O Piano e Suas Perspectivas com Fernando Cupertino

: YouTube UFG Oficial

: 28 de Maio 2021 às 17:00

O Piano e Suas Perspectivas com Fernando Cupertino

Natural de Goiânia/GO, Fernando Cupertino viveu toda a sua infância e parte de sua adolescência na Cidade de Goiás, antiga Capital do Estado. Ali recebeu influências do meio cultural extremamente rico, a partir do seio de sua própria família. Com a professora Darcília Amorim (1903-1995), aprendeu teoria musical e técnica vocal e viu seu talento criativo ser gradativamente direcionado para a música litúrgica. Durante o curso de Medicina, em Goiânia, no final da década de 70, frequentou o Instituto de Artes da Universidade Federal de Goiás como aluno não-regular, onde aprofundou seus conhecimentos de Harmonia.

De volta à Cidade de Goiás, já como médico, dedicou-se ao trabalho musical na Catedral de Sant’Ana, na Igreja de S. Francisco e na Igreja de N. Sra. do Rosário, compondo e executando peças sacras e profanas. A partir de 2002, incentivado pelas pianistas Belkiss S. Carneiro de Mendonça e Consuelo Quireze, dedicou-se de modo mais intenso à escrita para piano, sem deixar, contudo, o gosto pela música litúrgica.

Em 2004, lançou três CDs com obras de sua autoria (“Música Sacra”, “Obra Diversa” e “Consuelo Quireze interpreta Fernando Cupertino”), através de projeto aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura do Estado de Goiás. Recebeu a Comenda do Mérito Cultural, na categoria Composição Musical, do mesmo Conselho, também em 2004.

Estudou Composição com o professor Osvaldo Lacerda (1927-2011) de 2005 a 2011 e concluiu seu Mestrado em Música na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (2007). Participou, como jurado, de dois concursos promovidos pelo Centro de Música Brasileira, em S. Paulo (2019 e 2016).

Com a pianista Consuelo Quireze, forma o Duo Terra Brasilis, que tem procurado divulgar a música brasileira de concerto no Brasil e no exterior, já tendo se apresentado na Embaixada do Brasil na França (2005); na Embaixada do Canadá no Brasil (2006); no Centro de Música Brasileira em São Paulo (2006, 2007 e 2016); na Maison Trestler, no Québec, e na Maison des jeunesses musicales du Canada (2007); em Portugal (2008, 2018 e 2019), dentre outros.

Em 2013, teve a estreia de sua Missa Brevis in honorem Beatissimae Virginis Mariae, pelo Coro Polifónico da Lapa, na cidade do Porto (Portugal); em 2015, por solicitação do Coro Arquidiocesano de Campinas (São Paulo), escreveu a Missa de Santa Cecília, cuja estréia se deu no Mosteiro de S. Bento de Vinhedo (São Paulo). É autor de várias obras para piano, música de câmara, orquestra de cordas, orquestra sinfônica, coro e canções para voz e piano, além de um grande número de peças destinadas ao uso litúrgico.

Foi membro titular do Conselho de Cultura do Estado de Goiás, de 2012 a 2017.

Atualmente, é vice-presidente do Centro de Música Brasileira, em São Paulo.

Concluiu, também, os cursos de mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia e de doutorado em Ciências da Saúde, pela Universidade de Brasília.

É membro do Conselho do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa desde 2018, onde também colabora como professor convidado na área de Saúde Global.