Música na Escola de Música apresenta Manassés Aragão Quarteto

Música na Escola de Música apresenta Manassés Aragão Quarteto

Ereignis

: Teatro Belkiss - EMAC/UFG

: 06 November, 2019 at 08:50

Entrada gratuita


O show “Na trilha do General” é a apresentação do produto final desenvolvido por Manassés Aragão no mestrado em música oferecido pelo programa de pós-graduação profissional em música da Universidade Federal da Bahia (PPGPROM-UFBA). O quarteto é formado por Manassés Aragão (trompete e flugelhorn), Stevão Silva (teclados), Jader Gomes (bateria) e Merê (contrabaixo).


Os temas autorais de Manassés Aragão foram desenvolvidos no decorrer do seu curso por meio da utilização de alguns elementos musicais do trompetista carioca Márcio Montarroyos que, segundo Marcelo Passos Rocha (2016), foi um músico que abriu caminho para a exploração de novas sonoridades e que era chamado de “General” por seus amigos, uma vez que gravou 14 discos solo, e atuou com artistas tais como Tom Jobim, Ivan lins, Steve Wonder dentre outros.


Nesse contexto, vale destacar que a instrumentação utilizada por Montarroyos baseada no trompete/flugelhorn, contrabaixo, teclados e bateria, bem como a construção de um diálogo entre a base o trompete, a utilização do material melódico oriundo dos improvisos de Márcio Montarroyos e o resgate de elementos populares misturados aos elementos do jazz são pontos que Manassés Aragão utilizou para construir seus temas, trilhando assim um caminhos abertos pelo General.

 

Repertório:

Montarroziana no 03 (Manassés Aragão- 1981)
Montarroziana no01 (Manassés Aragão-1981)
Sabor da Tarde (Márcio Montarroyos- 1948-2007)
Lá em Goiás (Manassés Aragão-1981)
Carioca (Márcio Montarroyos-1948-2007)
Congo do Serro (Márcio Montarroyos-1948-2007)
General Montarra ( Manassés Aragão -1981)
Take Your Time( Márcio Montarroyos -1948-2007)
Bis – De Souza (Manassés Aragão- 1981)

 

Manassés Aragão é mestrando em pelo PPGPROM – UFBA, graduou-se em Educação Musical pela EMAC- UFG no ano de 2008. Desenvolve atividades como educador musical, trompetista e compositor. Iniciou os estudos musicais no ano de 1995, na igreja Assembléia de Deus ministério de Madureira. Em 2003, começou um trabalho relacionado à MPB com os violonistas Muth Lopes, Gustavo Ribeiro e o mestre Gamela, cujo resultado foi a gravação em 2010, de seu primeiro CD intitulado “Caminhos do Brasil” produzido pelo contrabaixista goiano Bororó.


É integrante da Banda Pequi desde 2005, onde teve a oportunidade de gravar um DVD com o guitarrista Nelson Faria e o cantor João Bosco em 2014, e um segundo DVD com os saxofonista Carlos Malta e o cantor Lenine em 2018, ambos sob a regência do saudoso maestro Jarbas Cavendish. Lançou em 2019, seu segundo CD, chamado “Confluente”, feito sob a direção do contrabaixista goiano Bruno Rejan.

 

Música na Escola de Música apresenta Manassés Aragão Quarteto