O Piano e Suas Perspectivas com o Duo Heloisa e Amilcar Zani

: YouTube UFG Oficial

: 19 de Março 2021 às 17:00

O Piano e Suas Perspectivas com o Duo Heloisa e Amilcar Zani

Heloisa e Amilcar Zani iniciaram seu trabalho como duo pianístico em Teresópolis, durante o XIX Curso Internacional de Férias da Pró-Arte.
A formação individual como pianistas desenvolveu-se de maneira semelhante
ao estudarem com Gilberto Tinetti em São Paulo, com Helena Costa no Porto, Portugal efinalmente com Conrad Hansen na Escola Superior de Música de Hamburgo, Alemanha. Frequentaram ainda inúmeros cursos de interpretação com Magda Tagliaferro, Jan Ekier, Homero Magalhães, Vlado Perlemuter e Yvonne Léfèbure.
São ambos professores no Departamento de Música da Escola de
Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo onde desenvolvem atualmente intenso trabalho de ensino e pesquisa nos cursos de pós-graduação. A atividade de pesquisa levou-os por várias vezes nos últimos anos à Biblioteca do Congresso em Washington, EUA, permitindo não apenas o aprofundamento do estudo do repertório camerístico traduzido para a linguagem do piano a quatro mãos, mas também a realização de seus projetos de pesquisa. Destacam-se os projetos de pesquisa financiados pela CAPES
e pela FAPESP, que tem como objetivo o estudo, a divulgação e publicação inéditas do material contido na Coleção Clara e Edward Steuermann. Os resultados deste trabalho podem ser acessados através do site www. projetosteuermann.usp.br.
A busca de novas propostas didáticas em relação ao ensino do instrumento, uma constante na atividade de Heloisa Zani, resultaram na realização e defesa de Dissertação de Mestrado na ECA/USP, que aborda a produção musical de Hanns Eisler. Obteve seu Doutorado ainda na ECA/USP apresentando, em trabalho absolutamente inédito, a correspondência entre Clara e Edward Steuermann e René Leibowitz.
Amilcar Zani é Professor Titular no Departamento de Música da ECA/USP
Tem Mestrado e Doutorado em Artes, com trabalhos que abordam especificamente a produção pianística de Robert Schumann. Após pesquisa realizada na Biblioteca do Congresso de Washington, USA, com bolsa de pós-doutorado concedida pela CAPES, defendeu a tese de livre-docência: “Edward Steuermann: um esboço de figura”, na qual resgata o papel e influência que este pianista, professor e compositor desempenhou ao lado de Schoenberg, Berg e Webern na Segunda Escola de Viena.
Como Duo, têm se apresentado regularmente em inúmeros concertos e recitais.
Além de realizarem primeiras audições de obras de compositores brasileiros, como Eduardo Seincman e Willy Correa de Oliveira, dedicam-se à divulgação de obras de câmara de vários compositores transcritas para piano a quatro mãos, sempre em primeira audição no Brasil: o Quinteto para piano op. 44 de Robert Schumann, transcrito por Clara Schumann; o Quarteto para piano op. 47, também de Schumann, transcrito por Carl Reinecke; os Quartetos de cordas de Johannes Brahms, em versão do autor para piano a quatro mãos; os
Quartetos de cordas de Schumann, transcritos por Otto Dresel.
Juntamente com o Coral da OSESP, fizeram na Sala São Paulo a primeira audição da versão de Edward Steuermann da Glückliche Hand, de Arnold
Schoenberg, para dois pianos, coro e solista. Apresentaram também em primeira audição no Brasil, o Concerto de Alfred Schnittke para Piano a Quatro Mãos e Orquestra.
Idealizaram, juntamente com a artista plástica Branca de Oliveira, o espetáculo
A Dobra Schumanniana, concerto-instalação que une música e vídeo. Lançado no SESC Pompéia, em São Paulo, e atualmente em sua sétima versão, apresenta obras para piano a quatro mãos de Robert e Clara Schumann e Johannes Brahms, ao mesmo tempo em que imagens captadas na Casa Robert Schumann em Zwickau, na Alemanha, são exibidas no entorno em projeção mapeada.
Atualmente preparam a publicação e o lançamento da versão para piano a
quatro mãos, realizada por Eduardo Seincman, da Noite Transfigurada de Arnold Schoenberg.