1ª Congregação da EMAC-2019-002

Estudantes e servidores se reúnem na 1ª Congregação da Escola de Música e Artes Cênicas

Em 24/05/19 10:33.

A 1ª Congregação da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG aconteceu na útlima segunda-feira, 20 de maio, às 14h, no Teatro Belkiss S. Carneiro de Mendonça, com a presença dos estudantes, servidores técnicos e docentes da unidade. Convocada pelo diretor, professor Eduardo Meirinhos, a partir de uma solicitação do Diretório Acadêmico da EMAC, a Congregação teve como objetivo discutir o cenário político da educação no país e seus impactos às universidades públicas, em especial a UFG. Na pauta estava o corte orçamentário de 30% para as IFES, anunciado pelo governo.

1ª Congregação da EMAC-2019-001

Compondo a mesa diretiva estavam o diretor da EMAC, professor Eduardo Meirinhos, o vice-diretor, professor Alexandre Nunes, a ex-diretora, professora Ana Guiomar Rêgo Souza, representando os docentes, o professor Newton Armani, representando os servidores técnico-administrativos, Ronaldo Caetano e o representante estudantil, Danilo Medeiros. Cada um dos componentes da mesa teve um momento de fala, no qual manifestaram preocupação com a realidade imposta à universidade pública frente ao corte de 30% em suas verbas. O diretor citou as projeções da Pró-reitoria de Administração e Finanças da UFG, afirmando que, efetivado o corte, a universidade não conseguirá se manter em funcionamento a partir do início do mês de setembro. Ele explicou sobre quais tipos de despesas o corte atinge e chamou a atenção para o fato de que muita informação distorcida tem sido difundida na tentativa de descredibilizar a universidade pública.
Nas falas que se seguiram foi enfatizada a importância da educação, em todos os níveis, e a presença da pesquisa e extensão universitárias no desenvolvimento do país. Foi ressaltado o crescimento e fortalecimento da universidade nos últimos anos e relembrados outros momentos de crise pelos quais a instituição passou. O representante dos estudantes, Danilo Medeiros, relacionou a ameaça de cortes na educação com a expectativa de aprovação da reforma da previdência pelo governo, que segundo ele, está usando a educação como moeda de troca no jogo político. Foi consenso entre os integrantes da mesa a necessidade da comunidade acadêmica se unir em prol da divulgação das ações desenvolvidas pela universidade.

1ª Congregação da EMAC-2019-002

Na palavra aberta aos membros da comunidade interna presentes, foram reafirmados os pontos apresentados pela mesa e reforçada a importância da união entre os diversos cursos da EMAC, bem como uma maior integração com os demais cursos da UFG. A maioria dos estudantes que se manifestaram demonstraram um descontentamento com a ausência da maioria dos alunos nesses momentos de debate e articulação política.
Professores relataram casos de extrema vulnerabilidade de alunos da EMAC, cuja permanência na instituição estará ameaçada caso a UFG não consiga manter o pagamento de bolsas e auxílios. Ressaltaram ainda a importância da participação ativa nos fóruns e assembleias de discussão já existentes no estado, que carecem de representação das diversas áreas.

1ª Congregação da EMAC-2019-003

O professor Newton Armani, reconhecendo a importância de discussões prévias e alinhamento das estratégias de comunicação, conclamou os presentes a não se limitarem pela baixa adesão das pessoas às ações propostas. Segundo ele, é preferível a execução de várias ações pequenas do que a lentidão causada pela tentativa constante de articular um número muito grande de pessoas ao mesmo tempo. Ele sugere que cada indivíduo que se sinta impelido a realizar uma ação, seja uma aula aberta, uma apresentação artística, panfletagem etc., a realize, independente de estar amparado por um movimento maior de articulação.

1ª Congregação da EMAC-2019-004

Encerrando a reunião, o diretor parabenizou os estudantes pela iniciativa de realizar este encontro e frisou a importância de uma mobilização inteligente, considerando os frequentes ataques orquestrados à imagem da universidade pública, em que ações são descontextualizadas e apresentadas à sociedade como uma redução grotesca do cotidiano acadêmico. O diretor ainda enfatizou as ações de comunicação que estão sendo implantadas na sua gestão e que deverão acontecer de forma contínua e direcionadas, nesse momento, principalmente ao público externo à UFG.
A universidade pública cumpre um papel fundamental na sociedade e atua em diversas frentes levando tecnologia, inovação e cultura. É do interesse de todos que ela se mantenha forte, atuante e continue realizando ensino, pesquisa e extensão com a excelência que lhe é própria, sem julgamentos de valor entre as mais diversas áreas do conhecimento. A Escola de Música e Artes Cênicas da UFG reconhece seu forte papel social e atua em defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade.

1ª Congregação da EMAC-2019-005

1ª Congregação da EMAC-2019-006