A Extensão na EMAC

 

Programas (2) |Projetos ( ) |Prestação de serviços (2) |Laboratórios (6) |Eventos (0) |Cursos (0)

A Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC/UFG) tem a extensão universitária como um de seus pilares mais fortes. São inúmeras ações ativas, abertas à participação do público externo e interno, contribuindo para a manutenção do diálogo e prestação de serviços entre a Universidade e à comunidade em que está inserida.

É possível participar de qualquer uma das ações de extensão da EMAC, entrando em contato com seus coordenadores e acompanhando os devidos períodos de inscrições.

A Comissão de Assuntos de Extensão da EMAC (CAEX-EMAC) é a responsável pela coordenação das ações de extensão da escola, tendo como objetivo estimular o debate, a ampliação e o bom funcionamento da extensão na unidade acadêmica. 

 

A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA UFG

A Extensão Universitária é concebida sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, como um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico, tecnológico e político que promove a interação transformadora entre a Universidade e outros setores da sociedade (RESOLUÇÃO CONSUNI Nº 39/2020).

A UFG tem como missão produzir, sistematizar e socializar conhecimentos e saberes, formando profissionais e cidadãos comprometidos com o desenvolvimento da sociedade (PDI-UFG, 2018-2021). Para tanto, a extensão universitária promove esse diálogo com a sociedade pela pesquisa e pelo ensino, uma vez que aproxima a universidade com as necessidades de outros setores da comunidade e possibilita ao estudante uma melhor formação como cidadão e como sujeito ator de desenvolvimento.

O incentivo à realização de ações de extensão e cultura faz parte da política de extensão da UFG para induzir atividades interdisciplinares que envolvam diversas unidades acadêmicas e parcerias entre instituições, em temáticas alinhadas a diretrizes da Extensão Universitária: Interação Dialógica, Interdisciplinariedade e interprofissionalidade, Indissociabilidade entre Ensino-Pesquisa-Extensão, Impacto na Formação do Estudante, e Impacto e Transformação Social (FORPROEX, 2012).  As ações formuladas devem estar associadas aos eixos da Extensão Universitária: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção e trabalho.

Para conhecer os números da extensão da UFG, bem como o mapa de extensão acesse o painel de indicadores da extensão pela Plataforma Analisa Dados UFG no link  https://analisa.dados.ufg.br/

Para saber mais sobre as ações de extensão que ocorrem na UFG, é possível pesquisá-las através do SIGAA Public: https://proec.ufg.br/p/32243-sigaa-publico

 

Fonte: PROEC UFG