O piano e suas perspectivas com André Oliveira

: YouTube UFG Oficial

: 14 de Agosto 2020 às 17:00

O piano e suas perspectivas com André Oliveira

André Oliveira tem 20 anos de atuação como diretor, curador, programador e produtor artístico de música clássica, instrumental e popular, tendo produzido mais de 800 eventos musicais. Em 2018 fundou sua própria agencia de gerenciamento de carreiras em que cuida de artistas como a multi-artista Delia Fischer (indicada ao Grammy Latino 2019), da Banda Black Rio, da cantora e compositora Maria Rita Stumpf, do instrumentista e cantor PC Castilho, do pianista israelense Daniel Gortler e do violoncelista russo Dmitri Maslennikov.
Foi programador do Blue Note Rio em sua primeira fase (2017), onde cuidou da contratação de famosos nomes da música internacional. Foi um dos fundadores e por 12 anos (2004-2016) diretor artístico do MIMO Festival (Olinda, Recife, João Pessoa, Ouro Preto, Tiradentes, Paraty e Rio de Janeiro), diretor e produtor artístico por 10 anos do Rio Cello Encounter (2001-2010). Em 2005 foi indicado como produtor ao Grammy Latino pelo CD “Fantasia brasileira”, da Camerata Rio Strings. Foi por 8 anos produtor artístico e programador das temporadas da Sinfônica de Barra Mansa (2008-2016) e co-fundador e assistente de coordenação pedagógica dos cursos de graduação em Música do Centro Universitário daquela cidade, UBM, tendo obtido a nota máxima em auditoria do MEC (2008-2012). Desde 2012 é produtor artístico da Semana Internacional de Música de Câmera do Rio que se realiza na Cidade das Artes. Criou e dirigiu séries de música em diversos espaços culturais do Rio de Janeiro – CC Justiça Federal (Quartas Instrumentais, Música de Câmara na Justiça), Academia Brasileira de Letras (Literatura e Música de Câmara na ABL), Sala Cecília Meireles (Ciclos Schumann e Richard Strauss, Centenário de Drummond, 70 anos da Academia Brasileira de Música, etc) e Theatro Municipal (concertos com a Filarmônica de Israel, Sinfônica de Barra Mansa, solistas do Cello Encounter). Em São Paulo, trabalhou na Hebraica, Sesc Pompéia, Sesc Paulista, Sesi-Fiesp e Fundação Oscar Americano. Foi diretor artístico do 1º Festival Latino Americano de Música Instrumental e programou artistas brasileiros no Philadelphia Jazz Festival, Festival de Verão de Quebec e do Festival de Villa Meltchet (Israel), no Jazzkeller Frankfurt, etc. Engenheiro Mecânico pela UFRJ e MBA em Finanças pela Coppead/UFRJ, cursou Mestrado em Música na Universidade Federal do Rio de Janeiro.