Roda de Conversa_Adriana, Gilka e Thaís_19 setembro 2018

O MUNDO DO TRABALHO PARA O EDUCADOR MUSICAL NO BRASIL

On 09/13/18 10:06 .

 

Convidamos os interessados em discutir e aprender sobre: “O MUNDO DO TRABALHO PARA O EDUCADOR MUSICAL NO BRASIL” – tema da nossa próxima Roda de Conversa no Laboratório de Educação Musical da UFG.

A participação é gratuita, aberta à comunidade. Não é necessário fazer inscrição.

CONVIDADAS: Adriana Aguiar, Gilka Martins e Thaís Lobosque.

DIA: 19/09/2018 (segunda-feira), às 9h30min.

LOCAL: Laboratório de Educação Musical da UFG. Escola de Música e Artes Cênicas (UFG), Campus Samambaia. Goiânia/GO.

COORDENAÇÃO: Profª. Nilceia Protásio.

 

SOBRE AS CONVIDADAS:  Adriana Oliveira Aguiar fez seu curso de graduação e de mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou por 13 anos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Leciona há 25 anos na carreira universitária e já foi coordenadora de Bacharelado e Educação Musical (RN), e de Estágio Supervisionado (GO). Atua nas áreas de piano, piano coletivo, cultura currículo e avaliação, estágio supervisionado, Música de Câmara , música de concertos e orientações de monografias. Foi professora da especialização da Faculdade de Educação (GO). Leciona na Emac desde 2006 e atualmente é doutoranda na Universidade Nova de Lisboa, onde desenvolve a pesquisa intitulada: Villa-Lobos educador: a propriedade da música na Educação Musical.

 

Gilka Martins é professora na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás desde 1992. É graduada em Piano – Bacharelado e também em Licenciatura em Educação Artística – Habilitação em Música, ambos pela UFG. Cursou a Especialização em Música do Século XX (Universidade Federal da Paraíba), é Mestre em Educação Brasileira e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UFG. Pesquisa e dedica-se à Formação do Professor de Música. Coordenou o Curso de Licenciatura em Educação Artística – Habilitação em Música (1994-1996) e o Curso de Educação Musical (2005). Atualmente é coordenadora do Laboratório de Educação Musical da EMAC/UFG.

Atua como regente de coros e preparadora de grupos vocais. É cantora e arranjadora do Grupo Fé Menina, trio vocal feminino que se dedica à MPB. Foi responsável pela direção musical das peças “Eta Goiás II”, “Todo o Brilho do Entardecer” e “Amor por Anexins”. Atua como arranjadora vocal para coros e grupos vocais, com arranjos apresentados e gravados por diferentes grupos, como o Coral Vozes Cores, da Universidade Católica de Goiás, Coro Cênico da Universidade Federal de Goiás e Grupo Essência, dentre outros. Em 2008, compôs a trilha sonora original do curta-metragem Jocasta, do diretor Amarildo Pessoa.

 

Thaís Lobosque é Doutora em Educação pela UFRJ; Mestre em Música e Mestre em Educação, ambos pela UFG. É especialista em Formação de Professores pela PUC-GO e graduada em Educação Musical (UFG) e em Pedagogia (PUC-GO). Atua como professora adjunta na EMAC/UFG, onde desenvolve pesquisas em Educação Musical. Foi Representante Estadual da ABEM (2013-2015) e Representante Regional do Fladem (2015-2017).

 

SOBRE O PROJETO: O projeto "Roda de Conversa no Laboratório de Educação Musical" propõe uma oportunidade de discussão e de compartilhamento de experiências, abrindo possibilidades de pesquisa e de projetos em educação musical. Por meio de temáticas voltadas para a música e suas interfaces com a educação, pretende-se criar um espaço de diálogo e integração.

Source: Profª Nilceia Protásio

Categories: Notícias