Abertura FOGO-fig-02

Diretor da EMAC participa da abertura do Festival de Ópera de Goiânia - FOGO

Em 17/05/19 16:35.

Lançamento ocorreu segunda-feira, dia 13 de maio, no Salão Nobre do Paço Municipal de Goiânia

Texto: Fabrícia Vilarinho- EMAC
Foto: Leonardo Eloi - Proec/UFG

A cerimônia de abertura do Festival de Ópera de Goiânia (FOGO) ocorreu na última segunda-feira, 13 de maio, no Salão Nobre do Paço Municipal de Goiânia. O festival é uma realização da UFG, por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC), juntamente com a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e Orquestra Sinfônica de Goiânia (OSGO).

Abertura FOGO-fig-01

No evento estiveram presentes o prefeito da capital, Íris Rezende, o secretário Municipal de Cultura (Secult), Kleber Adorno, o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, a vice-reitora, Sandramara Matias Chaves, a pró-reitora de Extensão e Cultura (PROEC) da UFG, Lucilene de Sousa, a pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura (PROEC), Flávia Cruvinel, e o diretor da Escola de Música e Artes (EMAC) da UFG, Eduardo Meirinhos.

Abertura FOGO-fig-02

Para Eduardo Meirinhos, a participação de professores, alunos e pianistas da EMAC em atuação conjunta com a Secult na realização de espetáculos operísticos na capital tem expressiva tradição: “Desta já a tempos iniciada parceria, recordo-me do Goiânia Ópera I e Goiânia Ópera II, e que agora desemboca neste que, certamente será grandioso, Festival de Ópera de Goiânia, FOGO”.

Abertura FOGO-fig-03

O diretor acrescenta que a EMAC está imbuída da efervescência típica dos que querem realizar, e neste espírito convida todos a acender a verve artística e ascender neste patrimônio de Arte e Cultura: “Temos aqui um segundo sentido para a expressão ‘fogo amigo’. Este é um fogo amigo, é um festival entre amigos, regido por amigos e realizado para Goiânia. Num sentido completamente oposto ao de Nero, vamos botar FOGO na cidade”.

A Ópera encenada: Cavalleria Rusticana, primeiro espetáculo do FOGO, estreia dia 17 de maio, sexta-feira, às 20h, no Teatro Basileu França. O valor do ingresso, com preço único promocional, é 10 reais. No total serão apresentadas quatro títulos, duas óperas encenadas e duas em forma de concerto, sendo que o festival se estende até 3 de julho. Confira a programação completa:

Festival de Ópera de Goiânia 2019

17 e 18 de maio

ÓPERA ENCENADA: CAVALLERIA RUSTICANA – PIETRO MASCAGNI

Coro Sinfônico Jovem de Goiás e Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás

Solistas: Poliana Alves (Santuzza), Hélenes Lopes (Turiddu), Patrícia Mello (Lola), Jadson Alvares (Alfio) e Sara Veras (Mama Lucia)

Regente: Eliel Ferreira

Produção: Itego em Artes Basileu França / OSJG

Local e horário: Teatro Basileu França, às 20 horas.

Endereço: Av. Universitária, 1.750, Setor Universitário. Telefone: 3988-8954.

Ingressos: 10 reais (preço único promocional)

29, 31 de maio e 1 de junho

ÓPERA ENCENADA: AMAHL E OS VISITANTES DA NOITE – GIAN CARLO MENOTTI

Coro de Câmara da EMAC/UFG e Orquestra Jovem Joaquim Jayme

Solistas: Joyce Pereira (Amahl), Jayana Paiva (Mother), Natan Milhomen (Mago), Gustavo Weiss (Mago), João Pedro Coelho (Mago) e Ítalo Souza (Pajem)

Regente: Angelo Dias

Produção: Escola de Música e Artes Cênicas da UFG

Local e horário: Dia 29 de maio – Teatro da EMAC/UFG, às 9h50.

Dias 31 de maio e 01 de junho – Teatro Basileu França, às 20h.

Endereço: Av. Universitária, 1.750, Setor Universitário. Telefone: 3988-8954.

Ingressos: 10 reais (preço único promocional)

16 de junho

ÓPERA EM CONCERTO: IL PAGLIACCI – RUGGERO LEONCAVALLO

Coro e Orquestra Sinfônica de Goiânia