Weby shortcut
instagram
Youtubeplay

Linhas de Pesquisa da EMAC

Updated at 03/21/19 11:13 .
 
MÚSICA, CRIAÇÃO E EXPRESSÃO abarca pesquisas sobre processos de criação musical, performance musical, compoisção e outras interfaces da música com processos de criação e expressão.  Detalhamento: nesta linha atuam pesquisadores instrumentistas, cantores, regentes ou compositores que desenvolvam trabalhos que necessariamente envolvam performance.
 
MÚSICA, EDUCAÇÃO E SAÚDE abarca pesquisas sobre musicoterapia, processos educacionais em música, psicologia da música e outras interfaces da música com educação e saúde.  Detalhamento: nesta linha atuam pesquisadores que desenvolvam trabalhos teóricos sobre musicoterapia, educação musical, pedagogia da performance, psicologia da performance, psicologia da música, processos de criação e cognição musical ligados à psicologia e à neurociência e estudos do funcionamento do corpo na atividade do músico.
 
MÚSICA, CULTURA E SOCIEDADE abarca pesquisas sobre abordagens históricas, culturais, filosóficas, sociais e antropológicas em música, musicologia, processos de significação musical e a inter-relação da música com áreas afins. Detalhamento: nesta linha atuam pesquisadores que desenvolvam trabalhos teóricos cujo centro da questão de pesquisa seja música, porém com abordagens diversas em conexão com outras subáreas da música ou mesmo outras disciplinas do conhecimento relacionadas com história, cultura e sociedade.
 
ESTÉTICAS E POÉTICAS DAS ARTES DA CENA abriga investigações relacionadas a experimentações capazes de proporcionar melhor e maior compreensão acerca da linguagem cênica, enquanto forma de conhecimento e fenômeno cultural, bem como suas repercussões, na interação que estabelecem entre alteridades. Abriga também pesquisas voltadas ao estudo de formas, elementos, procedimentos, estéticas e sistemas de análise dos fenômenos espetaculares, em perspectivas abertas que visem descortinar novos olhares acerca dos processos criativos no campo da cena. Permite abordagens relacionadas aos diversos elementos e perspectivas contemporâneas das Artes da Cena, em termos de encenação, arquitetura cênica, dramaturgias, corporeidades, visualidades, sonoridades, espacialidades, incluindo trânsitos multimidiáticos.

ESTUDOS TRANSVERSAIS EM TEATRO, DANÇA E DIREÇÃO DE ARTE a esta linha competem investigações que relacionem de forma interdependente o conhecimento em Artes da Cena com outras áreas do conhecimento que lhe são intrínsecas e colaboram para ampliar a compreensão da/sobre as singularidades da cena. Abriga investigações cujo recorte não se define por campo temático, mas como perspectiva de abordagem, especificada no modo como percorre, enfoca e analisa paradigmas teóricos-metodológicos das Artes da Cena em conexão com outros saberes que lhes são intrínsecos. Permite o desenvolvimento de estudos em trânsito relacionados à ampliação do conhecimento no campo das Artes da Cena, conforme suas múltiplas manifestações, formas e possibilidades de abordagem. Esta linha de pesquisa ampara estudos cênicos sobre processos arte-educativos, filosóficos, hibridizações artísticas, análises e conexões simbólicas, tensões e correlações entre política, ética e estética. Tangencia estudos do fenômeno cênico que se situam fora do contexto tradicionalmente considerado como cênico, tendo em vista as transformações contemporâneas que o vêm afetando.