O piano e suas perspectivas com Clovis Alessandri

: YouTube UFG Oficial

: 12 de Fevereiro 2021 às 17:00

O piano e suas perspectivas com Clovis Alessandri

Clovis Alessandri iniciou seus estudos de piano com Heloisa Barra Jardim no Instituto de Artes, hoje Escola de Música e Artes Cênicas da UFG. Transferiu-se para o Rio de Janeiro onde, na classe da Profa. Ordália Jacobina, concluiu com menção honrosa e nota máxima o Curso Superior de Música. Durante sua formação, esteve sob orientação artística e musical de Belkiss S. Carneiro de Mendonça, Camargo Guarnieri e Arnaldo Estrella. Nesse período, iniciou suas atividades como concertista e obteve prêmio em vários concursos, entre os quais: 1º Prêmio no Concurso Lorenzo Fernandez, RJ; Medalha de Ouro no Illinois Music State Contest; Troféu do TV Keyboard Award, Chicago, USA. Realizou com sucesso cursos de Interpretação Pianística com Magda Tagliaferro, Jeanne-MArie Carré; Bruno Seidlhofer e Gyorgy Sandor. Em 1975 seguiu para a República Federal de Alemanha, para aperfeiçoar seus estudos na Escola Superior de Música de Colônia, com o Prof. Aloys Kontarsky. Desde então, encontra-se radicado nessa cidade onde, simultaneamente com suas atividades pedagógicas, tem-se apresentado como solista e camerista em concertos na Alemanha, França, Itália, México e USA.
Entre as inúmeras críticas, destacam-se:
"No Mirois de Ravel, sua maneira de tocar, ao mesmo tempo generosa e equilibrada, conquistou de imediato o público" ( Le Dauphin, Annecy, França).;
"O pianista demonstrou sonoridades ampla e plenamente idiomática nos Intermezzi de Brahms. O ponto culminante do recital, no entanto, foi a interpretação da Il Sonata de Prokofieff. O quarto movimento deu a dimensão exata da maestria adquirida pelo pianista". (O Estado de São Paulo).
"No Vallee D'Oberemann o pianista Clovis Alessandri criou sonoridades e toques de uma extrema riqueza, fazendo clara a proximidade do Impressionismo. Com sutileza delineou claramente a melodia e demonstrou grande virtuosismo nas sequências de oitavas, deixando uma extraordinária impressão na obra de Franz Liszt (Stadtanzeiger - Colônia).
"Clovis Alessandri é um poeta. Ele não se impõe jamais pela força, mas através de sutilezas de som e cor".