Weby shortcut
Youtubeplay

Musicoterapia

Atualizado em 25/09/17 12:42.

imagem musicoterapia

Curso: MUSICOTERAPIA – BACHARELADO


Período – Integral
Duração – 8 semestres
Vagas – 24
Campus – Campus II (Samambaia) e Campus I

Autorização/Reconhecimento: Port. MEC 1818, de 11/07/03
Unidade responsável: ESCOLA DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS (EMAC)


O curso de Musicoterapia é destinado à formação do musicoterapeuta, habilitando esse profissional a utilizar a música como matéria-prima de seu trabalho na área terapêutica. É oferecido ao aluno conhecimento musical específico, conhecimentos da saúde e ciências humanas, necessários à fundamentação teórico-científica do exercício profissional, além de vivências na área de sensibilização e relacionadas aos efeitos do som e da música no ser humano. A musicoterapia pode ser aplicada tanto na prevenção quanto no tratamento de diversas doenças, nas diferentes faixas etárias, não sendo necessário ao paciente qualquer conhecimento prévio de música.

O profissional musicoterapeuta poderá atuar nas seguintes áreas:

·Saúde mental: transtornos mentais - neuroses, psicoses, autismo, esquizofrenia, dependência química;

·Social: gestantes, idosos, menores em situação de risco, detentos, familiares, cuidadores;

·Organizacional: atuação junto ao setor de Recursos Humanos – seleção de pessoal, desenvolvimento de equipes;

·Hospitalar:  câncer, HIV, pacientes terminais; em situações de pré e pós-cirurgia;

·Educação e educação especial: dificuldades de aprendizagem e distúrbios da fala; nas necessidades especiais, como deficiência física, intelectual, sensorial (auditiva e visual) e múltipla;

·Motora: alterações neurológicas, AVE (derrame cerebral), demências, paralisia cerebral;

·Na estimulação precoce com bebês;

·Na clínica: com indivíduos que buscam o auto-conhecimento.

O candidato ao curso deverá ter conhecimentos prévios de música, sendo necessário realizar a prova de Verificação de Habilidades e Conhecimentos Específicos em Música no Processo Seletivo.

É oferecido ao aluno uma formação interdisciplinar, adquirindo conhecimento musical específico, conhecimentos da saúde e ciências humanas, necessários à fundamentação teórico-científica do exercício profissional, além de vivências na área de sensibilização e relacionadas aos efeitos do som e da música no ser humano. Durante o curso o aluno realizará estágios curriculares supervisionados nas áreas de atuação da Musicoterapia em instituições conveniadas com a UFG, numa parceria junto aos profissionais atuantes, levando à construção e apresentação de estudos de casos a partir dos estágios.

As aulas são ministradas no período matutino e vespertino (de segunda-feira a sábado).

Após a conclusão da graduação o aluno tem a oportunidade de dar continuidade aos seus estudos no âmbito da pesquisa, participando do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Música e Artes Cênicas na linha de pesquisa que engloba a Musicoterapia.

Perfil e Habilidades do Egresso
Pretende-se que o egresso do curso de Musicoterapia/EMAC/UFG, seja um profissional que apresente as seguintes habilidades e aptidões:

1. Aptidão para desenvolver ações de promoção, prevenção, reabilitação e recuperação da saúde em nível individual e coletivo, não apenas sob a perspectiva técnica, mas também do ponto de vista humanista, observando os padrões de qualidade e os princípios da ética e bioética.

2. Capacidade para tomar decisões visando o uso apropriado de técnicas, munido de competências e habilidades para avaliar e decidir as condutas mais adequadas e estabelecer estratégias de tratamento musicoterapêutico e a conclusão dos mesmos, respaldados por aportes teórico – científicos.

3. Habilidade para assumir posições de liderança, em equipes multiprofissionais, não perdendo de vista o bem-estar da comunidade, voltados para programas de proteção, promoção e prevenção da saúde. A liderança envolve compromisso, responsabilidade e empatia.

4. Capacidade para manter a confidencialidade de informações a ele confiadas.

5. Aptidão para a comunicação e relação interpessoal envolvendo colegas de trabalho, pacientes/clientes e seus familiares;

6. Disponibilidade para o aprendizado contínuo através da educação permanente, de maneira que possa viver aprendendo a aprender e ter responsabilidade com a sua educação e treinamento das futuras gerações profissionais.

7. Competência para realizar estudos e investigações nas várias áreas da Musicoterapia e áreas afins.

8. Capacidade para construir e desenvolver métodos, técnicas e procedimentos musicoterapêuticos.

9. Capacidade para desenvolver ações de orientação e assessoramento de atividades vinculadas à Musicoterapia.

10. Participar de(s) entidade(s) que representa(m) a categoria profissional, atuando em ações que objetivam divulgar e ampliar os estudos da Musicoterapia.

11. Competência para participar de supervisão clínica de profissionais musicoterapeutas e, em algumas situações, de áreas afins.

12. Conhecimento para com os fundamentos da prática clínica, considerando as avaliações diagnósticas, estratégias de tratamento, implementação, conclusão e sua correspondente documentação.

13. Capacidade para avaliar o progresso das pessoas em tratamento musicoterapêutico e a efetividade das estratégias terapêuticas.

14. Capacidade para realizar anamnese, entrevista musicoterapêutica, testificação musical, bem como propor projeto e protocolos de tratamento musicoterapêutico.

15. Capacidade para reconhecer suas limitações e encaminhar, adequadamente pacientes/clientes cujas necessidades fujam ao alcance de sua formação técnica e emocional.

16. Capacidade para conhecer princípios de metodologia científica na realização de leitura crítica de artigos técnico-científicos para aplicação clínica e a participação da produção de conhecimentos.

17. Disponibilidade para cuidar da própria saúde física e mental e buscar seu bem estar como ser humano e como profissional que se dispõe a atuar em situações que requerem cuidados a pessoas.

18. Habilidade para atuar em equipe multi, inter e transdiciplinar.

Coordenadora do curso: Profª. Claudia Regina de Oliveira Zanini
E-mail: mtclaudiazanini@gmail.com 

 

ESTÁGIO EM MUSICOTERAPIA - FORMULÁRIOS

SEMINÁRIOS DE PRÁTICA CLÍNICA

MUSICOTERAPIA EM AÇÕES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE 

Parâmetros de utilização do Logotipo Nacional.

Carta com as recomendações para o uso do Logotipo.

 

 

 

Listar Todas Voltar