Curso de graduação em musicoterapia da EMAC comemora 20 anos-fig01

Curso de graduação em musicoterapia da EMAC comemora 20 anos

Em 10/05/19 11:48.

P
rofessoras da área de musicoterapia apresentam marca comemorativa que celebra os 20 anos de existência do curso

Texto e Foto: Fabrícia Vilarinho

O curso de graduação em musicoterapia da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG completa vinte anos de existência em 2019. Iniciando as comemorações que preveem atrações inseridas no Festival Internacional de Música da EMAC, a ser realizado de 13 a 19 de outubro, foi lançada na última reunião do Conselho Diretor da Escola, dia 6 de maio, a marca criada especialmente para celebrar duas décadas da graduação em musicoterapia na UFG.

Curso de graduação em musicoterapia da EMAC comemora 20 anos-fig01
A professora Fernanda Valentin, que assumiu a coordenação do curso de musicoterapia em janeiro deste ano, comemora as conquistas de sua área de atuação na universidade: “O curso de graduação em musicoterapia da UFG recebeu nota cinco, conceito máximo do Ministério da Educação (MEC), comprovando que oferecemos aos alunos uma boa infraestrutura e corpo docente especializado”.

Curso de graduação em musicoterapia da EMAC comemora 20 anos-fig02

No atual contexto político, que ameaça a educação superior com corte de verbas, é fundamental celebrar as realizações desses vinte anos de história do curso na UFG: “Queríamos uma marca que lembrasse a união, o trabalho conjunto, pois o curso de musicoterapia é resultado da coletividade. Os numerais no desenho faz alusão a pessoas em ação de cooperação, e as notas musicais indicam a centralidade da música na formação e atuação do musicoterapeuta”, explica a coordenadora Fernanda.

Curso de graduação em musicoterapia da EMAC comemora 20 anos-fig03

O curso da EMAC/UFG detém o pioneirismo de ser o primeiro da área oferecido por uma universidade pública federal no Brasil. Anteriormente, de acordo com um estudo realizado pela professora Cláudia Zanini, a área de musicoterapia era contemplada apenas por meio de pós-graduações, sendo a primeira turma em Goiás oferecida em 1995. Em 1998, uma comissão presidida pela professora Leomara Craveiro de Sá elaborou um projeto para implantação da graduação em musicoterapia na UFG. O projeto foi aprovado em todas as instâncias da instituição, iniciando em 1999 a primeira turma do curso na EMAC/UFG.

Atualmente, a área de musicoterapia conta com três laboratórios que, além de promoverem conteúdo prático aos alunos do curso, produzem pesquisas e atendem a comunidade de forma gratuita em diversas ações musicoterapêuticas voltadas para a promoção da saúde.

Curso de graduação em musicoterapia da EMAC comemora 20 anos-fig04

A maioria das disciplinas da graduação em musicoterapia da UFG são oferecidas pela EMAC, já que a a área de música é basilar na estrutura curricular do curso. Como a formação do acadêmico em musicoterapia é interdisciplinar, outras unidades como a Faculdade de Medicina, Faculdade de Enfermagem, Instituto de Ciências Biológicas, Faculdade de Educação e Faculdade de Educação Física e Dança, também oferecem disciplinas que integram a vivência acadêmica do estudante de musicoterapia.

Curso de graduação em musicoterapia da EMAC comemora 20 anos-fig05

Na reunião do Conselho Diretor da EMAC, as professoras Cláudia Zanini, Tereza Raquel Alcântara, Eliamar Fleury, Sandra Rocha e Fernanda Valentin apresentaram aos conselheiros uma proposta de ingresso do curso de musicoterapia no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do MEC. Com a proposta, aprovada por unanimidade no Conselho, não é mais obrigatório aos candidatos de musicoterapia a realização da prova de verificação de habilidades e conhecimentos específicos (VHCE). O próximo passo para a inclusão da musicoterapia no Sisu será o encaminhamento da resolução do Conselho Deliberativo da EMAC aos departamentos responsáveis da UFG que informarão ao MEC, sendo possível a disponibilização do curso no Sisu.

A proposta de inserção da musicoterapia no Sisu segue a experiência de outros cursos da UFG que retiraram o VHCE como exigência aos ingressantes, como foi realizado com os cursos de teatro e arquitetura e urbanismo, por exemplo. Contudo, apesar de não ter mais a exigência de conhecimento musical para ingressar na graduação em musicoterapia, é sugerido ao candidato ter familiaridade com a linguagem musical.

Fonte: Núcleo de Comunicação

Categorias: notícias