O piano e Suas Perspectivas com Alejandro Iglesias Rossi

: YouTube UFG Oficial

: 28 de Agosto 2020 às 17:00

O piano e Suas Perspectivas com Alejandro Iglesias Rossi

Alejandro Iglesias Rossi é presidente do Conselho Argentino de Música e Vice-presidente do Conselho de Música das Três Américas do International Music Council – UNESCO.

O Maestro desenvolveu a sua atividade em diferentes áreas do campo musical:

Como compositor, é a única personalidade que recebeu as duas distinções musicais emblemáticas da UNESCO: o Primeiro Prémio da International Rostrum of Composers (Paris 1985) pela sua obra Ritos Ancestrais de uma Cultura Esquecida (Paris 1985) considerada como "uma obra-prima da música do século XX ", do Conselho Internacional de Música da UNESCO; e o International Rostrum of Electroacoustic Music (Amsterdam 1996), por sua obra Angelus.

Suas obras foram apresentadas em todo o mundo nas grandes salas de concerto: Lincoln Center, Georges Pompidou Centre, Carnegie Hall, Oslo Konserthus, Teatro Colon, Filarmônica de Varsóvia, Amsterdam Concertgebouw, London Queen Elizabeth Hall, Hong Kong City Hall, bem como em rádios e televisões (BBC, Radio France, Deutschland Radio-Berlin, RAI, Polish National Radio, NHK-Tokio, Societe Radio Canada-CBC, New Zealand National Radio e Radio Nacional de España, entre outras).

Foi júri do Prêmio de Honra de Música da UNESCO de 1991 (Paris), das Jornadas Mundiais da Música de 1992 (Varsóvia) e do Prêmio de Composição Musical do National Endowment for the Arts da Argentina, entre outros.

Como intérprete e Maestro, criou a “Orquesta de Instrumentos Autoctonos e Nuevas Tecnologias” e a conduziu em turnê por todo o mundo, cujo produto é o seu mais recente DVD que está no catálogo NAXOS. O trabalho da Orquestra foi galardoado com o MUSICAL RIGHTS AWARDS do International Music Council por ser “um Programa inspirador que recupera e dá vida artística aos instrumentos musicais indígenas, muitos deles esquecidos, ao desenvolver investigação, composição, cursos universitários, cursos comunitários, exposições, concertos e um modelo musical pedagógico para crianças e adultos de todos os níveis. ”

Como educador musical, criou e dirige o Mestrado em Criação Musical, Novas Tecnologias e Artes Tradicionais e o Bacharelado em Música Nativa, Clássica e Popular da América na Universidad Nacional Três de Febrero.

Ele foi convidado a realizar seminários em vários países ao redor do mundo: Indonésia, Canadá, Nova Zelândia, Jordânia, França, Polônia, Brasil, Colômbia, Chile, Bolívia, Venezuela, Cuba, México, Porto Rico, África do Sul e Cingapura.

Como pesquisador, criou e dirige o Centro de Etnomusicologia e Criação em Artes Tradicionais e de Vanguarda da Universidad Nacional de Três de Febrero. Ele viajou pela América com o objetivo de resgatar os instrumentos musicais nativos desconhecidos por séculos (por exemplo: incensários sonoros, garrafas de apito zoomórfico e antropomórfico, apitos ehecatl, flautas e ocarinas duplas, triplas e quádruplas, etc.) e inseri-los novamente no corpus disponível para criação, pesquisa, luthería e interpretação contemporânea.

O projeto acadêmico-artístico que dirige na Universidad Nacional de Três de Febrero foi declarado de Interesse Cultural tanto pelo Senado da Nação Argentina como pelo Parlamento do MERCOSUL, a Declaração indica que “este modelo de pesquisa e criação é único no mundo e tenta abordar o conhecimento de forma abrangente. Nesse cruzamento de instrumentos indígenas com as novas tecnologias, o estudo com a criação, o teórico com o prático, e o saber moderno com o saber antigo, é promovida uma ideia de trabalho que a aproxima de uma concepção ritualística e celebratória da música".