego Basileu França, com a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás e Coro Sinfônico Jovem de Goiás. 

Dia 29 de maio, no Teatro Belkiss Spenciere Carneiro de Mendonça da EMAC, e dias 31 de maio e 01 de junho, no Teatro Basileu França será encenada a ópera Amahl e os Visitantes da Noite, do compositor americano Gian Carlo Menotti, numa produção da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG em parceria com a Orquestra Jovem Municipal Joaquim Jayme. 

No dia 16 de junho será levado ao palco do Centro Cultural Oscar Niemeyer, em forma de concerto, a ópera Il Pagliacci, do italiano Ruggero Leoncavalo, com a Orquestra e Coro Sinfônicos de Goiânia, sob a regência do maestro paulista Abel Rocha. 

Finalizando o festival, o Teatro Sesi receberá, em forma de concerto, a ópera O Barbeiro de Sevilha, do italiano Gioachino Rossini, também com a Orquestra e Coro Sinfônicos de Goiânia, sob a regência do maestro italiano Alessandro Sangiorgi.  

Além dos talentos vocais locais como Hélenes Lopes, Jadson Álvares, Patrícia Mello, Alexandre Vaz e Hudson Ayres, o Festival de Ópera de Goiânia – FOGO trará nessa edição grandes nomes da arte lírica no Brasil, como as mezzo-sopranos Luciana Bueno e Jayana Paiva, a soprano Poliana Alves e os barítonos Douglas Hahn, Daniel Germano e Gustavo Rocha. 

Como regentes, além dos experientes maestros de renome nacional, já citados, Abel Rocha e Alessandro Sangiorgi, o Festival contará com a participação dos maestros goianos Angelo Dias e Eliel Ferreira. 

É uma oportunidade excelente para conferir, gratuitamente ou a preços simbólicos, a qualidade da arte lírica produzida no Brasil, e em especial em Goiânia, cidade que sempre teve tradição de exportar grandes cantores líricos para outros centros. O objetivo é tornar o Festival uma ação anual permanente, realizada através de parcerias, dando subsídios para que os cantores líricos aqui formados possam desenvolver sua arte, mostrando suas qualidades e potenciais ao público da cidade, bem como para buscar ferramentas para o crescimento, em nossa cidade, dessa arte que vem encantando plateias em todo o mundo desde o seu surgimento no século XVI, e que para a qual existem teatros e espaços específicos em todos os cantos mundo afora. 

O Festival de Ópera de Goiânia – FOGO – é uma realização da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Orquestra Sinfônica de Goiânia (OSGO), em parceria com a Universidade Federal de Goiás, por meio da Escola de Música e Artes Cenicas (EMAC) e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC). Como co-realizadores temos o Governo de Goiás, por meio do Itego Basileu França, Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás e o Centro Cultural Oscar Niemeyer e o Teatro Sesi. O evento tem também o apoio do Instituto Orquestra Cidadã – IOC. 

 

Festival_Ópera

 

Festival de Ópera de Goiânia 2019

Programação

17 e 18 de maio

ÓPERA ENCENADA: CAVALLERIA RUSTICANA – PIETRO MASCAGNI

Coro Sinfônico Jovem de Goiás e Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás

Solistas: Poliana Alves (Santuzza), Hélenes Lopes (Turiddu), Patrícia Mello (Lola), Jadson Alvares (Alfio) e Sara Veras (Mama Lucia)

Regente: Eliel Ferreira

Produção: Itego em Artes Basileu França / OSJG

Local e horário: Teatro Basileu França, às 20 horas.

Endereço: Av. Universitária, 1.750, Setor Universitário. Telefone: 3988-8954.

Ingressos: 10 reais (preço único promocional)

29, 31 de maio e 1 de junho

ÓPERA ENCENADA: AMAHL E OS VISITANTES DA NOITE – GIAN CARLO MENOTTI

Coro de Câmara da EMAC/UFG e Orquestra Jovem Joaquim Jayme

Solistas: Joyce Pereira (Amahl), Jayana Paiva (Mother), Natan Milhomen (Mago), Gustavo Weiss (Mago), João Pedro Coelho (Mago) e Ítalo Souza (Pajem)

Regente: Angelo Dias

Produção: Escola de Música e Artes Cênicas da UFG

Local e horário: Dia 29 de maio – Teatro da EMAC/UFG, às 9h50.

Dias 31 de maio e 01 de junho – Teatro Basileu França, às 20h.

Endereço: Av. Universitária, 1.750, Setor Universitário. Telefone: 3988-8954.

Ingressos: 10 reais (preço único promocional)

16 de junho

ÓPERA EM CONCERTO: IL PAGLIACCI – RUGGERO LEONCAVALLO

Coro e Orquestra Sinfônica de Goiânia

Solistas: Hélenes Lopes (Canio), Patricia Mello (Neda), Jadson Alvares (Silvio), Douglas Hahn (Tonio) e Alexandre Vaz (Arlequino)

Regente: Abel Rocha

Produção: Orquestra Sinfônica de Goiânia

Local e horário: Palácio da Música, Centro Cultural Oscar Niemeyer, às 11 horas

Endereço: Av. Deputado Jamel Cecílio, Lote 01, Quadra Gleba, Alameda Fazenda Gameleira. Telefone: 3201-4932

Ingresso: Entrada franca

2 e 3 de julho

ÓPERA EM CONCERTO: O BARBEIRO DE SEVILHA – GIOACHINO ROSSINI

Coro e Orquestra Sinfônica de Goiânia

Solistas: Luciana Bueno (Rosina), Douglas Hahn (Fígaro), Daniel Germano (Bartolo), Hudson Ayres (Conde), Gustavo Rocha (Basílio) e Natália Afonso (Bertha)

Regente: Alessandro Sangiorgi

Produção: Orquestra Sinfônica de Goiânia

Local e horário: Teatro Sesi, às 20 horas

Endereço: Av. João Leite, n. 1013, Santa Genoveva. Telefone 4002-6213

Ingresso: 1livro literário ou dois quilos de alimento não perecível

Ficha técnica

Realização:

Prefeitura de Goiânia

Universidade Federal de Goiás

Secretaria Municipal de Cultura

Orquestra Sinfônica de Goiânia

Escola de Música e Artes Cênicas da UFG – EMAC/UFG

Co-realização:

Governo de Goiás

Secretaria de Estado da Cultura

Centro Cultural Oscar Niemeyer

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação

Itego em Artes Basileu França

Pró Reitoria de Extensão e Cultura

Teatro Sesi

Apoio: Instituto Orquestra Cidadã

Iris Rezende – Prefeito Municipal de Goiânia

Kleber Adorno – Secretário Municipal de Cultura

Edward Madureira Brasil – Reitor da UFG

Eduardo Meirinhos – Diretor da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG

Comitê Organizador:

Eliseu Ferreira da Silva

Ângelo Dias

Marília Álvares

Ketty Leite de Morais

Carlos Costa

Flavia Maria Cruvinel