O piano e suas perspectivas com Linda Bustani

O piano e suas perspectivas com Linda Bustani

Evento

: YouTube UFG Oficial

: 26 de Fevereiro 2021 às 17:00

O piano e suas perspectivas com Linda Bustani

 

Linda Bustani é umas das mais destacadas pianistas da história do piano brasileiro. Seu repertório é composto por mais de 40 concertos para piano e orquestra, além de uma extensa lista de obras camerísticas e, naturalmente, para piano solo. Nascida em Rondônia, Linda se mudou ainda criança para o Rio de Janeiro, onde foi uma brilhante aluna de Arnaldo Estrella e de Antônio Guedes Barbosa. Premiada aos 15 anos no Concurso Internacional Vianna da Mota, em Lisboa, foi convidada por Iakov Zak para trabalhar sob sua orientação no Conservatório Tchaikovsky de Moscou, onde também foi aluna de Elisso Virsaladze. Ganhou prêmios em competições internacionais no Rio de Janeiro e em Bratislava, mas foi sua aclamada participação no Concurso Internacional de Leeds, em 1974, que lançou sua carreira internacional.

Seguiu-se uma séries de concertos e recitais em Portugal, Holanda, Bélgica, República Tcheca, Hungria, Rússia, Reino Unido, Japão, Estados Unidos e também na América Latina. Apresentou-se com orquestras como a Concertgebouw, New Philharmonia, Bournemouth Symphony, City of Birmingham Symphony, Royal Liverpool Philharmonic, BBC Welsh, BBC Scottish, Hallé e Bratislava Symphony, sob a direção de maestros como Simon Rattle, Charles Groves, William Tausky, Anatoli Fistoulari, Louis Frémaux, Okko Kamu, Gunther Herbig, John Neschling, Isaac Karabtchevsky, Eleazar de Carvalho, Roberto Duarte, Henrique Morelenbaum, Alceo Bocchino, Roberto Tibiriçá e Lígia Amadio.

No início dos anos 1980, após uma exaustiva turnê de recitais pela Europa, Linda decidiu fazer uma longa pausa dos palcos para se dedicar à família, ao ensino da música e, sobretudo, ao seu próprio crescimento pessoal. Quando retornou às salas de concerto, suas performances revelavam uma metamorfose: Linda era agora uma intérprete mais madura, autocrítica e investigativa. Desde então, sua intensa carreira de concertista segue ininterrupta. Em 2003, foi recipiente do Prêmio Carlos Gomes – o mais prestigioso prêmio musical do Brasil – na categoria "Melhor Pianista do Ano".

No ano de 2016, fez a premiére brasileira do desafiador Concerto para Mão Esquerda de Sergei Prokofiev, acompanhada da Orquestra Petrobras Sinfônica. No mesmo ano, formou com os amigos David Chew, Michel Bessler e Bernardo Fantini o quarteto Lindarte.

Em 2020, Linda foi homenageada com um concurso que levou seu nome, o "Linda Bustani International Piano Competition", no qual ela também participou do júri.