O piano e suas perspectivas com Dr. Alejandro L. Madrid

Evento

: YouTube UFG Oficial

: 17 de Julho 2020 - 17h às 18h

O piano e suas perspectivas andrea luisa teixeira 17 julho

 

O Piano e suas Perspectivas é um projeto que aborda não apenas o instrumento piano, mas a influência da música e sua história na humanidade. Todas as semanas serão entrevistadas personalidades reconhecidas no Brasil e no exterior, através do YouTube oficial da Universidade Federal de Goiás. Se trata de um projeto de extensão que foi criado para oferecer aos alunos de música da EMAC-UFG em tempos de aulas não presenciais, um contato diferenciado com artistas e idéias musicais, porém, pela amplitude do tema, atenderá assuntos de interesse da comunidade em geral. A próxima entrevista, no dia 17 de Julho, às 17:00 do Brasil e 21:00 de Portugal,  será com Dr. Alejandro L. Madrid, professor de musicologia e etnomusicologia na Universidade de Cornell (USA). Se formou no doutorado em Musicologia com especialização em estudos culturais comparados.

Dr. Madrid foi professor visitante nas Universidades de Harvard, professor convidado do Centro de Investigação da Música Cubana em Cuba, Universidade Alberto Hurtado, Universidade Católica do Chile, Universidade da República do Uruguai, Universidade Nacional de Córdoba e San Martín na Venezuela e Universidade Autónoma do México. Dr. Madrid é frequentemente convidado como comentarista especialista por meios de comunicação nacionais e internacionais, incluindo The New York Times, The Washington Post, Agence France-Presse, Public Radio International e Radio Uruguay (SODRE). Recentemente, atuou como consultor musical do aclamado cineasta Peter Greenaway, cujo filme, Eisenstein em Guanajuato, se passa no início dos anos 30 no México. Seu trabalho envolve músicas populares, folclóricas e artísticas, bem como práticas sonoras, a partir de perspectivas multi-metodológicas, tornando-o um dos estudiosos mais eficazes de hoje, atravessando e frequentemente obscurecendo as fronteiras disciplinares entre musicologia histórica, etnomusicologia, estudos de música popular e estudos Culturais. Sua produção foi descrita como um "modelo para trabalhos futuros que visam atravessar fronteiras entre musicologia e etnomusicologia" e como "bolsa de estudos que intervém em várias conversas críticas importantes".

Dr. Madrid é autor de vários livros premiados,  dentre eles: Los sonidos de la nación moderna. Música, cultura e ideas e el México pos-revolucionario, 1920-1930, com tradução em inglês posterior como Sounds of the Modern Nation Music, Culture, and Ideas in Post-Revolutionary Mexico; Nor-Tec Rifa! Eletronic Dance Music from Tijuana to the World; Music in Mexico; Danzón, Circum-Caribbean Dialogues in Music and Dance (co-edição com Robin Moore); e In Search of Julián Cariillo and Sonido 13. Também editou Postnational Musical Identities. Cultural Production, Distribution, and Consumption in a Globalized Scenario (co-editado com Ignacio Corona).

Dr. Madrid atua também como editor da premiada série Currents da Oxford University Press em música latino-americana e ibérica e, desde 2019, é co-editor da revista Twentieth-Century Music. O trabalho de Dr. Madrid foi reconhecido com algumas das mais importantes honrarias e prêmios no campo da musicologia, estudos musicais e estudos latino-americanos. Em 2017, Madrid recebeu a Dent Medal, um dos reconhecimentos mais importantes na área de bolsas de música, concedido pela Royal Musical Association e pela International Musicological Society por "contribuições extraordinárias à musicologia". Ele é o único estudioso ibero-americano que recebeu essa prestigiada honraria desde seu início em 1961. Seu trabalho também recebeu o Philip Brett da American Musicological Society (AMS); o Prêmio Robert M. Stevenson (2016 e 2014) da AMS de melhor livro sobre música ibérica ou latino-americana; o prêmio Humanities Book do México da Latin American Studies Association (2016); o prêmio Béla Bartók, da Fundação ASCAP (2014), pelo melhor livro de etnomusicologia; o Woody Guthrie Award da Associação Internacional para o Estudo da Música Popular nos EUA. Branch (2009) para melhor livro na área de estudos de música popular; entre outros reconhecimentos importantes.

“O Piano e suas Perspectivas” é uma realização da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG e Reitoria Digital, com apoio da Rádio Universitária, Centro de Estudos Brasileiros, Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal, Centro de Estudos em Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa. A equipe é composta pelos pesquisadores da UFG: Andréa Luísa Teixeira (coordenação); Maria Caroline Porto, Pablo Lisboa e Sérgio de Paiva.