
Profa. Sonia Ray lança o livro Pedagogia da Performance Musical
Sessão de autógrafos Quarta-feira 25 set 2019
Sonia Ray construiu uma sólida carreira como contrabaixista, pesquisadora e professora universitária. O trabalho de 20 anos na Universidade Federal de Goiás gerou a semente deste livro, uma tese inédita apresentada como requisito para a sua aprovação como Professora Titular da UFG, o nível mais alto da carreira docente universitária. A motivação da dissertação foi a busca de um conceito que permitisse a convergência entre as áreas de performance musical e educação : a pedagogia da performance musical.
Ray elaborou com cuidado e precisão o conceito de Pedagogia da Performance Musical como “um campo de conhecimento que emerge da relação dialética entre educação e conhecimentos musicais, fundamentado nas teorias e práticas formadoras do músico que necessariamente atua em público ou com a expectativa de estar em público em sua atividade principal. Não é campo independente, posto que o fazer musical é interdisciplinar por natureza, envolvendo aspectos múltiplos sempre orientados pela disciplina música”.
A questão proposta nos faz pensar, e pensar muito. Pensar, refletir e ampliar a visão sobre as relações que podem existir entre o ato de fazer música, tocar um instrumento, ensinar música e ensinar um instrumento musical. A pedagogia torna-se um conhecimento sobre saber fazer, e também sobre o saber sentir pois a performance musical une razão, emoção, e, principalmente, saber compartilhar a paixão por aprender um instrumento musical.
Resenha por Ricardo Freire (UnB)
Contato com a autora: Sonia Ray (Música-UFG)
soniaraybrasil@gmail.com
Contato com a autora: Sonia Ray (Música-UFG)
soniaraybrasil@gmail.com