Concertos na Cidade - Temporada 2015

Concertos na Cidade-05-2015Jitka Hosprová, viola & Cristina Carvalho, harpa

20 de Maio às 20h30m
Auditório do SESC Cidadania

Clique na imagem para ampliar e aqui para maiores detalhes

A série Concertos na Cidade apresenta, no próximo dia 20 de maio, às 20h30min, no Auditório do SESC Cidadania (Goiânia), com entrada franca, o duo de e viola e harpa formado por Jitka Hosprová (República Tcheca) e Cristina Carvalho (Brasil). Compareçam!

A brasileira Cristina Carvalho foi aluna da Escola de Música de Brasília, onde estudou harpa com a professora Silvia Passaroto. Prosseguiu seus estudos de harpa com a professora Acácia Brazil, no Rio de Janeiro. Também fez cursos com Susan McDonald, Linda Wood e Mário Falcão. Atualmente é 1ª harpista da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, onde já atua desde 1989 e professora de harpa da Escola de Música de Brasília. Tem atuado em várias orquestras brasileiras, como a Orquestra Sinfônica do Recife e a Orquestra Sinfônica Estadual de São Paulo. Integrou a New World Symphony em excursão à América Latina (1994), e também já atuou como harpista convidada em encerramento de turnê da OSESP pelas capitais brasileiras (2004). Já tocou sob a regência de Eleazar de Carvalho, Ira Levin, Roberto Minczuk e John Neschling, entre outros.

A tcheca Jitka Hosprová é violista internacionalmente conhecida, e começou a tocar viola aos sete anos de idade. Foi aluna de Jan Motlik e formou-se pela Academia de Artes de Praga, onde estudou com Jan Peruska. Em sua formação, também colaborou com o legendário violista italiano Luigi Alberto Biancchi. A instrumentista tocou com vários conjuntos importantes como a Orquestra da Rádio de Viena, a Filarmônica da Bélgica, a Chile Camerata, a Orquestra Sinfônica de Praga e a Filarmônica Tcheca. Como instrumentista de música de câmara, Hosprová colabora com os principais quartetos de corda tchecos, como o Wihan's Quartet, Stamic's Quartet e o Ensemble Martinů. É membro do Bennewitz Quartet desde 1998, e já tocou com o Quarteto Alban Berg e o Quarteto Smetana. Também é parte do trio Bohemia Luxemburg, junto com a harpista K. Englichová e o flautista C. Janse, de Luxemburgo.

Fonte: Ana Flávia Frazão e Gyovana Carneiro