Concertos UFG - 01 de setembro de 2018

Bernhard Lörcher, violoncelo

Ana Flávia Frazão, piano

Bernhard Lörcher

Nasceu em Freiburg, Alemanha. Desde muito jovem, participou de importantes turnês com a "Bundesjugendorchester" por diferentes países da Europa. Vencedor do Concurso Nacional para Juventude na Alemanha (1994) e Concurso Mendelssohn em Berlim (1996). Foi aluno do Professor Martin Ostertag na Escola Superior de Música de Karlsruhe , onde se formou com nota máxima. Posteriormente, concluiu sua formação em música de câmara na Escola Superior de Música de Viena com o Quarteto Alban Berg. Apresenta-se como solista e camerista em vários festivais como o Ludwigsburger Schlossfestspiele; Händel Festspiele; Schleswig-Holstein Musik Festival (Alemanha) ; Festivais na França (Aux -en-Provence), Suiça (Luzern Festival e Sommets Musicaux Gstaadt), Itália, Espanha, China e no Brasil (FEMUSC em Santa Catarina e NEOJIBA em Salvador). Realizou várias gravações para a Rádio Rundfunk na Alemanha e CDS com obras de Ligeti, Popper e toda a obra de câmera de Tanejev pelos selos CPO, Hänssler Classik e SWR Studios. Desde 1999 é o primeiro violoncelista da Orquestra Filarmônica de Stuttgart.

Ana Flávia Frazão

Sua interpretação possui uma mágica secreta”. Desta forma manifestou-se o jornal BNN da Alemanha em relação a pianista brasileira. Ana Flávia iniciou seus estudos com a Professora Ivana Carneiro, em Goiânia e foi aluna da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, classe da professora Consuelo Quireze, além de ter tido, durante muitos anos, a colaboração do pianista Luiz Medalha. Prosseguiu sua trajetória musical na Alemanha onde permaneceu de 1994 a 2002. Foi aluna da Escola Superior de Música de Karlsruhe onde obteve, com nota máxima, o Konzertexamen na categoria Piano-Música de Câmera. Neste período teve as orientações dos professores Werner Genuit e Michael Uhde. Em 2001 obteve o 1º lugar na “Série de Concertos da Sala Barroca” em Kyoto – Japão com o Trio Augarten. Tem realizado concertos na Europa, Japão, Estados Unidos, Argentina e em várias cidades brasileiras sempre com grande êxito de público e crítica. Realizou diversas gravações para as rádios alemãs e em 2004 lançou na Europa seu primeiro CD com o contrabaixista Milton Masciadri. Em 2012 gravou, com o violinista alemão Laurent Albrecht Breuninger, toda a obra de Villa-Lobos para violino e piano, lançado na Europa pelo selo Telos. Essa parceria foi mantida na gravação de CD e DVD com obras de compositores franceses e brasileiros, em 2015. Ana Flávia é professora da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, além de atuar no cenário musical de Goiânia como diretora artística de diferentes projetos culturais.

R.Schumann (1810 - 1856)

Adagio e Allegro op.70

C.Debussy (1862 - 1918)

Sonata em ré menor