O Piano e suas Perspectivas com Joe Coronado

: YouTube UFG Oficial

: 09 de Outubro 2020 às 17:00

O Piano e suas Perspectivas com Joe Coronado

De ascendência mexicana, José Rodriguez Coronado nasceu nos Estados Unidos da América (Aurora, Illinois). Reside atualmente em Lisboa, onde desenvolve a sua abrangente carreira como fagotista, pianista, tenor, ator, compositor e Maestro.
Músico precoce, fez a sua primeira apresentação pública aos cinco anos de idade, interpretando “Santa Claus” e “Frosty, the Snowman” , tendo ainda desempenhado vários papéis em “Sesame Street” . Ainda na escola primária, iniciou o estudo da flauta doce, passando depois ao fagote e ao piano. Foi o responsável pela parte pianística do programa musical intitulado “Music around the world” . Aos onze anos, tocou o seu primeiro solo de fagote, fez arranjos para conjuntos musicais e, aprovado no concurso do seu Estado, passou a integrar a orquestra da sua escola.
Tomou pela primeira vez contato com o género do musical ao assistir o espetáculo “Anything Goes” (Cole Porter) que o marcou profundamente, despertando, deste modo, a sua apreciação e a sua dedicação ao género. Desse momento em diante, realizou pequenas intervenções no palco, em peças como “Christmas Carol” e “Oliver” , de Charles Dickens. Como actor, cantor, fagotista ou pianista, participou em “Guys and Dolls”, “Carousel”, “West Side Story”, “Godspell”, “South Pacific”, “The truth about Cinderella”, “Music Man”, “Man of la Mancha”, “Superman”, “My Fair Lady”, “Hello Dolly” e “Pajama Game” . Aos treze anos, foi pianista responsável por toda a preparação e interpretação do musical “Cabaret.
Desde os seus tempos de estudante, integrou várias orquestras como fagotista (Orquestra Sinfónica de Fox Valley e Orquestra Sinfónica Juvenil de Greater Chicago) e, em 1979, foi dispensado do seu curso regular, por ordem do Presidente dos Estados Unidos da América, para uma tournée como fagotista da McDonald’s All American High-School Band e All Amerciacn Jazz Band. Nesta ocasião, apresentou-se no Carnegie Hall (Nova Iorque), executando fagote e flautim com Lionel Hampton. Foi vencedor do concurso para solista no concerto em memória de Arthur Schnabel, tendo também tocado sob a direcção do maestro Leonard Bernstein.
Por mérito, como vencedor de um concurso em 1980, foi bolseiro do New England Conservatory of Music, onde terminou o curso com distinção (1985) com os diplomas de “Bachelor of Music Education” e “Bachelor in Applied Music Bassoon Performance”. Participou em inúmeros concertos nos estados de Massachussets e de New Hampshire e em cidades como Chicago, Las Vegas, e Toronto. Deu concertos
na Europa, Asia, e América de Sul.
Em 1990 passou a morar em Lisboa, onde após vencer as audições para o seu instrumento, passou a integrar a Orquestra Gulbenkian como 2º. Fagote Solista. Como pianista, arranjador, Maestro e cantor, participa nos agrupamentos Castafiore Trio (opereta), 4 por 4 (música popular de Macau, África, Portugal e Brasil), Vozes da Broadway. Em Abril de 2006, cantou em Salome de R. Strauss, na Fundação Gulbenkian. Participa com muitos outros artistas em recitais de canto e de instrumentos.