37º Festival de Música-CONVIDADOS EMAC

Em 23/01/13 06:04.

Voltar Para 37º Festival

Carlos H. Costa – pianista e regente nascido em São José dos Campos, SP. Bacharel em Física pela Unicamp, bacharel em piano pela Universidade do Alabama em Huntsville, mestre em piano pela Universidade Estadual de Ohio, mestre em regência pela Universidade da Georgia em Athes e doutor em piano pela mesma universidade. Foi regente do Madrigal Bel Canto de Anápolis. Como pianista solista e camerista se apresentou nos Estados Unidos, Itália e Brasil. Regeu a Orquestra Sinfônica da Universidade da Georgia, a Orquestra Sinfônica de Goiânia e hoje, rege a Orquestra Acadêmica Jean Douliez da UFG. Em 2012 lançou o "Piano em Grupo: Livro Didático para Ensino Superior" e coordenou o II Encontro Internacional de Piano em Grupo. Atualmente é professor de regência, piano, e piano em grupo da Universidade Federal de Goiás, sub-coordenador do Mestrado em Música da UFG e desenvolve pesquisa nas áreas de Piano em Grupo e performance do piano.





Günter Bauer – Compositor, pianista, musicólogo e pedagogo austríaco. Formou-se na Universidade "Mozarteum" em Salzburg, Áustria. Obteve prêmios do Ministério de Ciências e Pesquisa da Áustria em Viena e do Governo da Alta Áustria, em Linz. A lista de suas obras abrange composições para orquestra sem e com solistas, música de câmara instrumental e vocal, bem como peças solo para piano, órgão, violino, viola e outros instrumentos. Como pianista, apresentou-se em vários países da Europa, Ásia, África e América, onde interpretou especialmente música de câmara e composições de lied. Atuou, por vários anos, como cravista da orquestra de câmara Camerata Academica do Mozarteum Salzburg e foi diretor artístico do Conjunto Austríaco para Música Nova. Desde 2004, leciona composição e música de câmara na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás.



Marilia Alvares – doutora em Artes Musicais (DMA) pela University of Nebraska, Lincoln e mestre em Música - Performance Vocal (MM) pela University of Wyoming, USA. É professora adjunto na EMAC nas disciplinas Canto, Dicção e Fonética, Fisiologia da Voz, e Música de Câmara. É coordenadora da Área de Canto e de Estágio para Instrumentistas e Cantores nesta instituição. Marília desenvolve carreira como solista/recitalista, tendo se apresentado em concertos e recitais em vários locais no Brasil e nos Estados Unidos da América. Desenvolve amplo trabalho como intérprete da Canção de Câmara Brasileira, bem como no estudo da dicção do Português para o canto lírico. É detentora de vários prêmios em concursos nacionais de Canto, e tem participações em CDs de música clássica do repertório internacional, brasileiro, folclórico (Paulus, Stella), além de album solo de música sacra (Stella). 

 




Sônia Ray – contrabaixista e pesquisadora. Graduada em música pela UNESP-SP. Mestre e Doutora em Pedagogia e Performance do Contrabaixo pela University of Iowa (EUA, 1998) tendo também concluído estágio de pós-doutoramento na University of North Texas (EUA, 2008). Professora Associada da EMAC-UFG. Em sua atividade como instrumentista no Brasil e exterior privilegia autores brasileiros e repertório contemporâneo. Artista convidada da ISB – Inernational Society of Bassists para várias edições desde 1993. Como contrabaixista, participou em vários eventos artísticos no Brasil e Exterior incluindo recitais em várias cidades norte-americanas e residência artística no prestigiado Banff Centre no Canadá. Fundadora e editora-chefe da Revista Música Hodie (2001-2011) e criadora do SEMPEM – Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG (2001). Foi presidente da ANPPOM (gestão 2007-2011) e é sócia-fundadora da ABRAPEM - Associação Brasileira de Performance Musical. Sócia-fundadora da ABC– Associação Brasileira de Contrabaixistas (1990-presente).

 

 

 

Banda Pequi – Completando doze anos de vida numa crescente evolução musical, a Banda Pequi traz em sua trajetória a participação de mais de cem alunos dos diversos cursos de graduação, pós-graduação e da comunidade, em mais de cem apresentações em congressos, festivais e diversos shows em Goiás e pelo Brasil. A Banda Pequi vem participando de diversas apresentações, destacando-se o “Circuito Cultural Banco do Brasil”, festival de música “Canto da Primavera”, em Pirenópolis, GO, festival de cinema ambiental ”FICA”, na cidade de Goiás Velho (GO), Festival de Música de Londrina, Goyaz Jazz Festival. Gravou em 2004, a convite do Itaú Cultural, DVD ao vivo na apresentação do projeto Toca Brasil, em São Paulo, lançado em maio de 2006. Em novembro 2010 foi produzido o CD Banda Pequi, Leila Pinheiro e Nelson Faria.