nhanhá do couto 74 homenagem

74ª Homenagem à Nhanhá do Couto, 20 agosto, às 19h30, no YouTube Canal EMAC UFG

Em 11/08/20 20:27.

Evento é realizado anualmente na data de aniversário de Maria Angélica da Costa Brandão, Nhanhá do Couto

banner_3000x1042px nhanhá do couto 74 homenagem

Dando continuidade à tradição que teve início na Cidade de Goiás, no dia 20 de agosto comemora-se o aniversário natalício de Maria Angélica da Costa Brandão, D. Nhanhá do Couto, uma das pioneiras do ensino fundamental, musical e artístico do Estado de Goiás.

Nascida em uma família de músicos, recebeu as primeiras orientações musicais de seu pai, Maestro Francisco Vicente Costa, que transformou-a em excelente pianista. Casou-se mais tarde e acompanhando o esposo, o goiano Manoel Luiz do Couto Brandão, vieram morar na capital de Goiás.

Com apenas 20 anos iniciou seus trabalhos na cidade de Goiás: os serões musicais, a orquestra para sonorização do cinema Luso-brasileiro, o Clube Feminino “Caravana Smart”, os concertos beneficentes e montagens de peças teatrais.

O ensino foi uma de suas missões mais representativas: alfabetizou adultos e crianças, educou vozes, criou grupos orfeônicos, formou pianistas. De 1924 a 1934 fundou e dirigiu escolas no interior goiano.

Tradicionalmente, na Cidade de Goiás, alunos, amigos e família reuniam-se em saraus para comemorar seu aniversário. Após sua morte em 1945, no ano seguinte, por iniciativa do professor Joaquim de Carvalho Ferreira e em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados por ela ao progresso cultural do Estado, essas homenagens continuaram a acontecer ininterruptamente, chegando hoje à 74ª edição.

Mantenedora desta tradição, a Escola de Música e Artes Cênicas da UFG é hoje a responsável pela continuidade da realização desse evento, contando com o apoio institucional do Centro Cultural UFG, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e da Reitoria da UFG.

O evento é organizado pela professora e coordenadora no núcleo de piano da EMAC, Consuelo Quireze, sendo realizado em 2020 em modo online. Confira a programação abaixo e ACESSE AQUI o link de transmissão do evento.

emkt_programacao nhanhá do coutro 74 homenagem consuelo quireze

Fonte: Profa. Consuelo Quireze