fs

Pontos de Fuga 4 - de 21 nov a 03 dez

: EMAC, CCUFG

: 21 de Novembro 2019 às 14:00 a 03 de Dezembro 2019 às 18:00

A mostra Pontos de FUGA surge em 2016 após seis anos de início do curso de bacharelado em Direção de Arte.

O curso de bacharelado em Direção de Arte propõe a afirmação da autonomia criativa da área e contempla disciplinas relacionadas à caracterização do corpo e espaço (figurino, cenografia, maquiagem, iluminação, desenho gráfico, audiovisual)  no contexto da cena liminar entre linguagens artísticas (teatro e audiovisual) e não-artísticas (manifestações criativas e performatividades espontâneas). É um campo de conhecimento que atravessa as fronteiras entre a dimensão espetacular e audiovisual. Abrange a reflexão teórico-prática entre a produção das áreas das poéticas materiais, visuais e sonoras, e das práticas cênicas, enfatizando o pioneirismo da UFG no país.

A mostra Pontos de FUGA objetiva conceder autonomia de produção e reflexão crítica ao novo curso, bem como aponta para um diálogo imprescindível com a perspectiva do festival FUGA.

O festival e a mostra são duas ações independentes e inter-relacionadas que tem no Centro Cultural UFG um lócus, espaço atuante viabilizador da proposta inserida no contexto do giro social das práticas cênicas, local que se relaciona em sua prática local na relação da comunidade interna e externa a Universidade Federal de Goiás.

A mostra Pontos de FUGA possibilita a abertura do diálogo interartístico com a comunidade, concebido como pontos de inflexão, arte em processo, work in progress.Pontos de Fuga 4

Pontos de Fuga 4

4° Mostra Pontos de Fuga

Propõe uma ação transversal entre linguagens e presença a partir da mesma temática referencial que organiza o 12° Festival Universitário de Artes Cênicas de Goiás - FUGA e o 1° Seminário de Artes da Cena: Resistência e Transversalidade. O tema reforça a proposição de trabalhar para além das noções tradicionais de território, apostando na porosidade entre as linguagens artísticas: teatro, instalação, site específic, dança, performance, audiovisual.

As atividades do Pontos de FUGA serão realizadas de 21 de novembro à 03 de dezembro nas áreas de circulação interna, externa e sala de dança do Centro Cultural UFG. A Mostra Universitária de Direção de Arte está atualmente organizada em três eixos:

1. a) ocupação artística (produções práticas): escultura, pintura, audiovisual, fotografia, figurino, máscara, bonecos, performance.
2. b) ações pedagógicas (oficinas): o audiovisual na direção de arte a partir da experiência local de alunos de Direção de Arte
3. c) reflexões teóricas: mesa relação e comunidade com três professores convidados.

Embora esses três eixos se entrelacem e correlacionem, nos esforçamos em garantir sempre a ocorrência de minicursos e mesas de debate que fortaleçam o campo da crítica e da formação.