noticia1301063369_ORIG.jpg

Espacialização Sonora e Visual sobre a Água

Em 25/03/11 08:28.
Paisagens e Percepções Sonoras. Dia 26 de março, às 20h no Centro Cultural UFG (Praça Universitária). Entrada Gratuita. Informações http://conexaosamambaia.wordpress.com/

Espacialização Sonora e Visual sobre a Água

Os compositores chilenos de música eletroacústica, Renata Anaya e Daniel Jeffs, se integram ao premiado professor da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, Paulo Guicheney e à artista visual e bailarina Viviane Domingues, para apresentação única no sábado, dia 26 de março às 20h, no Centro Cultural da UFG.

Resultado do encontro “Paisagens e Percepções Sonoras”, terceira etapa do programa internacional de residências trans-estéticas e intercâmbios culturais - Conexão Samambaia, a apresentação aposta na sutileza e intensidade do elemento água para aguçar os sentidos e a percepção.

O conceito de paisagem sonora, híbrido em sua concepção, investe no trânsito entre a imagem e o som para pensar as relações entre arte e ambiente. A fluidez e a leveza proporcionadas pela ocupação de espaços aquáticos facilitam o reconhecimento dos estímulos vibracionais no corpo e permite experimentar novas qualidades de percussão e contato corporal.

A pesquisa realizada durante o encontro contou com a colaboração de um coletivo de vinte artistas locais, entre performers, atores, bailarinos, músicos e artistas visuais que desenvolveram ações submersas desde a chegada dos convidados, no dia 18 deste mês, para captar movimentos e ressonâncias do corpo na água.

Após o tratamento e edição dessa pequena midiateca audiovisual , o roteiro preparado para a performance no Centro Cultural prevê o manuseio de sintetizadores e softwares interativos para a realização de composições em tempo real. Ou seja, arquivos captados e processados ao longo da residência serviram de base para improvisações dialógicas e intervenções presenciais.

Com percursos musicais diversos, Daniel Jeffs e Renata Anaya fazem parte da Comunidade Eletroacústica do Chile, coletivo de compositores eletrônicos, experimentais e principalmente eletroacústicos que organizam o Festival Internacional Aimaako. Renata estudou improvisação na Escola de Música de Barcelona e possui formação no Conservatório Nacional de Pantin, em Paris. Daniel é um dos criadores do importante selo chileno de distribuição de músicas gratuitamente pela internet, Pueblo Nuevo.

Convidados pelo projeto propuseram então criar em conjunto com Paulo Guicheney, uma experiência sonora guiada pela espontaneidade e beleza da musica eletroacústica, eletrônica e vocal, que juntas, ao vivo, serão espacializadas através de um sistema múltiplo de autofalantes integrados a vídeo instalação de forma inusitada e refrescante.

Também convidada, Viviane Domingues, vive atualmente em Alto Paraíso, Chapada dos Veadeiros, região conhecida como o berço das águas em Goiás, onde o Cerrado ainda se encontra preservado e o dia a dia em contato com cachoeiras, rios e jardins típicos do bioma possibilitam uma reflexão consciente da relação corpo e natureza.

“Pensar no fluxo da água pelo planeta é também sentir a circulação sanguínea pulsar nas veias do seu corpo. Perceber que todo sangue deságua no coração”. Explica sobre a pertinência e sua empatia estética com a abordagem temática do encontro.

Sobre a construção de visualidades nesse processo criativo em cooperação, adianta a utilização do estímulo imagético da “águapé”, uma planta flutuante, aquática capaz de purificar a água pelas suas raízes e armazenar a água pura em seus bulbos, e ainda nos presentear com uma linda floração. Nesse caso a imagem funciona como uma orientação para construir e habitar o Corpo d’água, com o qual desenvolvemos a movimentação e produção rítmica dentro da água para captação visual com a câmera submersa.

Sob coordenação dos professores Kleber Damaso e Natássia García, a extensão universitária em suas edições anteriores recebeu e promoveu o encontro entre a artista japonesa Aki Katai e a professora de história da arte da PUC-GO, Fabíola Morais. Em um segundo momento, entre a coreógrafa espanhola Ana Continente e a coordenadora do curso de audiovisual da UEG, Geórgia Cynara. E terá em sua quarta e última etapa a presença da bailarina Letícia Ramos, da performer e pesquisadora Amanda Paixão e do artista visual Juliano Moraes.

“Conexão Samambaia” é uma realização da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e conta com o apoio cultural da Pró Reitoria de Cultura e Extensão, do Centro Cultural UFG e do Curso de Dança da Faculdade de Educação Física.

Serviço: Paisagens e Percepções Sonoras.
Dia 26 de março, às 20h no Centro Cultural UFG (Praça Universitária).
Entrada Gratuita. Informações http://conexaosamambaia.wordpress.com/

Fonte: Prof. Kleber Damaso