Recitais Noturnos 11 março 2020.png

Recitais Noturnos apresenta recital Música Brasileira com Vanderlei Alves e Carlos Costa

Evento

: Teatro Belkiss - EMAC/UFG

: 11 Marzo 2020, 18h - 21h

Recitais Noturnos 11 março 2020.png

 

Recital Música Brasileira com Vanderlei Alves - clarineta e Carlos Costa - piano

As músicas brasileiras escolhidas para este recital se apropriam de expressões de cunho impressionista, nacionalista e folclórica. Essas obras tonais também conversam com a harmonia popular de uma maneira rebuscada. O uso de polirritmia presente principalmente em Mignone, Villa-Lobos e José Siqueira demonstram o caráter improvisatório e de fantasia que se misturam com escalas modais. Esse repertório também evoca nossos ritmos brasileiros como força criativa na concepção e desenvolvimento das ideias musicais.

 

PROGRAMA

Francisco Mignone  - Prelúdios I e VI
Edmundo Villani-Côrtes  - Luz
Edmundo Villani-Côrtes - Águas Claras
Villa-Lobos  - Impressões Seresteiras
Osvaldo Lacerda - Melodia para clarineta solo
José Siqueira - Sonatina para clarineta e piano

 

Sobre os artistas:

FRANCISCO VANDERLEI ALVES DOS SANTOS
Vanderlei Alves é clarinetista e claronista da Orquestra Sinfônica de Goiânia desde 2015. Bacharel em música pela Universidade Federal de Goiás na classe de clarineta do Prof. Dr. Johnson Machado. Em 2014, foi um dos 3 finalistas do II Concurso Nacional Jovens Solistas da Orquestra Filarmônica de Goiás, em 2016 1º prêmio e prêmio do público no IV Concurso de Música Jovens Talentos: Troféu Mansueto Barbosa. Em 2018 foi bolsista do programa de intercâmbio onde estudou performance em clarinete com Dr. McClellan na Hugh Hodgson School of Music The University of Georgia – EUA. Participou como bolsista de festivais de música tais como Rocky Ridge Music Center, Colorado-EUA, Festival de Inverno de Campos do Jordão, Oficina de Música de Curitiba, CIVEBRA (Curso Internacional de verão da Escola de Música de Brasília) onde teve classes com clarinetistas de algumas das mais renomadas instituições no ensino de música como: Boston Conservatory, Longy School of Music – Boston, Conservatório de Lyon, University of Georgia, Texas Tech University, School of Music – The University of Iowa, e Escola Superior de música e Artes do Porto. É professor assistente de clarineta e música de câmara no Instituto Federal de Goiás, e colaborador JC Woodwinds.

 

CARLOS COSTA
Carlos H. Costa, pianista e maestro nascido em São José dos Campos, SP. Atualmente é professor de regência, piano, e piano em grupo da Universidade Federal de Goiás, presidente da Comissão de Eventos da EMAC/UFG e desenvolve pesquisa nas áreas da Regência Orquestral, Piano em Grupo, performance do piano e música de câmara. Bacharel em Física pela Unicamp, bacharel em piano pela Universidade do Alabama em Huntsville, mestre em piano pela Universidade Estadual de Ohio, mestre em regência pela Universidade da Georgia em Athens e doutor em piano pela mesma universidade. Como pianista solista e camerista tem se apresentado nos Estados Unidos, Itália, Portugal e Brasil com instrumentistas como Carmelo de los Santos, Ana Flavia Frazão, Ricardo Freire, Liliana Bizinechi entre outros. Regeu a Orquestra Sinfônica da Universidade da Georgia, a Orquestra Sinfôncia da Universidade de Wyoming, a Orquestra Sinfônica de Goiânia e regeu a Orquestra Acadêmica Jean Douliez da UFG. Em 2012 lançou o "Piano em Grupo: Livro Didático para Ensino Superior" e coordenou o II Encontro Internacional de Piano em Grupo. De 1998 a 2001 foi professor de Piano em Grupo nas Universidades de Youngstown em Ohio e University of Georgia em Athens. Em 2009 montou o Laboratório de Piano em Grupo na Escola de Música e Artes Cênicas da UFG que conta com 11 clavinovas CVP-401 onde ministra as disciplinas Piano em Grupo I, II, III e IV para alunos de regência, composição, educação musical e bacharelandos em instrumento. Temas de pesquisa: Potencialidades interpretativas do Clavinova CVP401; Harmonização - métodos e metodologias; Análise da movimentação do punho com fins interpretativos utilizando de software desenvolvido em parceria com o departamento de Ciências da Computação da UFG. Entre suas últimas apresentações em 2017, 2018 e 2019 estão o recital de piano solo na UFRGS (Porto Alegre) por ocasião da comemoração dos 30 anos de existência do PPGMúsica da UFRGS, como solista tocou o concerto de Mozart ao piano acompanhado pela Orquestra da Associação Mozart Itália/Goiás em Pirenópolis. Regeu a Orquestra Sinfônica da Wyoming University e tocou recital solo na mesma Universidade em dezembro de 2019.