Trio Alvorada - 16-10-2019

: 16 de Outubro 2019 às 09:50

Trio Alvorada - 16-10-2019

Trio Alvorada

O Trio Alvorada foi formado em 2019 pelo violoncelista britânico David Gardner, pelo pianista norte-americano Jonathan Moyer e pelo clarinetista brasileiro Marcos Cohen. Em seu primeiro ano, o trio está embarcando em uma série de concertos que exploram o repertório diversificado da formação. O grupo se apresentará em várias cidades do Brasil, combinando o repertório tradicional com trabalhos menos conhecidos de compositores como Felipe Leitão, Emil Hartmann e Robert Khan.

Sua experiência musical coletiva levou-os a atuar em salas de concerto e teatros por todo o mundo em grupos de câmara, como solistas e como músicos de orquestra. Todos são professores ativos e aparecem regularmente em festivais e masterclasses no Brasil e em outros países.

Membros do Trio

Jonathan Moyer - Piano

O Pianista Norte-Americano Jonathan Moyer se apresenta regularmente em concertos solos e música de câmara por todos os Estados Unidos e nos últimos anos tem mantido uma agenda consistente de concertos em diversos países, tais como, Portugal, Alemanha e Brasil. Participou de festivais em Portugal, Espanha, Rússia, Bélgica, República Tcheca, Itália, França, Brasil e Estados Unidos, aonde teve masterclasses com Paul Badura-Skoda, Claude Frank, Nina Svetlanova, Jerome Lowenthal, Vitaly Margulis e Oxana Yablonskaya.

Além de sua carreira em performance, Jonathan se dedica a pedagogia do piano e foi parte do corpo docente das escolas Kent School, Farmington Valley Academy, The Hotchkiss School e The Hartt School (University of Hartford), no estado de Connecticut, Estados Unidos. Jonathan é professor certificado pela Associação Suzuki das Américas, aonde fez seus treinamentos com a professora/treinadora Caroline Fraser. Ele é também integrante do  duo Arraes-Moyer de violino e piano com sua esposa, a violinista Luciana Arraes.

Jonathan Moyer é Bacharel e Mestre em Piano Performance pela Hartt School/ University of Hartford, aonde estudou com o pianista Brasileiro Luiz de Moura Castro. Jonathan reside em Brasília, Brasil com sua esposa, onde mantém sua agenda de concertos ativa, dá aulas particulares e é professor de piano no Centro Suzuki de Brasília.

Marcos Cohen - Clarineta

Marcos Cohen é Doutor em Clarineta pela Universidade Federal da Bahia, na classe de Pedro Robatto, Mestre em Clarineta e Composição pela Universidade do Missouri, onde foi orientado por Paul Garritson e Thomas McKenney, respectivamente, e Bacharel em Clarineta pela Universidade do Estado do Pará, onde estudou com Oleg Andryeyev.

Atuou como instrumentista junto à Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e à Amazônia Jazz Band, ambas em Belém, e integrou o corpo docente da Universidade Federal do Pará, da Universidade do Estado Pará, do Instituto Estadual Carlos Gomes, do Seminário Teológico Batista Equatorial e da Escola de Música de Brasília.

Recebeu diversas premiações: Instrumentista do Ano - Assembleia Legislativa do Pará (2000), University of Missouri Showcase (2002), Charles Emmons Award - University of Missouri (2003), Bolsa de Experimentação Artística do Instituto de Artes do Pará (2005), Prêmio Nacional de Composição Waldemar Henrique (2005), Bolsa de Aperfeiçoamento Técnico e Artístico em Música da Funarte (2012), Concurso do I Festival Walter Boeykens de Clarinetistas - 2a colocação (2015) e Prêmio Nacional de Composição Clássica da Funarte (2016).

Marcos Cohen já se apresentou como solista e músico de câmara no Brasil, China, Coréia do Sul, Croácia, Itália, Bélgica, Holanda, Estados Unidos e Argentina, além de ser artista Royal Global. Suas composições também têm percorrido a América, a Europa e a Ásia. Desde 2005 é membro da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, ocupando a cadeira de primeira clarineta.

David Gardner - Violoncelo

David formou-se em Londres na Trinty College of Music com Richard Markson e Maude Tortelier, com honras de primeira classe e medalha de outro. Aprofundou seus estudos na Holanda, com Jeroen den Herder, e passou a ter uma extensa carreira como solista e músico de câmara no Reino Unido e no Brasil.

Como músico de orquestra, ele tem trabalhado com orquestras como a Hallé de Manchester, a BBC Philarmonic, Welsh National Opera, a Royal Philharmonic Orchestra, Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro e a Filarmônica de Goiás, entre outras, sob as batutas de maestros como Jan Pascal Tortelier, Kent Nagano, Jaap Van Zweden, Neil Thomson e Ira Levin.  David já se apresentou em locais e festivais na Europa e América do Sul, incluindo The Bridgewater Hall Manchester, Sala São Paulo, Sala Cecilia Meireles e do The Royal Festival Hall, Londres, no Festival Latino-Americano LACCS.

David também é um membro fundador do Quinteto de Cordas Britton com quem já fez várias turnês na Europa e América do Sul. Seu CD de estréia 'London Poem foi aclamado pela crítica em ambos os lados do Atlântico. Em 2010 ele também formou o Trio Piano Novo Mundo, juntamente com o pianista italiano Mauro Bertoli e violinista israelense Netanel Draiblate com quem gravou seu primeiro CD em 2012. A gravação inclui peças como o Op.1 de Beethoven, As Quatro estações de Piazzola e obras de Francisco Mignone para ser lançado em 2016.

Compromissos individuais recentes incluem gravações das sonatas para violoncelo Rachmaninov e Brahms com o pianista italiano Mauro Bertoli e gravação das suítes de solo para violoncelo de Ernest Bloch.

David foi nomeado professor de violoncelo na Universidade Federal de Goiás em 2010 e dedica-se à promoção e desenvolvimento de jovens violoncelistas em Goiás. Ele e Mestre em Pedagogia Musical pela Universidade de Reading, Inglaterra e está desenvolvendo pesquisas na área de reabilitação de distonias em músicos. Atualmente reside em Brasília com sua esposa Lilian.