Música na escola de música-apresenta

Concerto de Música de Câmara

Em 08/04/19 08:28.

 

 

 

 

DIVULGAÇÃO 10 de abril

Carmelo de los Santos
C
ármelo de los Santos, violino

O violinista brasileiro Cármelo de los Santos é professor da University of New Mexico e possui movimentada carreira como solista, camerista e pedagogo. Da extensa experiência como concertista às recentes apresentações dos 24 Caprichos de Paganini, seu virtuosismo e compromisso musical tem cativado o público internacionalmente. Ganhou projeção nacional aos 16 anos quando foi o mais jovem vencedor do Prêmio Eldorado de Música, em São Paulo. Apresenta-se como solista convidado de mais de 40 orquestras pelo mundo, tem colaborado com renomados regentes como Michael Tilson Thomas e Alejandro Posada. O músico fez a sua estréia em Nova York em 2002 como solista e regente no Weill Recital Hall do Carnegie Hall junto à Orquestra de Câmara ARCO. Com a pianista Carla McElhaney e o violoncelista Joel Becktell formou o grupo Revel, uma “banda clássica" baseada em Austin. O seu comprometimento com jovens músicos o traz a festivais de música e master classes por todo o mundo.

 

Davi Graton
Davi Graton, violino

O violinista Davi Graton é natural de São Paulo, onde iniciou estudos de violino aos 6 anos. Em 1985, tornou-se aluno de Yoshitame Fukuda e, dois anos depois, de sua filha Elisa Fukuda. Foi um dos fundadores da Camerata Fukuda, onde iniciou carreira como spalla. Desde o início da carreira, apresenta-se como solista à frente das mais importantes orquestras do País, sempre com grande sucesso de público e de crítica, como no concerto de encerramento da Etapa Sul-Americana do Maazel/Vilar Conductors’ Competition, onde tocou o solo de Tzigane - Ravel, sob a batuta de Lorin Maazel. Desenvolveu seu trabalho como spalla à frente de importantes orquestras. Como a Orquestra Sinfônica da USP durante 12 anos e a Orquestra Experimental de Repertório por 15 anos. A partir de 2015 tornou-se spalla da Osesp. É professor da Academia da OSESP, integrante do Quarteto Osesp, e fundador do Trio São Paulo.Toda sua trajetória como músico foi exclusivamente desenvolvida no Brasil.

 

Gabriel Marin
Gabriel Marin, viola

Natural de Piracicaba, Gabriel Marin é violista do Quarteto Carlos Gomes e da Osusp. Em 2004, foi vencedor do Prêmio Eleazar de Carvalho, sendo agraciado com uma bolsa de estudos no exterior. Estudou na Dinamarca na classe do professor Rafael Altino, além de ter ganho bolsa integral da Heinemann Foundation para participar na Suíça do Verbier Festival & Academy, onde foi aluno de Nobuko Imai e Roberto Diaz. Em seu retorno ao Brasil, foi o primeiro viola solo da OSB por seis temporadas. Atuou como solista frente a diversas orquestras brasileiras, como OSB, Sinfônicas da Paraíba, Sergipe e Campinas, além de ter tocado à frente da Orchestre D’Auvergne (França). É frequentemente convidado como professor em muitos festivais pelo Brasil, como os de Londrina, Gramado, Curitiba e Campos do Jordão. Atualmente, além do quarteto e da orquestra, é professor da Academia de Violas do Neojiba e professor de viola e coordenador de música de câmara no Instituto Baccarelli.

 

David Starkweather
David Starkweather, violoncelo

O violoncelista David Starkweather é professor de violoncelo na Hugh Hodgson School of Music da Universidade da Georgia, nos Estados Unidos, desde 1983. Ele recebeu certificado de mérito como semifinalista no Concurso Tchaikovsky de 1986. Starkweather estudou na Eastman School of Music, seguindo seus estudos de pós-graduação com o violoncelista Bernard Greenhouse na State University of New York em Stony Brook, onde obteve o diploma de doutor em 1983. Em 1985, passou seis meses na Suíça com Pierre Fournier e recebeu um elogio do violoncelista francês: “Talento puro como intérprete na devoção da música e um dos melhores violoncelistas de sua geração”. O conjunto de três DVDs de Starkweather das Seis Suítes de Bach, que incorpora sua edição manuscrita, foi selecionado para uma medalha da UGA Creative Research em 2009. O violoncelista toca desde 1975 com um Jean BaptisteVuillaume de1840 e também com um violoncelo Grubaugh e Seifert de 2001.

 

Milton Masciadri
Milton Masciadri
,contrabaixo

De Montevideu, no Uruguai, Milton Masciadri iniciou estudos com o pai é filho de terceira geração de uma família de executantes do contrabaixo. Em 1982, partiu para os Estados Unidos onde fez mestrado e doutorado sob orientação de Gary Karr, Julius Levine e Lawrence Wolfe. É professor de contrabaixo na University of Georgia e acadêmico da Sociedade Filarmônica de Bolonha na Itália, a mais antiga escola de música da Europa. Já ministrou master classes na Juilliard School, na Escola de Música de Manhattan, no Conservatório de Paris, na Escola de Musica Guildhall de Londres, no Conservatório de Moscou, no Conservatório de Milão e na UFRJ. Como solista, apresenta-se com orquestras no Brasil, Uruguai, na Europa, além dos Estados Unidos, onde tocou no Carnegie Hall. Frequentemente é o primeiro a tocar e gravar compositores sul-americanos e norte-americanos, inclusive em trabalhos com a Unesco e a Funarte. Em 2015, ganhou o Prêmio Leonardo da Vinci para as Artes do Conselho Mundial de Cultura.

 

 

Ana Flávia Frazão
Ana Fl
ávia Frazão, piano

Sua interpretação possui uma mágica secreta”, descreve o jornal alemão BNN sobre a pianista brasileira Ana Flávia Frazão. Sucesso de crítica e público em diversos países por onde se apresenta, pelo toque refinado e bastante expressivo, é vencedora do Concurso Nacional JK (1992) e entre as conquistas está o primeiro lugar com o Trio Augarten na Série de Concertos da Sala Barroca (2001) em Kyoto, no Japão. Natural de Goiânia, formou-se na UFG, realizou mestrado e doutorado com nota máxima na Escola Superior de Música de Karlsruhe, na Alemanha. Com o contrabaixista Milton Masciadri, lançou seu primeiro CD, Vocalise, em 2004, pelo Selo Sinfônica. Em 2012, gravou toda a obra de Heitor Villa-Lobos para piano e violino com o violinista alemão Laurent Albrecht Breuninger pelo Selo Telos. E repetiu a parceria em CD e DVD com obras de compositores franceses e brasileiros em 2015. É professora da UFG e é diretora artística de projetos consolidados como o Simpósio Internacional da Performance.

 

 

 

 

Fonte: Prof. Carlos

Categorias: notícias