Ações de Extensão: Eventos
(página em construção)
Seminário de Teatro, Direção de Arte e Educação
Ano:
Coordenação: Maria Ângela de Ambrosis Pinheiro Machado
Resumo: Já desde sua origem, o "Seminário de Teatro, Direção de Arte e Educação" constitui um espaço de discussão das produções artísticas e pedagógicas desenvolvidas na área das Artes da Cena da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG junto à comunidade externa regional e nacional. O evento abarca debates realizados através de mesas de debates, grupos de trabalho, publicações, discussões sobre estágios curriculares e pesquisas realizadas no âmbito acadêmico.
Público Alvo: discentes, docentes e técnico administrativo
XI Seminário de Teatro Direção de Arte e Educação: Convívio e Tecnovívio
Ano: 2022
Coordenação: Maria Ângela de Ambrosis Pinheiro Machado
Resumo: XI Seminário de Teatro, Direção de Arte e Educação: convívio e Tecnovívio vem provocar as discussões das Artes da Cena na sua existência mais basilar que é o encontro, a troca, a partilha. As três últimas edições realizadas em meio a pandemia da COVID 19 percorreram as discussões da arte e o ensino da arte por meio dos usos das tecnologias de encontro virtuais. As discussões só profundam. E, este convívio da arte e do ensino da arte com as tecnologias demanda uma reflexão acerca deste do encontro tecnovívio. Com este solo fértil de sensibilidades e sociabilidades e como uma área de conhecimento, o campo das Artes da Cena evidencia seu potente espectro na sobrevivência humana diante do persistente quadro pandêmico (sanitário, político e social) agravado pelo isolamento social que ainda vivemos. Com arte, sobrevivemos. Pretendemos refletir nesta edição o convívio e realizações nas artes cênicas mediadas pelas tecnologias digitais. Que convívio/tecnovívio é este e que processos artísticos emergem dele? Já desde sua origem, este seminário constitui um espaço de discussão das produções artísticas e pedagógicas desenvolvidas nos cursos de Teatro e Direção de Arte da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG junto à comunidade externa regional e nacional. Assim, teremos mesas de debates, grupos de trabalho, discussão de estágios curriculares e pesquisas realizadas no âmbito acadêmico.
Público alvo: docentes e discentes dos cursos de teatro, direção de arte, musica, dança, técnicos e terceirizados
VÍRUS III: Poéticas Digitais
Ano: 2021
Coordenação: Rafaela Blanch Pires
Resumo: A série de encontros do grupo "VÍRUS :: Poéticas Digitais" tem como objetivo promover discussões entre interessados em diferentes áreas artísticas como artes visuais, música, design e artes da cena, a fim de estabelecer experimentos e produções artísticas integradas em formato remoto. Como parte de nosso repertório traremos comunicações especializadas sobre arte digital, música eletrônica e fabricação digital, bem como, orientações para experimentos feitos primeiro individualmente e depois coletivamente. Diferente da sigla em inglês “DIY” (faça você mesmo), o “DIT” (“do it together”, faça em conjunto), pressupõe as produções feitas em grupo. Quando indivíduos com diferentes experiências, costumes, pontos de vista e habilidades conseguem organizar suas ações harmonicamente na criação de um projeto em comum, ideias mais complexas e enriquecidas podem tomar forma. Trabalhar em conjunto é sempre um desafio. Mas quando se consegue não perder de vista as qualidades, limites, possibilidades de criação, senso de colaboração e divisão de autoria nesse grupo em comum, o aprendizado vivenciado com o diverso é singular e as possibilidades criativas podem surpreender.
Público alvo:
CONEXÕES - ARTESANATO
Ano: 2021
Coordenação: Rafaela Blanch Pires
Resumo: O ciclo se propõe a estabelecer debates acerca do fazer artesanal ao levar em conta suas problematizações no contexto brasileiro, tais como a preservação de técnicas ("saber-fazer"), estéticas e matérias primas tipicamente brasileiras (em especial, no campo têxtil), aspectos sociais sobre gênero e raça, diferenças entre gerações no campo de trabalho e projetos sociais na intersecção entre artesanato, arte e design, as relações entre artesanato em trajes de folguedo, bem como, as discussões acerca do artesanato contemporâneo e suas novas técnicas ou "saber-fazer" como as que se utilizam das linguagens digitais.
Público alvo:
Pintural corporal Indígena
Ano: 2022
Coordenação: Rafaela Blanch Pires
Resumo: O convite para essa palestra se dedica aos estudos relacionados à pintura corporal nos estudos da aparência, moda e cultura visual acerca de seus usos e funções para os povos originários. Estudo sobre os significados e produções gráficas indígenas, bem como, discussões sobre apropriações culturais, apagamento de autoria e invisibilização da cultura enquanto parte da cultura brasileira.
Público alvo: Alunos interessados em pintura corporal étnica e artística
Encontro de Saxofonistas de Goiânia
Ano: 2022
Coordenação: Johnson Joanesburg Anchieta Machado
Resumo: Evento destinado a estudantes de música. Realização de masterclasses, mesa redonda, ensaios e apresentações.
Público alvo: Estudantes de música
6° EDIÇÃO DA MOSTRA DE DIREÇÃO DE ARTE PONTOS DE FUGA: sobre viver-junto, novamente
Ano: 2022
Coordenação: Dalmir Rogério Pereira
Resumo: A 6° Edição da “Mostra de Direção de Arte: Pontos de Fuga” é uma realização do Laboratório Experimental de Direção de Arte (LEDA) da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) em parceira com o Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (CCUFG), Cine UFG e a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC). Organizado em quatro dias, o evento propõe a retomada presencial da Mostra a partir do tema “sobre viver-junto, novamente” como estratégia de tornar visíveis particularidades do processo de deterioração e aniquilação da capacidade perceptiva do outro. O recorte temático recai sobre a teatralidade testemunhal como vetor do dispositivo cinematográfico voltado à dimensão crítica da imagem que, por sua vez, é para o diretor de arte na atualidade digital da reprodutividade técnica, o mais difundido critério de localização e experimentação capaz de ressaltando o papel do agente cultural em assegurar a liberdade de escuta. Por sua vez, a o cinema como testemunha reorganiza distintos procedimentos artísticos através da justaposição entre corpo e imagem convertidos em palavra encarnada, entre interlocutor e documento. Tais desdobramentos implicam em uma série de desvios na localização da direção de arte e seus agentes, desde os enquadramentos institucionais às redes discursivas do meio ocupado.
Público alvo: comunidade local (Goiânia), estadual (Goiás), regional (sudeste), nacional (Brasil) e internacional (américa Latina); discentes; docentes; técnicos UFG
Acolhida da Musicoterapia
Ano: 2022
Coordenação: Mayara Kelly Alves Ribeiro
Resumo: A Acolhida da Musicoterapia é um evento anual, presencial, no qual os calouros são recepcionados pela coordenação do curso de musicoterapia e professores. Nesse evento é apresentada a estrutura do curso, da Universidade, Projetos de ensino, Pesquisa, Extensão, aspectos importantes do RGCG, entre outros. No ano de 2022 o evento será direcionado também aos ingressantes do ano de 2020 e 2021 tendo em vista que nou houve esse evento de forma presencial. Haverá a colaboração dos alunos do último ano do curso.
Público alvo: Estudantes do curso de Musicoterapia
Os estágios curriculares obrigatórios da licenciatura em Educação Musical - EMAC e sua interação com os campos de estágios da comunidade
Ano: 2022
Coordenação: Adriana Oliveira Aguiar
Resumo: Este concerto, se repete todos os semestres e é uma "Mostra Didático-Pedagógica- Artística desenvolvida a partir das ações realizadas pelos professores orientadores de estágios, estagiários, orientadores de estágios e escolas conveniadas. Este evento conta com a presença de todos os campos de estágios externos à EMAC, que ao mesmo tempo em que atuam com os estagiários no concerto, são públicos de outros campos de estágios. Esta interação possibilita uma troca de experiências tanto profissional como musical e ao mesmo tempo promove uma consolidação das relações sociais entre todos os envolvidos no processo.
Pesquisa, Extensão, aspectos importantes do RGCG, entre outros. No ano de 2022 o evento será direcionado também aos ingressantes do ano de 2020 e 2021 tendo em vista que não houve esse evento de forma presencial. Haverá a colaboração dos alunos do último ano do curso.
Público alvo: Alunos e professores de estágios obrigatórios supervisionados da EMAC, campos de estágios e população externa
O Programa Academia de Música abraça a comunidade
Ano: 2022
Coordenação: Adriana Oliveira Aguiar
Resumo: O Programa Academia de Música da EMAC-UfG tem por objetivo ensinar música para a comunidade goiana e nacional, ofertando cursos presenciais e online de música, com professores da EMAC e profissionais convidados. Abraça a comunidade oferecendo cursos básicos de música de excelência, favorecendo uma parcela da população que não teriam acesso a esse ensino, se não por esse programa. O evento musical acontece todo semestre desde 2010 e a cada realização, a atuação dos estagiários do curso de Música- Educação Musical com Habitação em instrumentos, tem ganhado mais relevância no que se concerne ao profissionalizamo que se espera dos alunos frente ao mercado de trabalho. É ,portanto, um Programa que abarca, ensino-pesquisa e extensão, onde todos os envolvidos se beneficiam das ações promovidas. Os professores orientadores, supervisores e estagiários atuam com os alunos da comunidade externa da UFG e apresentam um evento semestral onde as atividades musicais são apresentadas para o publico em geral, interno e principalmente externo a UFG. É sem dúvida uma relação importante entre a EMAC-UFG e a comunidade externa.
Público alvo: Estagiários do curso de licenciatura em instrumentos.
13º Seminário de Pesquisa em Musicoterapia
Ano: 2022
Coordenação: Mayara Kelly Alves Ribeiro
Resumo: O evento ocorre anualmente, sempre ao final do semestre, através da apresentação dos Trabalhos de conclusão de curso na área de Musicoterapia. Pela natureza abrange diferentes prática dentro da musicoterapia o que o torna um evento interdisciplinar com participação de discentes, docentes, profissionais da área da saúde entre outros. Através do formato remoto tem sido possível a participação de pessoas de diferentes locais do Brasil.
Público alvo: Estudantes do curso de Musicoterapia
Semana do cérebro musical 2022
Ano: 2022
Coordenação: Tereza Raquel de Melo Alcântara Silva
Resumo: A Semana do Cérebro Musical (SCM)_2022_EMAC/UFG, é um projeto interdisciplinar, inédito no Brasil, vinculado aos Projetos de Extensão: “Laboratório de Neurociência da Música (NEURMUS)” e “PARKINVOICE – Musicoterapia para Parkinson”, idealizados, coordenados pela Profa. Dra. Tereza Raquel Alcântara-Silva e cadastrados na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. O Projeto SCM foi inspirado na Semana Nacional do Cérebro (SNC) promovida pela SBNeC (Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento) e (https://www.semanadocerebro.com/) e pela “Brain Awereness Week” (BAW) (https://www.fens.org/engagement/outreach/baw), eventos que acontecem anualmente, no mês de março no Brasil e no mundo. A programação da SCM_2022 foi dividida em três encontros on-line, abertos para comunidade acadêmica-científica e população em geral, gratuitamente, de maneira a garantir uma participação abrangente, democrática e inclusiva. Os temas escolhidos são interessantes, instigantes e serão apresentados por renomados Professores e Pesquisadores de diferentes regiões do Brasil, com larga experiência na área da neurociência da música.
Público alvo: Discentes, Docentes, TAEs
Semana do violão
Ano: 2022
Coordenação: Pedro Luiz Martelli
Resumo: Julgamos relevante aos alunos o contato com figuras expressivas do cenário nacional e internacional que, através de master classes, palestras, mini cursos e recitais auxiliem no enriquecimento e complementação de sua formação como músicos e professores, sejam destinados à sala de aula ou aos palcos. Por extensão oferecemos à comunidade goiana a possibilidade de usufruir, através da estrutura oferecida pela UFG e IFG, dos conhecimentos ministrados durante o evento com a música em nível acadêmico, o que poderá vir a servir de aprendizado continuado para nossos ex-alunos e de incentivo que venham a trazer novos alunos para nossa comunidade acadêmica.
Público alvo: Alunos de Violão da Escola de Musica e Artes Cênicas
XI Simpósio Internacional de Musicologia
Ano: 2021
Coordenação: Ana Guiomar Rego de Souza
Resumo: O XI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE MUSICOLOGIA, a realizar-se em Goiânia, de 08/11/2021 a 11/11/2021, em parceria com o CARAVELAS - Núcleo de Estudosde História da Música Luso-Brasileira (FCSH/CESEM/Universidade Nova de Lisboa) tem como objetivos: proporcionar reflexões sobre os caminhos plurais e transdisciplinares da musicologia na contemporaneidade; ampliar o intercâmbio entre núcleos e centros de estudos musicológicos ligadosa programas de pós-graduação do Brasil e do exterior, incentivar a produção científico/cultural do corpo docente e discente da EMAC/UFG no que diz respeito ao campo musicológico; oportunizar a divulgação de pesquisas na área da musicologia, em âmbito nacional e internacional.
Público alvo: Comunidade universitária (graduação e pós-graduação) nacional e internacional. Docentes / Discentes - comunidade em geral
44° Festival Internacional de Música Belkiss S Carneiro de Mendonça
Ano: 2021
Coordenação: Gyovana de Castro Carneiro
Resumo: A história da música em Goiânia pode ser contada através da história dos festivais promovidos pelo então Conservatório Goiano de Música, depois Instituto de Artes e hoje Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Desde sua primeira versão, esses eventos trouxeram a Goiânia reconhecidos nomes do cenário brasileiro e internacional: instrumentistas, cantores, compositores, regentes e educadores musicais, que deixaram sua marca na formação de nossos profissionais. O Festival de Música promovido pela EMAC/UFG é o evento do gênero mais antigo do Brasil, que tem sua realização desde 1968 aos dias atuais; Vale ressaltar a efetiva participação tanto da comunidade acadêmica local como a comunidade externa (incluindo participantes do exterior). O Festival, em sua 44 edição, demonstra interação concreta com a sociedade e com os diversos segmentos sociais (tanto a comunidade acadêmica como a comunidade em geral que assiste aos recitais e a todas as atividades publicas). A edição de número 44 atingirá um publico de mais de 1000 pessoas que se multiplicará na medida em que as atividades ficarão disponíveis na internet através do canal do youtube da EMAC/UFG. O 44º Festival Internacional de Música Belkiss S. Carneiro de Mendonça será realizado pela Escola de Música e Artes Cênicas – UFG entre os dias 24 a 27 de outubro de 2021 no formato on-line. Haverão concertos, concertos didáticos, palestras e máster classes, oferecidos gratuitamente para toda a comunidades. Há participantes tanto como professores convidados, bem como alunos de várias partes do mundo. Todo o Festival será transmitido pelo canal do YOUTUBE da EMAC/UFG.
Público alvo: Discente, docentes e técnicos administrativos
I Colóquio Sobre Cultura Goiana
Ano: 2021
Coordenação: Andréa Luísa Teixeira Oliveira
Resumo: A cultura goiana está se mostrando cada vez mais interessante à medida que investigadores vêm descortinando antigas histórias. Pelo fato de Goiás ter sido ocupado por diversas etnias, seu mosaico cultural é diversificado e com muitas descobertas ainda a serem feitas. Apesar dos esforços de investigadores, algumas lacunas estão carentes de investigação. Procuraremos neste Colóquio, com o apoio de estudiosos de várias áreas, incentivar os alunos e a sociedade à procura de valores esquecidos, e consequentemente, seu despertar. No dia nacional do folclore, comemorado dia 21 de Agosto, queremos lembrar desta data importante para a historia cultural do país na região do estado de Goiás.
Público alvo: Professores, Alunos, técnicos
Workshop Revisão Sistemática para Musicoterapeutas
Ano: 2021
Coordenação: Tereza Raquel de Melo Alcântara Silva
Resumo: Trata-se de uma ação vinculado ao Projeto ParkinVoice. Oficina proposta para aprendizado sobre as técnicas e procedimentos voltados para elaboração e execução de um projeto de Revisão Sistemática, com conteúdo preparada para musicoterapeutas e estudantes de musicoterapia.
Público alvo: Discentes do curso de musicoterapia
VI Série de Música Antiga de Goiás
Ano: 2021
Coordenação: Cristiane dos Santos Carvalho
Resumo: A “VI Série de Música Antiga de Goiás” será realizada dos dias 21 a 25 de junho de 2021 com a realização de recitais - palestra e Lives: "Conversando sobre" com temas relacionados ao repertório anterior ao século XVIII. Intenta-se proporcionar o estudo, execução e apreciação de dança e música do passado.
Público alvo: Discentes do curso
Seminários de práticas clínicas em estágios de Musicoterapia
Ano: 2021
Coordenação: Sandra Rocha Nascimento
Resumo: O Seminário de Prática Clinica em Estágios de Musicoterapia, tem como objetivo realizar a apresentação de Estudos da Casos e ou Relatos de Experiências advindos da pratica clínica referente aos estágios supervisionados em Musicoterapia, em unidades de saúde e ou da educação e ou da assistência social do município e região metropolitana de Goiânia, através de trocas interdisciplinares interinstitucionais e ações dialogadas entre estágio, ensino e serviços. Configura-se como um evento para divulgação de trabalhos de cunho científico e de Atividades Integrativa aos discentes de outros períodos do curso entre as disciplinas do curso de musicoterapia.
Público alvo: discentes do curso de musicoterapia
O Bosque e a cidade
Ano: 2021
Coordenação: Wolney Alfredo Arruda Unes
Resumo: A interação entre natureza e cidade é tema atualíssimo, área de atuação do arquiteto, do urbanista e do paisagista, de natureza multidisciplinar, envolvendo ainda engenheiros florestais, agrônomos, entre outros. Parques e reservas fazem parte do patrimônio cultural paisagístico e vêm sendo apropriados pela população para interação entre o natural e o cultural. Trazer a discussão num evento patrocinado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo é portanto pertinente. Convém ressaltar que em todo o Estado de Goiás, não há um só curso de formação ou fórum dedicado ao assunto, em que pese Goiânia contar com diversos parques e a arborização urbana se tratar de assunto central nas discussões sobre a cidade. A participação direta de arquitetos e urbanistas, tanto para apresentar suas pesquisas como projetos de Goiânia e de outros Parques Urbanísticos ao redor do Mundo, quanto para ministrar palestras sobre o Bosque e a Cidade e diversos temas interligados enriquecerá o evento e a propagação do conhecimento técnico e histórico para conscientização do público presente, para proteção e revitalização do espaço, que ao longo dos anos tem perdido área com consequente perda de fauna e flora. A semana cultural se constituirá de:
a) histórico sobre bosques urbanos em Goiânia,
b) exposição fotográfica
c) conferências sobre a interação entre natureza e cidade
d) lançamento do livro O bosque e a cidade, no parque Florata
O evento será realizado no Bosque dos Buritis e no Parque Florata.
Público alvo: Discentes, servidores docentes e Tecnico-administrativos
VI Simpósio de Trombones do Estado de Goiás - Boneweek
Ano: 2021
Coordenação: Marcos Botelho Lage
Resumo: A Boneweek (VI Simpósio Trombones do Estado de Goiás), ocorrerá entre os dias 21 e 25 de abril de 2021 totalmente online e gratuito. Nossas atividades estão abertas para trombonista e amantes do trombone de todas as idades e níveis técnicos. Teremos as tradicionais masterclasses com professores nacionais e internacionais, além de conversas com convidados especiais (lançamentos de cds, novos materiais de estudos e estudando do exterior), concertos virtuais comentados e apresentação de trabalhos científicos.
Público alvo: Alunos de musica
Minicurso de capacitação de musicoterapeutas para intervenções online
Ano: 2021
Coordenação: Tereza Raquel de Melo Alcantara Silva
Resumo: Ação realizada com o objetivo de treinar equipe de musicoterapeutas e estudantes de musicoterapia para atendimentos musicoterapêuticos online de profissionais da área da saúde da linha de frente ao combate da covid 19.
Público alvo: Discentes do curso de musicoterapia
MOSTRA DIDÁTICA MUSICAL DA ACADEMIA DE MÚSICA
Ano: 2020
Coordenação: Adriana Oliveira Aguiar
Resumo: Apresentar os resultados do programa Academia de Música.
Público alvo: Estagiários do curso de licenciatura em instrumentos
I Congresso internacional Online entre Arte, Cultura e Educação A (Re)invenção do século XXI: novos contextos estéticos e desafios emergentes em tempos de pandemia
Ano: 2020
Coordenação: Fernanda Pereira da Cunha
Resumo: O congresso tem como proposta promover ciberdiálogos provocativos em busca de analisar e refletir criticamente acerca de desafios que se impõem em tempos de emergências e desafios societários, buscando suscitar questionamentos contextualizadores por entre percursos e seus lugares na contemporaneidade, no tocante a processos estéticos de ressignificação demarcados pelo trânsito entre Arte, Cultura e Educação.
Público alvo: Acadêmicos e professores de cursos de licenciatura e bacharelado em Artes, Cultura e Educação, áreas afins e demais interessados
III Cena e Debate: estudos para uma encenação
Ano: 2020
Coordenação: Clarice da Silva Costa
Resumo: O presente ciclo de debates tem como intenção realizar estudos acerca das peças "Hamlet" de Shakespeare e "Hamlet Máquina" de Heiner Muller, dentre os diferentes campos que integram uma montagem cênica, afim de estabelecer uma base de discussão para a montagem de um espetáculo teatral. O presente ciclo de estudos é uma ação integrada dos projetos de extensão Teatro Ludos, AdaLab e Lata.
Público alvo: Docentes, discentes, técnicos
Palestra Performance: FILOCTÉTES 137- VIVEIROS II
Ano: 2020
Coordenação: Dalmir Rogério Pereira
Resumo: Filoctetes 137 concebido em processo colaborativo a partir de “Filoctetes” de Heiner Muller, “Quincas Borba” de Machado de Assis e documentos sobre o césio 137 destacando a partir do mito grego e do desastre radiológico é dedicada à toda comunidade goiana e brasileira afetada pela política de silenciamento e a toda forma de resistência criativa contra o imperialismo necropolítico que nos afeta em tempos de confinamento social. A obra propõe o gesto artesanal como partilha do sensível geradora de convivência entre sujeito e fato.
Público alvo: discentes, docentes e técnicos
Café Noturno
Ano: 2020
Coordenação: Cristiane dos Santos Carvalho
Resumo: O Café Noturno tem como objetivo principal estimular a convivência entre alunos do curso noturno da EMAC-UFG, demais estudantes do campus Samambaia e comunidade local, promovendo Jam Session, mini palestras e bate-papos com temas de interesse para a formação dos discentes.
Público alvo: Docentes, discentes e egressos
Videoaulas de Piano Popular
Ano: 2020
Coordenação: Everson Ribeiro Bastos
Resumo: Este ciclo de estudos visa disponibilizar videoaulas(vídeos e pdfs no You Tube) sobre piano popular para alunos da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG e a comunidade em geral. A atividade artísticas também pode funcionar como ferramente terapeutica durante a pandemia do COVID-19.
Público alvo: Alunos de piano e teclado da UFG
XII Encontro Internacional de Trompetistas da Associação Brasileira de Trompetistas
Ano: 2020
Coordenação: Antonio Marcos Souza Cardoso
Resumo: O XII Encontro Internacional de Trompetistas promovido pela Associação Brasileira de Trompetistas é a continuidade dos eventos que aconteceram, interruptamente, em importantes cidades do Brasil trazendo os melhores trompetistas do mundo, incluindo destaques brasileiros, em suas áreas de atuação, seja música popular, música erudita, pedagogia e pesquisa, sempre deixando um legado artístico, cultural e científico, que repercute na qualidade da produção musical local por muito tempo.
Público alvo: Alunos da Escola de Música e Artes Cênicas
Participa UFG - 5ª Edição
Ano: 2020
Coordenação: Rafaela Blanch Pires
Resumo: O PARTICIPA UFG é um projeto que pretende, por meio da mobilização ativa, aproximar a Universidade Federal de Goiás (UFG) do povo goiano. Tal evento, busca conscientizar as massas populacionais do importante papel que esta instituição cumpre dentro do estado e, principalmente, dentro de Goiânia. Esse projeto busca: • Estabelecer parcerias com escolas estaduais e municipais; • Estabelecer parcerias com associações, sindicatos e empresas; • Capacitar acadêmicos em projetos de extensão para promoção da cultura e conhecimento. • Beneficiar alunos, trabalhadores, empreendedores etc com os conhecimentos adquiridos e repassados pela UFG, tornando os participantes multiplicadores de informações relevantes para o crescimento pessoal e social. • Conscientizar o público a respeito das atividades promovidas em campus para os alunos, assim como os abertos para toda a comunidade. • Promover a divulgação dos cursos e atendimentos ofertados à população goiana.
Público alvo: Discentes, Docentes, Técnicos, Bolsistas
Workshop Imersivo: Noite Assombrada nas ruínas romanas de Troia-Setubal/PT
Ano: 2019
Coordenação: Newton Armani de Souza
Resumo: Em continuidade à participação na performance "Noite Assombrada" organizada pelo grupo de arqueólogas das Ruínas Romanas de Tróia, no município de Grandola, no Conselho de Setubal, em Portugal, em 2018, fui convidado a particpar da edição do mesmo evento na edição de 2019, atuando e na preparação de uma parcela do elenco, através de um "workshop imersivo" onde pude desenvolver um dos conteúdos presentes na minha pesquisa de doutorado sobre teatro de rua, apresentado á Universidade de Lisboa, versando sobre a "performatividade latente do espaço". Entre os dias 13 e 14 de julho de 2019, um grupo de atores passou por experimentações, por mim orientadas, focadas no refinamento da percepção sensorial voltadas ao estabelecimento de relações de representação, a partir das quais, construiram suas partituras corporais conectadas com as própriedades físicas do ambiente no qual atuaram, o convite à participação ativa do público visitante e na ampliação do entrosamento entre os "performers", com base no roteiro pré-estabelecido pela equipe de organização.
Público alvo: Docente da UFG
I Seminário de Flauta doce da UFG
Ano: 2019
Coordenação: Cristiane dos Santos Carvalho
Resumo: O “I Seminário de Flauta Doce da UFG” se dará no dia 23 de novembro com a realização de palestras, oficinas, recitais e roda de conversa visando fomentar e fortalecer a prática e o ensino da flauta doce nos mais diversos ambientes de educação musical.
Público alvo: Docentes, alunos e ex-alunos
Semana AdaLab: Celebramos a diversidade na cultura digital
Ano: 2019
Coordenação: Rafaela Blanch Pires
Resumo: A Semana AdaLab tem por objetivo disseminar conhecimentos acerca de tecnologias como as de fabricação digital (impressão 3D, por exemplo), uso de eletrônicos com o microcontrolador arduino, manipulação de softwares para arte digital, bem como técnicas experimentais e receitas para o desenvolvimento de materiais sustentáveis e biodegradáveis. As oficinas disponibilizadas durante a Semana AdaLab será oferecida por alunos e monitores de nossos projetos de pesquisa e extensão como uma forma de distribuir os conhecimentos alcançados ao longo de nossas atividades. De acordo com investigação realizada pela "Intel" em colaboração com a revista"Make:" [1]em 2012 existem claramente disparidades de gênero e classe dentre pessoas que se consideram makers nos Estados Unidos: “Ao coletar uma amostra aleatória dos expositores da Maker Faire e da revista Make e a newsletter dos inscritos (apenas residentes nos Estados Unidos encontraram que 8 de cada 10 makers são homens,suas rendas familiares médias é de $106,000. E 80% possuem pós-graduação.” Com isso, propomos atrair, em especial, a presença de mulheres, negros quilombola, indígenas e comunidade LGBT para participarem das oficinas afim de gerar uma maior diversidade de público no campo, uma vez que, no Brasil, o público de eventos e projetos ligados às tecnologias são muito semelhantes à pesquisa realizada nos Estados Unidos. Essa decisão se enfatiza pelo fato de no dia 09 de outubro ser mundialmente comemorado o dia do aniversário da primeira programadora da história, Ada Lovelace, que teve boa parte de sua influência na história da computação pouco valorizada e, por isso, em diversos países a data é comemorada com uma série de palestras compartilhadas virtualmente ao vivo com ênfase em temáticas relacionadas a inclusão de mulheres no ramo da ciência e tecnologia. Contudo, esperamos contribuir para uma maior difusão e uso sobre os meios digitais no contexto brasileiro para que todos se sintam aptos a utilizá-los e tenham acesso ao conhecimento de maneira mais igualitária.
Público alvo: Corpo discente do curso, outros docentes, funcionários e comunidade em geral interessada no tema
PERFORMUS'19 - 7o Congresso Internacional da ABRAPEM
Ano: 2019
Coordenação: Sonia Ray
Resumo: Propõe-se a realização do PERFORMUS – Congresso Internacional da Associação Brasileira de Performance Musical – ABRAPEM, que está em sua 7º edição em 2019. O PERFORMUS’19 resulta da parceria entre a ABRAPEM e vários polos instalados no Brasil e exterior, com sede na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, GO – UFG, tendo como tema central“PERFORMANCE MUSICAL EM CONEXÃO: um olhar sobre possibilidades de integração do fazer artístico com questões que pautam as perspectivas para a área no mundo”.
Público alvo: Pesquisadores e estudantes de performance musical
Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre - FLISOL
Ano: 2019
Coordenação: Rafaela Blanch Pires
Resumo: O FLISoL (Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre) é o maior evento de divulgação de Software Livre da América Latina. Ele acontece desde 2005 e seu principal objetivo é promover o uso de software livre, apresentando sua filosofia, seu alcance, avanços e desenvolvimento ao público em geral. Com esta finalidade, diversas comunidades locais de software livre (em cada país, em cada cidade ou localidade), organizam simultaneamente eventos em que se instala gratuitamente e totalmente legal, software livre nos computadores levados pelos participantes. Também, paralelamente, são oferecidas apresentações, palestras e oficinas, sobre temas locais, nacionais e latino-americanos sobre Software Livre, com toda sua variedade de expressões: artística, acadêmica, empresarial e social. Goiânia já participou de todas edições do FLISoL, e essa é a 13a, que será realizada no dia 27 de Abril de 2019. Nos últimos anos, tivemos um aumento crescente na quantidade de inscritos, estando entre as cidades com maiores públicos na América Latina.
Público alvo: Corpo discente do curso, outros docentes, funcionários e comunidade em geral interessada no tema
ConcertoS do GRAVIDADE - Grupo de Contrabaixos da EMAC-UFG
Ano: 2019
Coordenação: Sonia Ray
Resumo: O Gravidade foi criado em agosto de 2017 por iniciativa da contrabaixista Sonia Ray (UFG) que o dirige. Composto por professores, alunos e ex-alunos de contrabaixo da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG, o grupo também recebe contrabaixistas convidados.
Público alvo: estudantes e profissionais de música
VI ENCONTRO NACIONAL DE PIANO - EMAC-UFG
Ano: 2018
Coordenação: Consuelo Quireze Rosa
Resumo: Encontro com fins didático-pedagógicos que prevê a realização de diversas atividades musicais, tendo o piano como tema central. Serão realizadas palestras, mesas redondas, comunicações de pesquisa e apresentações artísticas com renomados professores, pesquisadores e artistas de repercussão nacional e internacional.
Público alvo: Docentes e Discentes da área de performance pianística da EMAC-UFG
XVII SEMPEM I Fladem Brasil
Ano: 2017
Coordenação: Tereza Raquel de Melo Alcantara Silva
Resumo: O tema do XVII SEMPEM e I Seminário FLADEM Brasil se ocupa de discussões e reflexões sobre as diversas músicas na contemporaneidade, de modo a lançar novas perspectivas e interações nos âmbitos da performance musical, criação, educação e terapia, sob o olhar da pesquisa e da prática. Para tanto, foram convidados palestrantes nacionais e internacionais que compartilharão seus conhecimentos e experiências em diferentes possibilidades epistemológicas e metodológicas para o fenômeno musical, por meio de conferências, mesas redondas e minicursos. Igualmente convidada está a comunidade de pesquisadores para apresentarem as novidades científicas sobre essa temática tão relevante para a área da música em todas as suas vertentes, através de comunicações, pôsteres, painéis e apresentações artísticas
Público alvo: Docentes, Discentes, Profissionais da área da música e afins