O Piano e suas Perspectivas com Chico Chagas

O Piano e suas Perspectivas com Chico Chagas

Evento

: YouTube UFG Oficial

: 02 ottobre 2020 alle 17:00

O Piano e suas Perspectivas com Chico Chagas

 

Acordeonista, tecladista e pianista, natural de Rio Branco, Acre. Filho, neto e bisneto de acordeonista, também estudou violão, baixo, trompete, clarinete, flauta doce e sax.
Licenciado em música pela FAMES (Faculdade de Música do Espirito Santo) e pós-graduando em Gestão escolar e Especialização em didática do ensino superior, também estudou harmonia no CIGAM (Centro Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical), piano popular com o maestro Leandro Braga, piano jazz com o pianista italiano Dário Galante e técnica de piano clássico com o professor Breno Lucena (todos no Rio de Janeiro). Morou na França, Alemanha e Londres onde morou maior parte do tempo na Europa, estudou acordeon clássico com Romano Viazzani, ainda em Londres recebeu um convite para escrever um livro sobre o Acordeon Latin Jazz pelo professor Owen Murray, responsável pela cadeira de acordeon na Royal Academy of Music.
No Brasil tocou e gravou com nomes como Milton Nascimento, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Cássia Eller, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Elba Ramalho, Alceu Valença, Trio Forrozão, Orquestra Sinfônica Brasileira, Adriana Calcanhoto, Marina Lima, Maria Bethania, Mú Carvalho, Moraes Moreira, Bezerra da Silva, Boca Livre, Pinduca, Genival Lacerda, João Bosco, Djavan, Erasmo Carlos e outros. Tem composições gravadas com Paulo Moura, Naná Vasconcelos, Trio Forrozão, Spok Frevo Orquestra entre outros. É diretor premiado com o show “Do Cóccix até o pescoço” da cantora Elza Soares, Tem 4 Cds gravados no Brasil e 3 em fase de finalização: em Tourino, Itália com o baterista Enzo Zirilli e o baixista Aldo Mela, e dois em Londres um com banda e outro em duo com o saxofonista Dave O’Higgins. Foi o vencedor do Kaunas Jazz Festival, Lituânia, 2009 com o melhor show de jazz ao lado do saxofonista britânico Dave O’Higgins (Frank Sinatra, Ray Charles, BBC Big Band entre outros).
Em 2019, foi jurado em cinco bancas onde presidiu duas no PIF (Premio Internazionale della Fisarmonica), o mais famoso festival de acordeon do mundo, em Castelfidardo, Italia. Esse ano foi novamente convidado para compor a banca de jurados na categoria Jazz.
Atualmente dedica-se ao estudo do acordeon jazz e o acordeon brasileiro em toda sua essência, de norte a sul do Brasil e as suas mais diversas linguagens, além de apresentações em Duos, trios, com banda e solo.