Weby shortcut
Youtubeplay

Sobre o Curso - Direção de Arte

Atualizado em 06/09/17 12:52.

 

O curso de Direção de Arte começou a funcionar em agosto de 2010. Localizado na área de conhecimento das Artes da CEna, ele estabelece importantes relações interdisciplinares com outras áreas do conhecimento, como as artes visuais, o audiovisual e as ciências humanas.


O curso engloba conhecimentos diversos no que se refere à cenografia, iluminação, figurino, maquiagem, fotografia, sonoplastia, máscaras e formas animadas. Seu foco está situado nos aspectos da composição plástico-visual da cena, com aplicações em teatro, dança, performance e audiovisual.

 

a) Perfil do curso

O curso Direção de Arte, da Universidade Federal de Goiás, visa formar profissionais voltados para a investigação do contexto da direção de arte em sua complexidade, no campo interdisciplinar das artes da cena e das artes visuais, nos âmbitos da reflexão e prática artística, de modo a favorecer o desenvolvimento de concepções que correspondam aos desafios desta arte na contemporaneidade

 

b) Perfil do egresso

O egresso do Curso de Direção de Arte – Bacharelado será chamado de Diretor de Arte, atividade cadastrada sob o número 2623-30 da Classificação Brasileira de Ocupações, sendo um profissional capaz de atuar na concepção e execução das visualidades cênicas, a saber: cenografia, iluminação, projeções e efeitos, figurinos e adereços, maquiagem, cabelos e postiços. Logo, trata-se de um profissional de característica transdisciplinar, com conhecimentos que integram as artes da cena ao estudo das linguagens visuais, de teoria e história das artes, bem como de poéticas, técnicas e tecnologias relativas a seu campo de atuação.

 

Áreas de Conhecimento:

 

Artes

Teatro

Cenografia

Audiovisual

Modalidade: Presencial

Grau acadêmico: Bacharelado

Título a ser conferido: Bacharel em Direção de Arte

Curso: Direção de Arte

Habilitação: Não há habilitações

Carga Horária do Curso: 2.696 horas (duas mil seiscentos e noventa e seis horas)

Unidade responsável pelo curso: Escola de Música e Artes Cênicas

Turno de Funcionamento: Predominantemente vespertino

Funcionamento do curso (para EAD): Não se aplica

Número de Vagas: 30 (trinta)

Duração do curso em semestres: mínima de 08 e máxima de 12 semestres

Forma de ingresso no Curso: Processo Seletivo (SiSU); Transferência de Curso; Transferência de Unidade; Transferência de Universidade; Portador de Diploma. Para maiores informações sobre formas de ingresso acesse www.cga.ufg.br

 

Matriz Curricular

Sugestão de fluxo

Ementas das disciplinas

Quadro de equivalências

Listar Todas Voltar