MNEM - 23-10-2019

A Banda do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília se apresenta no Música na Escola de Música

: Teatro Belkiss S. Carneiro de Mendonça - EMAC/UFG

: 23 de Outubro 2019 às 09:50

Entrada gratuita

A Banda do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília realizará o concerto de pré-abertura do Performus19, dia 23 de outubro, 9h50min, no Teatro Belkiss. A programação integra o projeto Música na Escola de Música e a entrada é gratuita.

A banda já teve como regente Francisco Braga, autor da música do Hino à Bandeira e patrono das bandas de música da Marinha. Das apresentações no exterior, destaca-se a participação nas comemorações dos 60 anos de criação do Estado de Israel em 2008.

Regência:

Capitão-Tenente Ivair Gomes da Silva – regente titular

Sub Oficial Eduardo Lima Guimarães – regente adjunto

Programa:

Thema Avengers
Second Suite Military Holt
Piratas do Caribe
Thema How to Train your dragon
William Tell Overture
Turandot (Nessun Dorma)

Notas do Programa:

Thema Avengers: composição de Alan Silvestri, estilo trilha sonora do filme “Os Vingadores” em junho de 2016. Arranjo do Sub Oficial músico Otoniel para a Banda de Concerto do Grupamento de Fuzileiros.

Second Suite Military Holt Op. 28, de Gustav Holts, foi a segunda e última suíte de Gustav Holst para Banda de Concerto. Foi escrita em 1911 e publicado pela primeira vez em 1922, dedicado a James Causley Windram, é mais longa e considerada mais difícil de executar que a sua irmã “First Suite for Military Band in Eb”.

Movimentos:

I March: Morris dance, Swansea Town, Claudy Banks

II Song Without Words, 'I'll Love My Love

III Song of the Blacksmith

IV Fantasia on the Dargason

Piratas do Caribe: a maldição do Pérola Negra é o álbum oficial da trilha sonora do filme homônimo. Composta por Klaus Badelt, arranjo de Hans Zimmer.

Thema How to Train your dragon: filme de animação muito popular. Composição de John Powell e arranjo para Banda de Concerto de Sean O'Loughlin, apresenta os principais temas de forma sutil e atraente.

William Tell Overture: é a abertura da ópera Guilherme Tell, cuja música foi composta pelo compositor italiano Gioachino Rossini. William Tell estreou em 1829 e foi a última das 39 óperas de Rossini. Está entre as melhores de seu tipo e é uma das mais populares em toda gama de literatura para orquestra. A abertura é realizada em quatro partes, sem pausa entre elas. O arranjo para Banda Sinfônica é de Erik W. G. Leidzen, que nasceu em Estocolmo, Suécia em 1894, e dedicou seu talento musical à preparação de inúmeros arranjos e composições originais para a moderna banda de concerto.

Nessun Dorma da ópera Turandot: composta em 3 atos por Giacomo Puccini. Teve sua estreia no Teatro Alla Scala em Milão em 25 de abril de 1926, sob a regência de Arturo Toscanini. Interpretada na voz do Sub Oficial Jessé.

MNEM - 23-10-2019