37º Festival de Música-SOBRE OS CURSOS

Em 23/01/13 05:47.

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O CÉREBRO DE MOZART E O CÉREBRO DE EINSTEIN: O QUE ELES TINHAM QUE EU NÃO TENHO?

A conferência pretende abordar as relações entre os processos criativos e o cérebro, a partir do histórico embate entre o coração e o cérebro como “sedes da alma”, e com base no mapas funcionais do cérebro, e em uma de suas propriedades principais, a neuroplasticidade. Ao longo da conferência vários exemplos serão dados, utilizando como elementos motivadores as personalidades criativas de Wolfgang Amadeus Mozart e Albert Einstein, e como exemplos concretos vários trabalhos experimentais recentes realizados com as modernas técnicas de registro da atividade neural. Ao final será feita uma alegoria da importância da educação como ferramenta para estimular a criatividade individual e social.

Conferencista: Roberto Lent (UFRJ)

 

Regência Coral (Infantil) – O curso visa à instrumentalização de músicos interessados em formar e/ou conduzir um grupo coral infantil. Serão discutidos e vivenciados aspectos da preparação do regente, técnica vocal, voz infantil, escolha do repertório e dinâmica de ensaio. Através de jogos e exercícios serão vivenciadas e discutidas propostas que visam tornar os ensaios mais práticos, produtivos e, ao mesmo tempo, agradáveis tanto para o grupo como para o professor-regente. A organização de um coral infantil ou juvenil nas escolas e, o coral como instrumento de musicalização, também são temas que serão abordados nessa atividade além da troca de experiências entre os participantes.

Público alvo: regentes, professores de música, estudantes de música.

Coralistas: Estudantes do nível Fundamental I (1º a 5º ano ou que tenham de 6 a 10 anos)

Professora: Gisele Cruz (Sesc-SP)

 

Regência Orquestral: O curso abordará questões básicas de regência, com ênfase em regência orquestral, de maneira objetiva e sintética: 1.fundamentos da técnica gestual: anacruzi, formas básicas de compasso, subdivisões, cortes e fermatas, alternância de compassos; 2. noções sobre o universo dos conhecimentos necessários ao regente: leitura musical, preparação auditiva, análise harmônica e formal, instrumentação e orquestração, contextualização histórica e estilos musicais; 3. introdução à técnica do acompanhamento: a regência do recitativo e 4. sugestões sobre o estudo das partituras e técnicas de ensaio.    

Público-alvo: praticantes no curso devem ser regentes atuantes (10 vagas); ouvintes podem ser músicos interessados em geral e não há limite de vagas.

Professor: Lutero Rodrigues (Unesp-SP)

 

 

Arranjo para Bandas: O curso, de curta duração, abrangerá: 1) a discussão de conceitos básicos da prática harmônica, tais como “forma e repetição”, “contraste e harmonia”, “progressão e sentido”, “tensão e distensão” e “configurações acordais”; 2) o estudo da progressão harmônica, dividido em: “estrutura”, “funções harmônicas”, “notas acordais e melódicas”, “extensões acordais e alterações”; e 3) a elaboração da forma musical, considerando a relação “textura e estrutura”, os “elementos da textura”, a “rítmica linear”, os “dobramentos lineares”, e os “princípios de orquestração”. Conclui-se com a realização coletiva de um arranjo completo.

Público alvo: compositores, regentes de banda, professores e estudantes de música.

Professor: Marcos Nogueira (UFRJ)

 

Composição de TrilhasA profissão de compositor de trilhas sonoras é uma especialidade. Para exercê-la, o compositor deve possuir, além do conhecimento musical específico da área de composição, o domínio de outras disciplinas, tais como a dramaturgia e a articulação fílmica. Este curso oferece aos alunos uma introdução às principais ferramentas necessárias ao trabalho com trilhas sonoras, por meio de aulas teóricas, análises de filmes e trilhas e exercícios de composição e sonorização. Uma vez apresentados aos conceitos básicos, os alunos podem iniciar estudos mais aprofundados sobre o assunto.

Público alvo: compositores, sonoplastas, pessoas que possuam algum tipo de contato prévio com a música (tocar um instrumento, ler partitura, conhecimentos básicos de teoria musical).

Professor: Ney Carrasco (Unicamp)

 

Canto ‘Belting’Preparação de cantores para atuação em musicais. Além da técnica vocal, o curso abordará preparação do corpo, expressão, contextualização de personagem e preparação para audições.

Público alvo: cantores, professores e estudantes de canto.

Professora: Ana Taglianetti (SP)

 

Co-repetição (Colaboração Pianística: Técnicas, Prática e Repertório)

O objetivo deste curso é apresentar os princípios e técnicas que governam a arte da Colaboração Pianística concebida como uma parceria artística e não como uma atividade musical secundária e passiva. A partir de obras do repertório vocal e instrumental apresentadas por duos previamente inscritos, o programa abordará: diferentes conceitos de colaboração: leitura à primeira vista; técnicas eficientes de estudo; técnicas de preparo de obras originais para piano e de reduções; aspectos da música vocal: respiração, inflexão e ilustração textuais; aspectos da música instrumental; e questões de equilíbrio sonoro e sua relação com os registros vocais e instrumentais. 

Número máximo de participantes ativos: 8 duos (canto e piano OU instrumento e piano).

Número de participantes ouvintes: 20

Pré-requisito: os duos devem preparar um repertório constituído de a) um grupo de canções ou árias, OU b) um grupo de peças curtas instrumentais; OU c) uma sonata ou movimentos de sonata. Devem ensaiar previamente. Para os pianistas: pesquisar e anotar na partitura a orquestração das reduções. Para os cantores e pianistas: apresentar a tradução literal de todo o repertório vocal a ser trabalhado. A lista do repertório escolhido pelos alunos deve ser submetida com antecedência de 15 dias.