V Simpósio Sobre os Paradigmas do Ensino do Instrumento

: Escola de Música e Artes Cênicas Universidade Federal de Goiás Goiânia-Brasil

: 18 a 20 de Abril 2017

V Simpósio Sobre os Paradigmas do Ensino do Instrumento

Sendo considerado dos poucos eventos dedicados à discussão e apresentação de pesquisa relacionada com o tópico do ensino de instrumento musical no presente e para o futuro, o V STMISymposium on the Paradigms of Teaching Musical Instruments in the 21st Century atinge um novo patamar na sua missãode disseminação de pesquisa internacional sobre o instrumento musical. Tendo as suas anteriores edições (2009; 2011; 2013; 2015) sido realizadas naUniversidade de Évora em Portugal, o V STMI irá desta feita realizar-se na Universidade Federal de Goiás em Goiânia-Brasilabrindo assim ainda mais as suas portas à comunidade internacional.

Como nas anteriores edições, a relevância destes encontros assenta no visível e contínuo desfasamento entre os processos de ensino artístico e a produção artística da actualidade; sendo um exemplo flagrante disto, a música e em particular o ensino do instrumento musical. No ensino de muitos instrumentos musicais são ainda utilizadas técnicas, métodos e repertório com mais de um século. Desta forma, esquece-se assim quase toda a produção musical do séc. XX, dos dias de hoje, e aparentemente não se perspectiva o futuro. De forma a contextualizar esta problemática e contribuir para delinear um panorama educacional de instrumento para o futuro, o V STMI servirá de fórum para a apresentação de pesquisa e discussão de problemáticas do ensino de instrumento musical, abrangendo três grandes períodos cronológicos: (1) uma perspectiva do passado; (2) da actualidade; e (3) para o futuro. Assim, para cada um destes grandes momentos cronológicos, o V STMI convida interessados a enviar propostas de artigos das mais variadas áreas da investigação musical, como por exemplo e não exclusivamente: a musicologia histórica, as práticas interpretativas, a composição (repertório), a pedagogia (métodos e técnicasensino de ‘novos’ instrumentosensino não-formal e informal), a ‘nova musicologia’ (estudos de género e novos estilos musicais; jazz, pop, world), e sobre as novas tecnologias no ensino da música.

Keynote Speaker:

Jane Ginsborg, Royal Northern College of Music, Reino Unido

Informação relevante e prazos:

-O Simpósio tem como idiomas oficiaisPortuguêsInglês e Castelhano.

-As propostas para apresentação de artigos (20 min.) deverão incluir titulonome do autor(es), pequena(s) biografia(s), e resumo (máx. 350 palavras), devendo ser enviadas em formato Word até 20 de Janeiro 2017 para stmi@uevora.pt

-Notificação sobre a aceitação por parte da comissão cientifica das propostas será enviada aos autores até 29 de Janeiro

-Inscrição no Simpósio das propostas aceites deverá ser feita entre 13-17 de Fevereiromediante o pagamento de uma taxa de inscrição no valor de R$ 100 (reais

Mais informação sobre forma de pagamente de inscrição será anunciada em tempo oportuno neste site