Segundo_.jpg

Novos coreógrafos estreiam em Goiânia obra premiada pela Funarte

Local de Realização: Teatro Sesi
Data de Realização: 05/10/2013 - 06/10/2013

Herdeiros da Quasar Cia de Dança, os intérpretes-criadores Gabriel Côrtes e Tainara Carareto, apresentam um novo tipo de criação e exploram uma temática permeada pela beleza e complexidade: o espetáculo Segundo.

Este fala sobre a multifacetada mulher contemporânea, a mulher moderna, a mulher múltipla, a mulher e seus diversos papéis, a mulher em uma sociedade que presta homenagens, mas nem sempre a respeita. A mulher e suas diversas formas de existir e de se sentir.

A estreia do espetáculo em Goiânia será nos dias 05 e 06 de outubro, com a obra sendo interpretada pelos bailarinos-coreógrafos Gabriel Côrtes e Tainara Carareto. As apresentações serão no Teatro Sesi. O projeto de criação e estreia conta com recursos do Governo Federal, por meio do Prêmio Funarte de Dança Klaus Vianna 2012.

Criação coletiva
Segundo é um espetáculo de dança construído a partir de um processo colaborativo e multidisciplinar chamado Projeto (entre)linhas. Ao todo, treze universitários, de nove cursos diferentes (Audiovisual, Dança, Design Gráfico, Design de Moda, Música, Publicidade e Propaganda, Artes Cênicas, Direção de Arte e Psicologia), das Universidades Estadual e Federal de Goiás, puderam viver a criação e produção de um espetáculo cênico profissional. Durante cinco meses, os estudantes se reuniram, com o intuito de explorar e construir quem ou o que é a mulher contemporânea abordada na obra. Além disso, a equipe multidisciplinar também criou e produziu os elementos que compõem a cena propriamente dita.

A trilha sonora conta com composições de dois estudantes de Música, Gabriel Araújo e Luiz Gonçalves, e colaboração de Rui Bordalo, universitário do curso de Direção de Arte. O figurino é de Amanda Marques, aluna de Design de Moda da UFG. O material de divulgação foi elaborado por Shay Reis, estudante de Design Gráfico. A parte audiovisual do espetáculo, que é permeado por projeções e interferências, foi elaborada e executada pelos estudantes de Audiovisual, Kássia Oliveira e Paullo Fernando, com a colaboração da estudante de Psicologia Lucienne Almeida e Rui Bordalo, do curso de Direção de Arte.

De acordo com Tainara Carareto, esta é a primeira vez que um grupo de estudantes é convidado a criar um espetáculo cênico profissional. Como bailarina e idealizadora deste trabalho, ela comenta: “O trabalho se tornou um projeto de extensão da UFG e, com isso, ganhou ares de pesquisa acadêmica. Mas a troca de ideias e informações é o grande lance. É uma forma deles se expressarem fora do meio acadêmico. Deixar a teoria e partir para a prática. Ter contato com pessoas de áreas diferentes". Outro propósito foi o de Exposição e documentário metalinguístico.

Junto à estreia do espetáculo Segundo, serão expostos no foyer do teatro fotografias e trabalhos criados pelos universitários a partir das discussões e laboratórios realizados durante os encontros da Equipe (entre)linhas e, claro, da mulher fake (Helena). “Acredito que a exposição diz muito sobre o que é o projeto. São as linhas que, entrelaçadas, constituíram o espetáculo”, diz Gabriel Côrtes.

Além disto, após a estreia, um vídeo será disponibilizado na internet para download gratuito. O documentário também falará sobre o processo de criação da obra e sobre o trabalho realizado durante o Projeto (entre)linhas. A gravação é um registro de todas as etapas. “Tornar visível o processo criativo, considerando que ele é tão importante quanto o produto final, é isso que queremos multiplicar na rede”, diz o artista.

SERVIÇO:
Evento: ESTREIA NACIONAL – espetáculo de dança contemporânea
Nome do espetáculo: Segundo
Data da estreia: 05 e 06 de outubro de 2013 (sábado e domingo)
Local de estreia: Teatro Sesi
End.: Av. João Leite, nº 1013, Setor Santa Genoveva – ao lado do Clube Ferreira Pacheco
Horário: Sábado – 21 h / Domingo – 20 h
Valor do ingresso: R$ 20,00 a inteira / R$ 10,00 a meia entrada.
Promoção: 50% de desconto sobre o valor da inteira, na compra antecipada do ingresso.

Fonte: http://www.ufg.br/page.php?evento=10368

Fonte: Ascom UFG