02.05.2019. Aula Aberta Eliamar -thumb

NL de Musicoterapia aborda a temática Mandalas e Sonhos na visão de Jung

Em 09/05/19 08:44.


O tema foi tratado em aula aberta realizada pelo
núcleo livre Corpomente, Música e Princípios da Musicoterapia

 


Texto e Foto: Fabrícia Vilarinho


No último dia 02 de maio, no Laboratório Pedagógico de Musicoterapia, o núcleo livre Corpomente, Música e Princípios da Musicoterapia discutiu o tema Mandalas e Sonhos na visão de Jung em aula aberta ministrada por Larissa Siqueira, que é mestre em psicologia junguiana, astróloga e escritora.

Convidada pelas professoras Eliamar Fleury, da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC/UFG), e Lucielena Lima, da Faculdade de Letras (FL/UFG), organizadoras do núcleo livre, Larissa fez uma introdução à psicologia de Jung e apresentou alguns conceitos explorando, de acordo com a palestrante, a “conexão com o inconsciente de uma psicologia que vai além da cognição, envolvendo uma profundidade maior com temas como mandalas, sonhos e símbolos”.

Além de aulas regulares aos alunos da UFG por meio da disciplina de núcleo livre, o projeto Corpomente, Música e Princípios da Musicoterapia realiza aulas abertas que permitem a participação de quaisquer interessados pelos temas propostos.

02.05.2019. Aula Aberta Eliamar -fig-01

Nas aulas abertas, os conteúdos são ministrados gratuitamente por especialistas em suas áreas de atuação. A importância na conscientização para os cuidados com a saúde física e mental, assim como uma melhor qualidade de vida frente aos desafios da atualidade, foi a motivação para abrir as aulas do núcleo livre à comunidade. “As temáticas que propomos nas discussões são interligadas. Almejamos mostrar aos nossos estudantes e comunidade que existem formas de tratamento e terapias que auxiliam no cultivo da resiliência e no enfrentamento das dificuldades a que estamos sujeitos cotidianamente”, esclarece a professora Eliamar.

 

02.05.2019. Aula Aberta Eliamar -fig-02

 

Com o objetivo de discutir a conexão entre corpo, mente e espírito, o projeto Corpomente, Música e Princípios da Musicoterapia convidou anteriormente o psicoterapeuta Magno Antônio que, dia 28 de março, tratou sobre os “Conceitos da Psicologia Transpessoal”. No dia 4 do mês de abril, o Dr. Ismael Pinheiro Júnior falou sobre “A medicina tradicional chinesa: conceitos modernos sobre o sistema energético humano” e posteriormente, dia 11, o convidado foi o sociólogo, especialista em core energética, em dinâmica energética do psiquismo e constelação familiar, que abordou o tema “Terapia Corporal”. Nesta ocasião, realizou-se um trabalho de liberação energética através do corpo. Em maio discutiu-se Jung com Larissa Siqueira.

Para saber os temas, datas e horário das próximas aulas abertas do projeto Corpomente, Música e Princípios da Musicoterapia, basta seguir o Instagram @emacufg da Escola ou acessar nosso site www.emac.ufg.br

 

Fonte: Núcleo de Comunicação

Categorias: notícias