Próxima edição do Projeto "O Piano e suas Perspectivas", será  com o Maestro Jorge Costa Pinto

: YouTube UFG Oficial

: 10 de Julho 2020 - 17h às 18h

A próxima edição do Projeto "O Piano e suas Perspectivas", será  às 17h do Brasil e 21h de Portugal, do dia 10 de Julho, com o Maestro Jorge Costa Pinto, nascido em Portugal, formou-se na Berklee College of Music (1965) em Jazz, Arranjo e Direção de Orquestra. Além de ter sido aluno de Fernando Lopes Graça, Jorge Peixinho, Luis Sager, Herb Pomeroy e James Prógris.

Foi o primeiro professor de Jazz em uma escola portuguesa, no Conservatório Nacional de Lisboa. Além de compositor, o Maestro Jorge Costa atuou durante muitos anos como pianista, acordeonista e baterista, tendo tocado com grandes nomes da música internacional, como Amália Rodrigues. Também foi pioneiro na rádio (Emissora Nacional) e na TV (Rádio Televisão Portuguesa) a organizar grupos de câmara e Big Band para tocar Jazz ao vivo.

Já conduziu orquestras em Portugal, Espanha, França, Luxemburgo, Yuguslávia, Grécia, Irlanda, Brasil, Venezuela, Argentina, África do Sul, dentre outros. Compõe para diversos instrumentos, orquestra, Big Band, Cinema, Musicais, Peças Teatrais. Para a Televisão Portuguesa, colabora como diretor musical em várias produções, como “Festivais da Eurovisão, “ Convívio Musical” etc. E também é o diretor e apresentador do programa “Coreto”, da Rádio Clássica - Antena 2, Rádio Telivisão Portuguesa, divulgando assim a música bandística de todo o mundo.

Autor de diversos livros publicados, recebeu várias medalhas e honrarias, como a Medalha da Sociedade Portuguesa de Autores e Medalha de Mérito Cultural de várias câmaras portuguesas.

O Piano e suas Perspectivas é um projeto que aborda não apenas o instrumento piano, mas a influência da música e sua história na humanidade. Todas as semanas serão entrevistadas personalidades reconhecidas no Brasil e no exterior, através do YouTube oficial da Universidade Federal de Goiás. Se trata de um projeto de extensão que foi criado para oferecer aos alunos de música da EMAC-UFG em tempos de aulas não presenciais, um contato diferenciado com artistas e idéias musicais, porém, pela amplitude do tema, atenderá assuntos de interesse da comunidade em geral.

Projeto de extensão da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, Reitoria Digital e Rádio Universitária, com apoio do Centro de Estudos Brasileiros, Fundação para a CIência e Tecnologia de Portugal, Centro de Estudos em Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa. A Equipe é formada por Andréa Luísa Teixeira (coordenação), Maria Caroline Porto, Pablo Lisboa e Sérgio de Paiva.

Piano__EMK__900x1200px_Prancheta_1_cópia_3