O piano e suas perspectivas: entrevista com Nuno Vieira de Almeida

: 26 de Agosto 2022 - 17h às 18h

Post_26.08.22_Nuno-Vieira-de-Almeida

A entrevista desta sexta-feira (26/08) é com  Nuno Vieira de Almeida

Nuno Vieira de Almeida estudou em Lisboa com José Manuel Beirão e Tania Achot e, como bolseiro da Fundação Gulbenkian, em Viena com Leonid Brumberg e em Londres com Geoffrey Parsons. Apresenta-se regularmente como pianista de Lied com os maiores cantores nacionais e grandes nomes internacionais (Gundula Janowitz, Peter Weber, Peter Jelosits, Ulla Gustafson, Gabriele Fontana, etc) em Portugal e no estrangeiro.  Deu em Portugal muitas primeiras audições de obras de compositores como: Schönberg, Webern, Wolf, Von Einen, Sckreker, Korngold, Weil, Bernstein, Britten, etc . Em primeira audição mundial obras de: João Madureira, Carlos Caires, Constança Capdeville etc.É professor na Escola Superior de Música de Lisboa e coordenador da classe de canto.  Doutorado em Musicologia Histórica pela Universidade Nova de Lisboa – 2015.

Dentre várias gravações inéditas, estão a integral para canto e piano de Luís de Freitas Branco e Joly Braga Santos assim como um duplo CD com obra para canto e piano de Fernando Lopes-Graça com Elsa Saque; CD com obras de Lopes Graça nunca antes gravadas com Ana Maria Pinto e João Rodrigues e um outro com obras de Viana da Mota. Gravação da estreia mundial das Canções Húngaras e Canções Russas de Fernando Lopes Graça, para a Naxos, com Susana Gaspar, Cátia Moreso e Fernando Guimarães. Estreou em Portugal, com Rita Blanco, o melodrama de Richard Strauss “Enoch Arden” (2021).

🎥Nossa transmissão começa às 3PM Colômbia, 4PM Nova York, 5PM Brasil e  9PM Portugal