O Piano e suas Perspectivas com Angélica Faria

: YouTube UFG Oficial

: 29 de Janeiro 2021 às 17:00

O Piano e suas Perspectivas com Angélica Faria

Angélica Faria é graduada em Educação Musical, Composição e Regência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e no Mestrado de Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense. Estudou Music Technology/ Music for Scores na Juilliard School e Regência na Internationale Bachakademie Stuttgart sob Helmut Rilling. Durante um período de aproximadamente 10 anos, auxiliou a Prof. Cleofe Person de Mattos em sua pesquisa, fazendo levantamento das partituras de José Maurício Nunes Garcia. Atuou como professora em diversas instituições no Rio de Janeiro e dirigiu o Laboratório de Música e Movimento. Escreveu Balés para a Cia. de Dança Elenita Sá Earp. Enquanto Coordenadora da Escola de Música Villa-Lobos, criou o Programa dos Núcleos Avançados, que levou a EMVL a bairros de difícil acesso e outros Municípios do rio de Janeiro. Trabalhou como regente Coral na Escola de Música Villa-Lobos, Conservatório Brasileiro de Música, dentre outros. Atuou também como Regente de Coro e Orquestra em diversos Festivais de Música. Regeu a Orquestra da Escola de Música Villa-Lobos na VII Bienal de Música Brasileira Contemporânea (1989).
Angelica Faria tem apresentado seus trabalhos em festivais, Bienais de Música Brasileira Contemporânea, Encontro Internacional de Mulheres Compositoras, Latin-American Composers’ Encounter, Fou de Bassoon and Brasilianische Botscoft, Add a Movie Festival e Anathemas, e na V International Congress of Music and Mathematics_MusMat. Recentemente, foi convidada a participar do Projeto do Sesc Sonora Brasil Líricas Femininas. Faria tem se dedicado à pesquisa interdisciplinar, e trabalhado com diversos artistas em Residências no Brasil e nos EUA. Sua produção interdisciplinar inclui trabalhos de Música para Teatro, Música para Filme, Video Instalação, Música para Vídeos, Produção e Composição para Video Dance. Tem um trabalho colaborativo com Susane Travassos, o Duo Une Deux-Experiência Artística Interdisciplinar.
É Diretora Artística da organização Intercultural Art and Healing Project, na qual desenvolve Projetos que contemplam diversas linguagens artísticas. Um destaque é o Projeto Young Artist, que tem como objetivo incentivar jovens estudantes a desenvolver a Prática Interpretativa na Música Contemporânea.
Recebeu vários prêmios como compositora e teve a honra de receber o Diploma de Personalidade Afro Brasileira do Estado do Rio de Janeiro (1992) e foi selecionada, como compositora, pela Organização THE FIELD (New York) para participar da Artward Bound Residency.
Discografia:
CD Autoral: MORADA DOS VENTOS
CD Angelica Faria como parte da série produzida pela Funarte que compila obras de compositores apresentadas nas Bienais de Música Brasileira Contemporânea.