Aula Aberta "Apreciação da Música Instrumental Brasileira" com Vinícius Mendes
Nesta semana haverá a segunda aula aberta da disciplina Apreciação da Música Instrumental Brasileira, cujo tema central são os processos criativos que trabalham com a criação musical sob inúmeras lógicas da improvisação e mistura de tradições.
O músico convidado é o saxofonista e multi-instrumentista Vinícius Mendes, de Belo Horizonte. Na ocasião, ele falará sobre seu álbum Macunaísmo Tardio, lançado em 2021.
https://us02web.zoom.us/j/87569313257?pwd=ei96QVF3QkNIUXlTZTh1Mk1ocjVMZz09
ID da reunião: 875 6931 3257
Senha de acesso: 765205
Sobre Vinícius Mendes: (saxofones, flauta, clarone) é multi-instrumentista, compositor/improvisador e pesquisador. É Bacharel em Música Popular pela UFMG e mestre em música pela mesma instituição. No curso de Música Popular da UFMG, estudou sob a orientação do professor Cléber Alves, participou do quarteto de saxofones em música popular e da Geraes Big Band. Como pesquisador, atua principalmente na produção de artigos acadêmicos que abarcam a temática da improvisação no Free Jazz e na música brasileira. Atualmente é pesquisador residente no Programa de Residências Artísticas do CEFART- Fundação Clovis Salgado. Faz parte do grupo de pesquisa em improvisação da UFMG (IMPROVISA) em parceria com os professores Cliff Korman, Mauro Rodrigues e Guilherme Pelucci.
Já atuou como instrumentista com renomados músicos da cena instrumental de Belo Horizonte como Rafael Martini, Frederico Heliodoro e Túlio Araújo. Em agosto de 2014 lançou seu primeiro trabalho instrumental com o quarteto Vinícius Mendes Quarteto pelo Savassi Jazz festival. Em dezembro de 2015 gravou o álbum NAU, uma experiência de música livre que mistura música popular brasileira instrumental, atonalismo livre, free jazz e improvisação livre. O disco contou com os músicos Cliff Korman ao piano, Gabriel Bruce na bateria e Trigo Santana no contrabaixo.
Em 2021 gravou o álbum Macunaísmo Tardio. O álbum contou com composições autorais, releituras de compositores como Joyce e Toninho Horta, além de um arranjo para a composição Variações, de Lucca Noacco. Nesse álbum, participaram Lucas de Moro nos pianos Rhodes e Wurlitzer, Paulo Cardoso no baixo acústico e elétrico e Cyrano Almeida na bateria.