Cartaz - Saúde do Servidor UFG+2019

EMAC recebe o Programa Saúde do Trabalhador UFG +

On 05/06/19 07:56 .


P
rofessores, técnicos e terceirizados da EMAC e unidades próximas foram atendidos pela ação


A Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG recebeu a quarta edição do Programa Saúde do Trabalhador UFG + no último dia 26 de abril. A ação ocorreu entre 11h e 14h nas salas e laboratórios no Bloco B da Escola, oferecendo aos professores, técnicos e terceirizados da EMAC e unidades próximas, serviços como vacinação, aferição de pressão, testes rápidos de glicemia, tipagem sanguínea, massagens, dentre outros.

ProgramaST-UFG+na EMAC-fig01


Camilla Alves, que é técnica de laboratório na Faculdade de Nutrição (Fanut) e presidente da Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP) em sua unidade, foi a responsável pela ação na EMAC. Ela explica que a ação movimenta um grupo multiprofissional composto por professores, enfermeiros, nutricionistas, biólogos, técnicos em segurança do trabalho, técnicos de tecnologia da informação, assistente social, físico, psicólogo, técnicos em enfermagem e assistentes administrativos, além de contar com a participação de alunos da Fen e Fanut.

O programa surgiu da união das CISSPs de três unidades da UFG: Fanut, Faculdade de Enfermagem (Fen) e Instituto de Física (IF). “Essas três CISSPs já promoviam a saúde em suas unidades e possuíam o desejo de expandir a cultura de prevencionista e promover a saúde no âmbito da UFG. Com a união dessas três CISSPs e juntamente com a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Propessoas), por meio da Diretoria de Atenção a Saúde do Servidor (DASS), desenvolvemos esse projeto e ampliamos os atendimentos aos demais servidores da UFG”, relata Camilla.

ProgramaST-UFG+na EMAC-fig02


Para o professor da Fen e coordenador do Programa Saúde do Trabalhador UFG +, Marcos André de Matos, a realização desta edição na EMAC superou as expectativas quanto ao número de participantes. “O programa preza pelo cuidado integral da saúde do trabalhador da UFG, pois informa, esclarece dúvidas e em alguns casos, cujos resultados podem indicar risco como hipertensão, por exemplo, há uma orientação ao trabalhador posterior ao evento quanto aos cuidados necessários para reverter o quadro. Não se trata de assistencialismo, é prevenção e promoção da saúde”, ressalta o coordenador.

Uma das atividades disponíveis na ação ocorrida na EMAC foi o teste para verificação da higienização das mãos por meio da caixa da verdade. O equipamento faz parte do Projeto Mãos Limpas da Fen e auxilia na conscientização e importância da higiene correta nas atividades cotidianas. A vacinação e os testes rápidos sanguíneos também foram bastante procurados, utilizando todo o estoque disponibilizado para o evento. No total, foram aplicados 62 testes para verificação das hepatites B e C, HIV e sífilis, e 202 vacinas de prevenção contra o vírus da gripe.

ProgramaST-UFG+na EMAC-fig03


Rodrigo Carvalho, professor da EMAC, ressaltou a importância do Programa Saúde do Trabalhador UFG + em seu local de trabalho: “É bom conhecer algumas inovações da área da saúde como os equipamentos disponibilizados na sala de massagem. Um dos aparelhos me ajudou no alívio da tensão muscular devido a prática do violão. Também aferi minha pressão e fiz auriculoterapia.

ProgramaST-UFG+na EMAC-fig04


A acadêmica do 7º período do curso de enfermagem da UFG, Larissa Mendes, que participou da ação informando ao público sobre as formas de prevenção do câncer de mama, considerou que a localização da EMAC facilitou o acesso de servidores das unidades próximas, assim como o horário em que a ação foi realizada, próximo ao horário do almoço. Para a professora da EMAC, Ruth de Oliveira, “é gratificante verificar que a universidade se preocupa com o bem-estar e saúde do servidor promovendo ações como essa”.

O diretor da EMAC, professor Eduardo Meirinhos, acredita que ações interventivas na comunidade da UFG, como este Programa, que vê a saúde não somente em seu aspecto terapêutico curativo, mas o amplia para aspecto preventivo e inovador, mostrando abordagens outras além das tradicionais, são importantes e benéficas à saúde dos servidores. O professor afirma que a comunidade da EMAC se sentiu honrada pela escolha da unidade como local para esta ação.

 

Texto: Fabrícia Vilarinho

Foto: Gerda Arianna e Fabrícia Vilarinho

 

 

Source: Núcleo de Comunicação EMAC

Categories: notícias