O Piano e Suas Perspectivas com Delia Fischer

O Piano e Suas Perspectivas com Delia Fischer

Evento

: YouTube UFG Oficial

: 25 de Junho 2021 às 17:00

O Piano e Suas Perspectivas com Delia Fischer

 

 

Delia Fischer, nome artístico de Delia Cristina Martins Fischer (Rio de Janeiro, 29 de agosto de 1964) é uma compositora, cantora, pianista, produtora e arranjadora brasileira. Delia atua como diretora musical de musicais brasileiros tendo ganhado prêmios relevantes como diretora musical e arranjadora.

Nascida no Rio de janeiro RJ, é filha de pai alemão Wilfried Gerorg Heinrich Otto Fischer e mãe carioca da Tijuca, Lia Braga Martins. Tem um filho, Antonio Fischer Band também músico.

Delia Fischer estudou piano com Salomé Gandelmann e posteriormente se aperfeiçoou com Guerra Peixe e Luiz Eça. Lançou-se profissionalmente com o grupo ‘Duo Fenix’, formado por Delia e Claudio Dauelsberg e que lançou dois álbuns com repercussão no Brasil e exterior.

Delia participou de importantes festivais de jazz como ‘Montreaux Jazz Festival’ – na edição de 1988 com Barrosinho e 1989 com Duo Fenix – e ‘Sofia Jazz Festival’, na Bulgária. O Duo se apresentou ainda no ‘New Morning’ em Paris.

Em 1999, Delia lançou seu primeiro álbum solo ‘Antonio’ sob o importante selo alemão ‘Carmo/ECM Records’ de Egberto Gismonti. Nesse período atuou e gravou com Toninho Horta, Ed Motta, Nivaldo Ornelas, Nico Assumpção, Erasmo Carlos, Bob Baldwin (EUA) e Thiago de Mello (EUA).
Em março de 2018 Delia recebeu em Nova York o “The Independent Music Awards” pelo seu single ‘Mercado” produzido por ela em conjunto com Antonio Fischer-Band e Matias Correa .Nesse mesmo ano assina a direção musical e arranjos do show ”Simone encontra Ivan Lins”

Em 2019 Delia recebeu 5 estrelas pelo album “Tempo Mínimo" na revista Downbeat e fez sua primeira turnê solo internacional com shows e Portugal , Italia, Alemanha, EUA. No mesmo ano o álbum foi indicado a Melhor Álbum de MPB no Latin Grammy.

Lançou em 2021 seu mais novo album "Hoje", dedicado a reinterpretar hits de Ivan Lins, Taiguara, Beto Guedes, Flavio Venturini, Bjork e Beatles. Neste álbum ela também contou com a participação especial de Ney Matogrosso para sua única composição inédita.