Trompetes do mundo3

Trompetes do mundo

On 05/18/17 07:36 .

Trompetes do mundo2Trompetes do mundo1

Ele é o mais conhecido dos instrumentos de sopro. Foi encontrado na tumba do Faraó Tutancamom, derrubou muralhas em Jericó, na idade média anunciava a chegada dos reis, nos quarteis, com um breve e potente toque, comandam um batalhão, no sábado à noite anuncia a entrada de milhares de noivas em todo mundo. Nomes como Louis Armstrong, Wynton Marsalis e até a cantora Alcione, são ícones desse versátil instrumento. Estamos falando sobre o Trompete. Na banda, é responsavel pelas notas mais agudas dos metais e, frequentemente, pela melodia. Um instrumento que pode tocar extremamente forte e delicadamente suave, pode estar presentes em quase todas as formações instrumentais, do barroco ao contemporâneo e da música de concerto ao jazz e MPB.

Um instrumento tão popular reune anualmente na Conferência da International Trumpet Guild, nos Estados Unidos, milhares de trompetistas de todos os cantos do mundo em cinco dias para compartilhar conhecimentos, experiências e fazer muita música. Professores das mais importantes instituições de ensino do mundo, os solistas mais famosos e estudantes de todo o mundo estarão presentes nessa 42ª edição do evento. O Brasil estará representado pelo grupo goiano Trompetes do Cerrado.

O Trompetes do Cerrado é um projeto de extensão da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Reúne alunos, ex-alunos, da graduação e da pós-graduação, e trompetistas da comunidade para a prática da performance. É um dos produtos do Laboratório de Pedagogia e Performance dos Instrumentos de Metal. O grupo já se apresentou em vários municípios da região metropolitana de Goiânia, em Uberlândia, Brasília e Vitória, nos encontros da Associação Brasileira de Trompetes. O sucesso da apresentação no ITG 2015 resultou no convite para a abertura do primeiro concerto do evento, no dia 30 de maio, 20:00, na cidade de Hershey, Pensilvânia, EUA, com expectativa de duas mil pessoas presentes à apresentação e milhares assistindo pela internet.

O grupo é coordenado pelo Prof. Dr. Antonio Cardoso, professor de trompete da EMAC/UFG. O professor Tonico foi, por vinte anos, trompetista da Orquestra Filarmônica do ES e professor da Faculdade de Música do ES. Mestre e Doutor em Performance sob orientação do Prof. Dr. Nailson Simões (UNIRIO). Realiza intensa atividade como recitalista em todo o Brasil, nos EUA e em Portugal.

O curso de Trompete, em seu oitavo ano na UFG, conta com as modalidades Bacharelado e Licenciatura, atendendo a uma demanda pela formação de professores de trompete para o ensino básico e ḿedio. A pós-graduação desenvolve pesquisas na área do ensino-aprendizagem dos instrumentos de metal e da performance, com orientandos locais e de outros estados.

O time que embarca no próximo dia 27 é formado pelos alunos Wellington Santana, Prof. Tarcísio Santos (SEDUCE) e Sub Tenente Bombeiro Ricardo Dias. Pelos ex-alunos Prof. Alessandro da Costa (IFG), Prof. Gerson Amaral (CPMG Hugo de Carvalho Ramos), Sgt Bombeiro Militar Felipe Araújo e dois convidados capixabas: Prof. Marcelo Madureira (FAMES) e Paulo Rosa (Orquestra Pop & Jazz). Na bagagem, muitos ensaios e a satisfação de representar nossa cidade, nosso estado e nosso Brasil.

Source: Prof. Tonico

Categories: Notícias