Yamira Rodríguez Núñez

: YouTube UFG Oficial

: 11 de Dezembro 2020 às 17:00

Yamira Rodríguez Núñez

Yamira Rodríguez Núñez é uma renomada pianista Cubana-Colombiana. Bacharel em Música com especialização em Piano, foi distinguida com o Prêmio Galardón de Oro. Mestre e Doutora em Ciências da Arte, graduada pelo Instituto Superior de Artes, Havana - Cuba, onde também foi orientadora em várias teses de pós-graduação. Trabalhou como pianista para as bandas Las Sonoras Son na França e com El Grupo Cohíba na Colômbia. Com esta última turma recebeu o Prêmio Congo de Oro do famoso Carnaval de Barranquilla. Ela foi premiada pela Associação do Dia Internacional da Mulher, com o Prêmio Mulher Destaque - 2009. Publicou diversos artigos musicais e quatro livros. Participou de eventos acadêmicos e artísticos nos Estados Unidos, Espanha, Cuba, República Dominicana, França e Colômbia. Yamira resgatou do esquecimento, a vida e obra de compositores de música clássica da Região do Caribe colombiano. É professora titular da Universidad del Atlántico-Barranquilla (Colômbia), onde já foi premiada mais de quatro vezes como a melhor professora da Universidade. É também diretora do Grupo de Pesquisa Arte Ação, que possui categoria A de acordo com a classificação do Ministério das Ciências da Colômbia.