Weby shortcut
instagram
Youtubeplay
Festival_de_música_popular__Banner_antigo__1000x230px

1º Festival de Música Popular EMAC - UFG

Evento

: Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, Campus 2 - Samambaia. Canjas: Bionda Bar, Low Brow, Identidade Bar.

: Nacional

: 17 a 22 Novembro 2019

 

1º Festival de Música Popular EMAC - UFG

Homenageia Prof. Jarbas Cavendish - Goiânia, 18 a 22 de Novembro de 2019

 

Entre os dias 18 e 22 de novembro acontece em Goiânia a primeira edição do Festival de Música Popular da EMAC-UFG, em homenagem ao maestro e professor Jarbas Cavendish. O evento acontecerá na EMAC do Campus Samambaia e contará com 06 apresentações musicais, 05 workshops e 03 encontros de canjas em espaços alternativos da cidade. O festival tem como objetivo promover e se consolidar como um espaço para o encontro e difusão da música popular brasileira dentro da Universidade Federal de Goiás, sendo aberto à comunidade goiana. 

Um dos artistas convidados é o guitarrista Fábio Leal (SP), vencedor do Grammy Latino 2019 tocando com Hermeto Pascoal no CD “Hermeto Pascoal e Big Band”. Fábio já tocou com grandes nomes da música instrumental brasileira como: Toninho Horta, Arismar do Espírito Santo, Mônica Salmaso e Fernando Corrêa entre outros. O artista apresentará no encerramento do festival um show com músicas autorais, além de um workshop para guitarristas. No dia 21 participará de uma roda de conversa sobre música, técnicas de estudo e práticas de conjunto. Também se apresentarão Sillas Rodrigues Quarteto, Lucas Tomé Quarteto, Eduardo Meirinhos, Banda Pequi e convidados, o grupo Cajazz, formado por professores da UFG, e uma Roda de Choro, com João Fernandes, Johnson Machado e convidados.

Durante a semana do festival acontecerão JAM Sessions, ou Canjas, como são chamadas no Brasil, cada dia em um espaço diferente da cidade. As canjas acontecerão sempre após as apresentações no teatro e serão uma extensão mais informal do festival, um espaço para o encontro e interação de músicos da cidade, alunos da UFG, artistas convidados e outros. A entrada para as canjas será gratuita na maioria dos dias e a preço popular na quarta.  

 

Jarbas Cavendish

O Festival homenageia o professor e maestro Jarbas Cavendish, falecido em agosto deste ano. Jarbas foi um dos idealizadores e esteve à frente da Banda Pequi por 19 anos. Com sua chegada à Universidade Federal de Goiás, no ano 2000, a música popular passou a ter um representante na Escola de Música e Artes Cênicas e desde então o cenário regional foi sendo modificado com interferência direta do maestro na formação de inúmeros músicos. Jarbas foi e sempre será referência para o cenário da música popular da região e é por ele e seu legado que celebramos este festival. 



Serviço:

1º Festival de Música Popular da EMAC-UFG

Quando: 18 a 22 de novembro de 2019

Local: Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, Campus 2 - Samambaia.

Canjas: Bionda Bar, Low Brow, Identidade Bar.

Ingressos: Entrada gratuita. 

Canjas: terça e quinta (gratuito), quarta (R$5,00).

Inscrições Workshops: https://bit.ly/2NCPiOY

Maiores informações: www.emac.ufg.br

 

Festival_de_música_popular__post__900x900px

 

FINAL _ Programacao A4 - 1 Festival Musica Popular EMAC - Autor Vitor Hugo

 

 

 

Workshops

Inscrições abertas até 16/11/2019

 

 

Fábio Leal | Guitarra
https://www.instagram.com/fabiolealguitar/

Fábio Leal | Guitarra Fabio Leal é Guitarrista e foi professor por muitos anos do famoso Conservatório de Tatuí, tendo formado inúmeros músicos atuantes no cenário musical do país. Foi vencedor do Grammy tocando com a Big Band do Hermeto Pascoal. Já tocou com Grandes nomes da música instrumental brasileira como: Toninho Horta, Thiago Espirito Santo, Fernando Corrêa, Nenê, Vinicius Dorin, André Marques, Arismar do Espírito Santo, Hermeto Pascoal, Mônica Salmaso e Teco Cardoso entre outros. Possui dois álbuns autorais em quarteto, além de diversos outros projetos como o duo com Danielle Domingos ou o Antropojazz. Apresentará um show com músicas autorais, um workshop para guitarristas e um bate-papo sobre música.

Video: https://www.youtube.com/watch?v=fcb5GNr5OIg

 

 

 

Sillas Rodrigues | Flauta

Sillas é flautista popular e grande improvisador em música popular. Se especializou no assunto em cursos com Ademir Junior, Teco Cardoso, Rafael Vernet, Mateus Starling, Ian Guest e Vittor Santos. Residente em Anápolis/GO, foi diretor artístico e arranjador da Orquestra Popular Inove entre 2013 e 2015, promovendo apresentações na cidade de Anápolis e região. Ensaiou e regeu a Big Band do 37º Civebra sob a observação do professor Ademir Júnior, com participação do guitarrista Nelson Farias – RJ.

No começo do ano de 2018 teve a oportunidade de fazer um show com o lendário baterista Steve Gadd. Nesse mesmo ano foi aprovado com bolsa numa das maiores escolas de arte do mundo: Berklee College of Music. Apresenta um repertório autoral e releituras da cancioneiro popular brasileiro. Seu workshop será focado em improvisação para qualquer instrumento melódico.

Sillas Rodrigues | Flauta

Video: https://www.youtube.com/watch?v=QFpq8YYfvIA

 

 

 

Lucas Tomé | Bateria

Lucas Tomé | Bateria

Lucas Tomé é mestre em Jazz Performance pela University of Louisville (EUA), e graduado em música com habilitação em bateria pela Universidade Federal de Goiás. Nos últimos anos vem participando de forma ativa da cena musical goianiense tocando em festivais e casas noturnas com conjuntos de música instrumental.

Para o festival da EMAC, realizará um workshop no qual irá explorar o tema: "criando uma identidade na bateria", trazendo ideias de como criar uma voz no instrumento de forma consciente. Tomé também falará sobre sua experiência nos Estados Unidos, onde realizou o mestrado: quais foram os caminhos para conseguir? como é a pós-graduação nos EUA? sobre o que foi o trabalho?

 

 

 

 

Bororó Felipe | Baixo

Compositor, músico, cantor, arranjador, produtor e diretor musical nascido em Goiânia, Bororó vem construindo sua carreira desde os 13 anos. De 1985 a 1992, atuou, como contrabaixista, em gravações e shows de Beth Carvalho, no Brasil e no exterior.

Ao longo de sua carreira, participou de shows e gravações de vários artistas, como Gal Costa, Leny Andrade, Flávio Venturini, Leila Pinheiro, Fátima Guedes, Mário Lago, Jane Duboc, Paulinho Tapajós, Ivan Lins, Zé Renato, Verônica Sabino, Edu Lobo, Fafá de Belém, Daniela Mercury, Elba Ramalho, Ney Matogrosso, Ivete Sangalo, Chico Buarque, Caetano Veloso, Alceu Valença, Martinho da Vila, Jair Rodrigues, Alcione, Zeca Pagodinho, Nei Lopes, Jorge Aragão, Fundo de Quintal, Negritude Júnior, Katinguelê, Só pra Contrariar, Sivuca, Toninho Horta, Paulo Moura, Marco Pereira, Zé Nogueira, Marcos Suzano, Victor Biglione, Leandro Braga e Cristóvão Bastos, entre outros.

No Festival irá ministrar um workshop sobre “Contrabaixo elétrico: oficina de samba e prática de conjunto", além de participar do show com a Banda Pequi.

Bororó Felipe | Baixo

Videos: https://www.youtube.com/watch?v=J-V2nzbL7gk

 

 

 

Wanderson Nascimento | Saxofone

Wanderson Nascimento | Saxofone Saxofonista profissional há 20 anos, Bacharel em saxofone pela UNB (Universidade de Brasília) e Mestre pela UFG (Universidade Federal de Goiás). Possui experiência em várias áreas e estilos da música, tendo atuado como maestro, instrumentista e arranjador em diversos grupos musicais, sendo convidado a participar em eventos como Pedro Mariano e Banda, Elvis Presley in Concert 2013, 21º IASJ MEETING (International Association of Schools of Jazz) idealizado pelo saxofonista americano David Liebman, dentre outros eventos musicais. Realizará um workshop focado para os saxofonistas em música popular, sobre rotina de estudos e improvisação de forma geral.

Videos: https://youtu.be/6MYFPhlk7aU

 

 

Faça sua inscrição aqui: https://bit.ly/2NCPiOY