Aula Inaugural do projeto "Valorização da Arte e Cultura da Região da Estrada de Ferro"

Evento

: YouTube UFG Oficial

: 28 luglio 2021, 20h - 21h

A aula inaugural do projeto sócio-cultural "Valorização da Arte e Cultura da Região da Estrada de Ferro" ocorrerá no dia 28 de julho às 20h por meio do YouTube da UFG. A aula será proferida pelo Dr. Altair Sales Barbosa com o título: Interrelações entre Cultura e Meio Ambiente: propostas do presente ao futuro. 

"Valorização da Arte e Cultura da Região da Estrada de Ferro" é um projeto sócio-cultural que visa valorizar todas as formas de arte que transitam pela região da estrada de ferro de Silvânia e cidades vizinhas. A parceria entre professores da Escola de Música e Artes Cênicas, Faculdade de Artes Visuais e Faculdade de Educação Física Dança da UFG , dará suporte às crianças e adolescentes da região citada, a uma capacitação técnica de forma gratuita à comunidade, que consequentemente, poderá contribuir para a geração de renda. Serão ofertados cursos regulares de arte-educação, música, cultura brasileira, apreciação musical, método suzuki para violino, ritmos brasileiros, flauta doce, pintura, escultura dentre outros. Oficinas abertas à comunidade em geral também serão ofertadas para levar cultura e entretenimento à região, cumprindo nosso papel social de atender às demandas que as comunidades têm carência. 

Dr. Altair Sales Barbosa é Natural de Correntina, BA. Graduação em Antropologia pela Universidade Católica de Chile (1970), Doutor em Arqueologia Pré-Histórica pela Smithsonian Institution - National Museum of Natural History de Washington DC (1991). Professor Universitário Titular; Sócio Titular do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás; Fundador do Instituto Goiano de Pré-história e Antropologia e do Instituto do Trópico Subúmido; Fundador do Memorial do Cerrado ? Goiânia -GO; Fundador do Memorial Serra da Mesa - Uruaçú-GO e outros polos de cultura no interior de Goiás, Tocantins e Bahia; Sócio fundador da Sociedade de Arqueologia Brasileira; Professor convidado e pesquisador do Instituto Anchietano de Pesquisas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS; Pesquisador do CNPq; Participou de vários trabalhos em frentes de atração com indígenas brasileiros, juntamente com os sertanistas: Jesco von Puttkamer, Orlando Vilas Boas, Francisco Meirelles, Apoena Meirelles e Acary de Passos Oliveira; Experiência na área de Antropologia, com ênfase em Arqueologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Arqueologia, Cerrado, Antropologia, Meio Ambiente e Cultura; Autor de vários artigos e livros científicos. Presente na Estante do Escritor Goiano, do Serviço Social do Comércio e em diversos estudos antropológicos. Mencionado nos livros Estudos Literários de Autores Goianos e Escritores de Goiás. Mencionado também no livro Dossiê de Goiás. Estudado no Dicionário do Escritor Goiano (2016) de José Mendonça Telles. Biografado no Dicionário Bibliográfico de Goiás de Mário Ribeiro Martins, Rio de Janeiro (1999). É verbete do Dicionário Bibliográfico Regional do Brasil de Mário Ribeiro Martins via internet, dentro de Ensaio, no site www.usinadeletras.com.br. Atualmente coordena o projeto Enciclopédia Virtual do Cerrado e mantém o blogger - Cerrado do Científico ao Poético: http://altairsalesbarbosa.blogspot.com

Coordenação: Andréa Luísa Teixeira
Pianista - EMAC-UFG
Investigadora-Colaboradora - CESEM - Universidade Nova de Lisboa-Portugal

 

Andrea teixeira projeto Valorização da Arte e Cultura da Região da Estrada de Ferro C21-EMAC-220_Post