Gabriel thumb

Recital de Defesa de Mestrado de Gabriel Strauss

Em 03/04/19 10:16.

Violonista interpretou obras do compositor cubano Leo Brouwer, Astor Piazzolla, Radamés Gnattalli, além de duas composições de sua autoria.

Gabriel Strauss

Em seu recital de Defesa de Mestrado, ocorrido dia 29 de março de 2019 na Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG, o violonista Gabriel Strauss apresentou obras de Leo Brouwer, além de Astor Piazzolla, Radamés Gnattalli e duas composições de sua autoria. A escolha do repertório vincula-se à dissertação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Música da EMAC sob orientação do professor Eduardo Meirinhos. Strauss pesquisa a primeira fase composicional de Leo Brouwer, musicista cubano que completou oitenta anos no último dia 1º de março.

No Recital, o violonista optou por apresentar as obras “Cantilena de los Bosques” (2007), “Fuga nº1” (1957) e “Quinteto para violão e quarteto de cordas” (1957/9) de Brouwer, sendo a última interpretada com participação especial do Quarteto Capital de Brasília/DF. Também fizeram parte do programa exibido as peças “Primavera Porteña” de Piazzolla (1921-1992) e “Dança Brasileira” de Gnattalli (1906-1988) que, segundo Gabriel, são autores que ressaltam suas culturas natais, assim como Brouwer. De sua autoria, Gabriel Strauss executou as peças “Sem título” (2017), “Rio das Almas” (2016/17) e como bis, encerrou o recital com “Dança dos Índios (2012).

Gabriel defenderá sua dissertação ao final deste mês, com local e horário a serem divulgados posteriormente no site da EMAC. Sobre sua pesquisa, intitulada “As Tres Danzas Concertantes de Leo Brouwer: elementos estruturadores de sua escrita musical”, o mestrando explica que optou por destacar o caráter inovador das obras do compositor cubano, buscando elementos essenciais de sua linguagem musical. De acordo com Gabriel, Brouwer é conhecido por consubstanciar o idiomatismo técnico-violinístico com a música que lhe é contemporânea. Gabriel explica que, até a década de 1950, predominavam para seu instrumento apenas peças de estéticas neoclássica, romântica ou clássica. O pesquisador percebeu que havia um fio condutor percorrendo os três períodos composicionais presentes em Brouwer: nacionalismo, vanguarda e hiper-romantismo ou nova simplicidade, sendo essa questão apresentada em seu texto dissertativo que ressalta o primeiro período de composição de Leo Brouwer.

Gabriel Strauss4Gabriel Strauss2

Gabriel Strauss inicia seus estudos em violão com o professor Humberto Giordanno, que esteve presente no Recital de seu ex-aluno. Continuou seus estudos com o professor Eustáquio Grilo, posteriormente graduando-se na UnB em 2014. Em janeiro de 2015, incentivado pelo professor Eduardo Meirinhos, então convidado pela Escola de Música de Brasília a ministrar um Curso de Verão naquela instituição, opta por continuar seus estudos na EMAC, ingressando em 2017 no Programa de Mestrado em Música.

Em sua passagem pela UFG o estudante destaca a “maravilhosa estrutura da EMAC”, o contato inicial com o professor Eduardo Meirinhos e a viagem a Mar del Plata para entrevistar Leo Brouwer, como marcos desse processo. Esse encontro com o compositor objeto de sua pesquisa na cidade argentina só foi possível, ressalta o estudante, devido ao apoio recebido do CNPq, sem o qual não poderia arcar com os gastos da viagem.

Fonte: Fabrícia Vilarinho / Núcleo de Comunicação EMAC

Categorias: notícias