O Piano e suas Perspectivas com Bariani Ortêncio
Waldomiro Bariani Ortêncio (Igarapava, 24 de Julho de 1923 é escritor, folclorista e compositor brasileiro. Natural do Estado de São Paulo, mora, desde os quinze anos, em Goiânia, Goiás. Sua obra é conhecida por tratar de aspectos da cultura goiana. Estabeleceu-se como comerciante no bairro de Campinas com o Bazar Paulistinha, uma loja de discos, a qual veio a se tornar uma célebre casa comercial. Por esse tempo, também foi goleiro do Atlético Clube Goianiense.
Ao longo de sua vida, exerceu diversas outras atividades: professor de matemática, comerciante, fazendeiro, industrial e minerador.
Iniciou-se como escritor ainda na infância, em Itaperava, no jornal estudantil O Chicote. Em Goiânia, tão logo matriculou-se no Liceu, passou a escrever para o jornal estudantil da escola.
Detentor dos Prêmios Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos, da Prefeitura Municipal de Goiânia, Bolsa de Publicações José Décio Filho, do Governo do Estado de Goiás e Prêmio João Ribeiro, da Academia Brasileira de Letras. Em abril de 1968, recebeu o título de Cidadão Goianiense, concedido pela Assembléia Legislativa do Estado de Goiás pela atenção aos relevantes serviços prestados à capital.
É membro das Academias Goiana(cadeira n.º 9) e Goianiense de Letras (cadeira n.º 23) e do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (cadeira n.º 46). Sócio da União Brasileira de Escritores de que foi presidente, da Comissão Nacional de Folclore da Associação Goiana de Imprensa, além de outras agremiações sociais, culturais e de classe, entre as quais, Comissão Goiana de Folclore, Conselho Estadual de Cultura, Ordem Nacional Bandeirantes e Sociedade Geográfica Brasileira. Em 12 de abril de 2013, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Goiás.