Ações de Extensão: Cursos
Piano Forte
Ano: 2022
Coordenação: Consuelo Quireze Rosa
Resumo: Aulas individuais presenciais ou em modo remoto de acordo com a normativa de biossegurança estabelecida pela UFG gratuitas de piano ministradas por professores da EMAC/UFG dirigidas à comunidade em geral e comunidade acadêmica, pessoas iniciadas no estudo do instrumento, com idade a partir de 16 anos. Aulas práticas e preparação progressiva no instrumento, visando o fortalecimento da tradição pianística no Estado de Goiás com participação de professores especializados da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás
Público alvo: Discentes da EMAC- UFG e comunidade em geral
Oficina de aprofundamento no "Blender"
Ano: 2022
Coordenação: Rafaela Blanch Pires
Resumo: Oficina de aprofundamento no uso do software livre chamado "Blender" na realização de modelagem 3D, animações 2D e 3D, ilustração tridimensional, re-modelagens 3D, dentre outros. A oficina é voltada para o público interno e externo à comunidade acadêmica, atendendo aos interessados em aprofundar conhecimentos no uso da ferramenta.
Público alvo: Docentes, discente, técnicos e interessados em geral
Formação em Sistemas de Sonorização
Ano: 2021
Coordenação: Anselmo Guerra de Almeida
Resumo: O Curso Formação em Sistemas de Sonorização é uma das ações de contrapartida social constituinte do projeto "Formação em Sistema de Sonorização", do proponente Ryggie Diamantino. Este projeto foi aprovado e contemplado pelo Edital 08/2018 de Fomento da Juventude do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, bem como o apoio da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Associação Sociocultural Cidade Livre (ASCL). O curso tem por objetivo discutir as principais tendências da sonorização, sua trajetória, equipamentos e tecnologias de sonorização. Nesta formação os integrantes conhecerão de modo resumido um breve contexto histórico da sonorização, os sistemas de sonorização, sistema atuais de gravação, reprodução e sonorização ao vivo. A idade mínima para participar da oficina é de 15 anos. A Oficina de Sonorização tem a carga horária de 12 horas, divididas em quatro encontros de três horas, ministradas nos dias 16, 17, 18 e 19 de novembro de 2021 das 18h30 às 21h30m. Os encontros acontecerão 100% online via Google Meet. As inscrições encerram no dia 12 de novembro de 2021 às 23h59m. Serão disponibilizadas 30 vagas nesta turma, das quais 15 delas serão disponibilizadas para as cotas PPI (Pretos, Pardos e Indígenas). Ou seja, 50% das vagas são destinadas às cotas. Na ausência destes, as vagas serão preenchidas por ampla concorrência. Para participar das cotas será necessário enviar uma foto no ato de inscrição, sendo o único modo de inscrição e avaliação na classificação por cotas. O não envio da foto no ato de inscrição implicará na inscrição obrigatória em ampla concorrência e o participante declara sua total concordância neste ato. O curso é 100% gratuito para a comunidade
Público alvo: livre a todos interessados, discentes ou técnico-administrativos
Proposta de repertório de música brasileira para os níveis introdutório e elementar a partir da análise crítica de três métodos de ensino do piano
Ano: 2021
Coordenação: Gyovanna de Castro Carneiro
Resumo: Este Projeto pretende aplicar três métodos de iniciação ao piano, a saber: 1) Meu Piano é Divertido, 2) Hal Leonard Student Piano Library e 3) Europäische Klavierschule. Serão selecionadas três crianças a partir da idade (entre sete e nove anos), disponibilidade de tempo e interesse em aprender música e participar do projeto. Serão aplicados os métodos a fim de verificar o resultado, se os métodos atendem e trazem conceitos pertinentes a educação musical para crianças. A metodologia adotada será (aula expositiva, recursos didáticos propostos pelos métodos escolhidos e materiais de apoio que se fizer necessários). O município escolhido para trabalhar com as crianças foi Barra do Garças no Mato Grosso pela carência de escolas de música bem como disponibilidade das crianças e dos pais de participar do projeto.
Público alvo: Discente, docentes e técnicos administrativos
Piano Forte Quarentena
Ano: 2021
Coordenação: Consuelo Quireze Rosa
Resumo: Em vista das medidas de trabalho em modo remoto recomendadas para o combate ao COVID-19, durante todo o período de restrição social, adotamos o modo remoto para a continuidade do Projeto Piano Forte, tradicionalmente realizado na forma presencial pela EMAC, o projeto é realizado por meio de aulas de piano ministradas por professores da EMAC/UFG dirigidas à comunidade em geral e comunidade acadêmica, pessoas iniciadas no estudo do instrumento, com idade a partir de 16 anos. Aulas práticas e preparação progressiva no instrumento, visando o fortalecimento da tradição pianística no Estado de Goiás com participação de professores especializados.Utilização da forma master class e a plataforma Google Mett para as aulas realizadas às 5as feiras, das 17 as 19 horas. As aulas são ministradas em uma sala on-line cujo link é disponibilizado pela manhã toda 5a feira. Os alunos postam uma gravação do que vão apresentar na aula e os professores soltam o video com comentários e indicações ao piano de como estudar ou em como melhorar e corrigir os erros por meio dessa interação em que os alunos estão em casa com seus pianos ou teclados.
Público alvo: Acadêmicos da UFG iniciados no estudo de piano com idade a partir de 16 anos.
O regente professor: reflexões em grupos amadores e estudantis
Ano: 2021
Coordenação: Marcos Botelho Lage
Resumo: O curso engloba abordagens e reflexões sobre a função do músico a frente de grupos musicais (bandas, orquestras etc) amadores e estudantis, exercendo a função de regente-professor. Procedimentos em que a preparação prática de apresentações artísticas é o principal meio para a construção do conhecimento musical. Busca-se refletir sobre a educação musical praxial (Elliot) e aplicações práticas dos principais conceitos da pedagogia da performance e suas adaptações a diferentes grupos e realidades.
Público alvo: Alunos de musica
Rodas de Acolhimento e Diálogos colaborativos através de Práticas Integrativas
Ano: 2021
Coordenação: Sandra Rocha do Nascimento
Resumo: A oficina ou mini curso "Rodas de acolhimento e diálogos colaborativos através de práticas integrativas" tem por objetivo sensibilizar equipe de profissionais atuantes no CREMIC (Centro de Referência e Excelência em Medicina Integrativa e Complementar) - Unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES) – acerca da possibilidade de utilização integrada de práticas integrativas e complementares (PIC) diversas como a Musicoterapia, a Roda de Terapia Comunitária Integrativa e a Constelação Familiar enquanto método para realização de Rodas de Acolhimento com os usuários. A Oficina é de breve duração, em que serão realizados cinco encontros semi presenciais em carga horária de 10 horas (momentos síncronos) e atividades assincronas para absorção e verificação da aprendizagem. Uma vez que a implementação das PIC nos serviços da Rede de Atenção à Saúde requer, entre outros, a capacitação dos profissionais do SUS, e considerando que Goiás conta com o Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar – CREMIC, acreditamos que a oferta desta Oficina vai fortalecer a Unidade quanto aos seus atendimentos de grupo e/ou comunitários realizados através das PIC, possibilitando ainda, expansão importante no sentido de ampliar número de Rodas de Acolhimento com as Práticas Integrativas e Complementares em todo o Estado.
Público alvo: docente e discentes do curso de musicoterapia
Piano Forte em modo remoto
Ano: 2020
Coordenação: Consuelo Quireze Rosa
Resumo: Em vista das medidas de trabalho em modo remoto recomendadas para o combate ao COVID-19, durante todo o período de restrição social, adotamos o modo remoto para a continuidade do Projeto Piano Forte, tradicionalmente realizado na forma presencial pela EMACO projeto é realizado por meio de aulas de piano ministradas por professores da EMAC/UFG dirigidas à comunidade em geral e comunidade acadêmica, pessoas iniciadas no estudo do instrumento, com idade a partir de 16 anos. Aulas práticas e preparação progressiva no instrumento, visando o fortalecimento da tradição pianística no Estado de Goiás com participação de professores especializados.Utilização da forma master class e a plataforma Google Mett para as aulas realizadas às 5as feiras, das 17 as 19 horas. As aulas são ministradas em uma sala on-line cujo link é disponibilizado pela manhã toda 5a feira. Os alunos postam uma gravação do que vão apresentar na aula e os professores soltam o video com comentários e indicações ao piano de como estudar ou em como melhorar e corrigir os erros por meio dessa interação em que os alunos estão em casa com seus pianos ou teclados.
Público alvo: Discentes da EMAC- UFG e comunidade em geral
ATENDIMENTO ONLINE - Planejamento e Estratégias de atendimento
Ano: 2020
Coordenação: Sandra Rocha do Nascimento
Resumo: O uso de informações eletrônicas e tecnologias de telecomunicações (TICs) para apoiar cuidados de saúde clínicos de longa distância, educação de pacientes e profissionais relacionados à saúde, saúde pública e administração de saúde, tem se configurado como a grande demanda atual para a prática profissional em equipes multiprofissionais quer nas áreas da educação quanto da saúde. Os desafios são grandes ao uso das TICs, desde sobre as ferramentas das plataformas online até o manejo dos vinculos entre os participantes dos encontros virtuais. A capacitação continuada online que propomos atende aos aspectos teóricos e metodológicos necessários à boa implementação e otimização do uso das TICs em práticas profissionais, com o objetivo de promover reflexões sobre o ema e propor estratégias para auxiliar os profissionais nesses encontros online.
Público alvo: Alunos estagiários do Curso de Musicoterapia; Docentes do Curso de Musicoterapia/UFG;
Musicoterapia Online
Ano: 2020
Coordenação: Tereza Raquel de Melo Alcântara Silva
Resumo: Ação tem como objetivo realizar eventos acadêmicos on-line na área de musicoterapia, música e correlatas.
Público alvo: Estudantes, professores de musicoterapia, música e áreas correlatadas
MESA LIRA NA CLÍNICA MUSICOTERAPÊUTICA: TEORIA E PRÁTICA
Ano: 2019
Coordenação: Tereza Raquel de Melo Alcântara Silva
Resumo: A Mesa Lira é um instrumento musical para uso terapêutico. Ela consiste em uma caixa de madeira. com uma dimensão de aproximadamente 1 metro e 80 centímetros de comprimento e 60 centímetro de largura, sobreposta em quatro pernas, de madeira. Sob o tampo de maadeira, existem 42 cordas, todas afinas na mesma frequência, que ao serem tocadas, produzem um campo harmônico que pode ser percebido pelo corpo, que está sobre a mesa. Por se tratar de um instrumento terapêutico, cujas vibrações são percebidas diretamente pelo sistema sensorial, o seu uso requer uma capacitação. A UFG adquiriu uma Mesa Lira, no ano de 2016; Neste mesmo ano, tivemos o primerio curso de atualização em musicoterapia. Devido ao aumento de estudantes e profissionais musicoterapeutas, houve uma demanda para formarmos o segundo curso de capacitação, para preparar mais pessoas para utilizarem este instrumento no setting musicoterapêutico. Ele será terá uma carga horária de 20 horas, divididas em teoria, prática e estudo de caso final.
Público alvo: Discentes e Docentes do curso de graduação em Musicoterapia EMAC/UFG
Piano MPB/Jazz
Ano: 2019
Coordenação: Everson Ribeiro Bastos
Resumo: Este curso tem o objetivo de aprimorar a prática pianística em nível intermediário com foco na música popular brasileira e no jazz. A ênfase será nos aspectos práticos de harmonia, acompanhamento, improvisação e técnica.
Público alvo: Discentes
Piano Forte
Ano: 2019
Coordenação: Consuelo Quireze Rosa
Resumo: Aulas individuais gratuitas de piano ministradas por professores da EMAC/UFG dirigidas à comunidade em geral e comunidade acadêmica, pessoas iniciadas no estudo do instrumento, com idade a partir de 16 anos. Aulas práticas e preparação progressiva no instrumento, visando o fortalecimento da tradição pianística no Estado de Goiás com participação de professores especializados.
Público alvo: Discentes da EMAC- UFG e comunidade em geral
Animação quadro a quadro com recortes em papel
Ano: 2019
Coordenação: Francisco Guilherme de Oliveira Junior
Resumo: Oficina de animação quadro a quadro com fotografia de silhuetas recortadas e articuladas em papel.
Público alvo: Discentes e docentes da EMAC prioritariamente, comunidade da UFG vinculada à educação e às artes.
Grupos e Equipes no Contexto de Saúde
Ano: 2019
Coordenação: Fernanda Valentin
Resumo: A perspectiva biopsicossocial e também a abordagem dos determinantes sociais do processo saúde-doença demonstram que saúde e doença são fenômenos de um mesmo processo, composto por fatores biológicos, econômicos, culturais e sociais e, portanto o fazer em saúde é uma tarefa que envolve a cooperação de várias disciplinas do conhecimento humano, a ação de diversas profissões da área da saúde bem como a articulação entre diversos setores (Almeida, Castro e Vieira, 1998). Sendo assim, entende-se que o serviço em saúde precisa ser pensado e oferecido aos usuários de modo integral, multiprofissional e intersetorial, o que só é possível mediante uma ação baseada não apenas na ação individual. Neste contexto o trabalho com grupos e equipes se apresenta como estratégia para enfrentar o intenso processo de especialização na área da saúde, por possibilitar a integração dos distintos olhares profissionais que compõem as equipes interdisciplinares e produzir impacto sobre os diferentes fatores que interferem no processo saúde-doença. A literatura aponta que no contexto da saúde, o cuidado e a gestão de grupos e equipes é uma modalidade de trabalho coletivo pautado no relacionamento interpessoal e na interdisciplinaridade. Tudo isso só é possível por meio de relações recíprocas de comunicação e interação (Peduzzi, 2001; Araújo e Rocha, 2007).
Público alvo: alunos de graduação, pós graduação da área da saúde e técnicos administrativos da UFG
I FÓRUM DA ABRAPEM DE PESQUISA EM PERFORMANCE MUSICAL
Ano: 2018
Coordenação: Sonia Ray
Resumo: O Fórum buscou aprimorar e complementar a formação do artista e proporcionar a comunidade (leiga e iniciada) acesso à estudos contemporâneos sobre criação e formação de artistas da música, concentrados na produção do compositor IANNIS XENAKIS.
Público alvo: estudantes e profissionais da música
Renovando a arte: capacitação e atualização das novas tendências do ensino de música na escola
Ano: 2018
Coordenação: Marcos Botelho Lage
Resumo: Curso de capacitação e atualização para professores que ministram a linguagem artística MÚSICA e LINHA DE FRENTE nas escolas públicas da Rede Estadual de Goiás. O curso terá duração de 60 horas divididas em 4 Módulos Comuns e 3 Módulos Específicos, de forma a contribuir para um completo entendimento e melhor interação do público-alvo com os conteúdos ministrados. Além disso, os participantes receberão certificados de participação constando carga-horária, freqüência e avaliação.
Público alvo: Discentes dos cursos de música
Academia de Música UFG
Ano: 2017
Coordenação: Maria Cristina Prado Fleury Magalhães
Resumo: A Academia de Música UFG é uma iniciativa da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG que busca oportunizar o ensino musical para a comunidade local, através de oficinas de instrumento, canto, teoria musical e musicalização infantil, abertas gratuitamente a todo o público goiano.
Público alvo: Alunos do curso de Música-Licenciatura
Piano Forte
Ano: 2017
Coordenação: Consuelo Quireze Rosa
Resumo: Aulas individuais gratuitas de piano ministradas por professores da EMAC/UFG dirigidas à comunidade em geral ecomunidade acadêmica, pessoas iniciadas no estudo do instrumento, com idade a partir de 14 anos. Aulas práticas e preparação progressiva no instrumento, visando o fortalecimento da tradição pianística no Estado de Goiás com participação de professores especializados.
Público alvo: Discentes da EMAC- UFG
I Simpósio de Regentes de Bandas de Goiás
Ano: 2017
Coordenação: Marcos Botelho Lage
Resumo: O I Simposio de Regentes de Bandas de Goiás é visa ser um espaço primordialmente de aprendizagem e troca de experiências. O evento é constituido de palestras, mesas redondas, oficinas, relatos de experiencias e concertos. Teremos como convidados os regentes Dr Joel Barbosa (UFBA) e Dr Marcelo Jardim (UFRJ)
Público alvo: discentes dos cursos de música