BoneWeek – 8º Simpósio de Trombones do Estado de Goiás

Evento

: Centro Cultural UFG / Av. Universitária, nº 1533, Universitário

: 10 a 23 de Abril 2023

Boneweek 2023 Marcos Botelho

O Boneweek-Goiânia (8º Simpósio de Trombones de Goiás) será realizado entre os dias 17 e 23 de abril, no Centro Cultural UFG. Além de aulas voltadas aos trombonistas profissionais e estudantes, será promovido uma série de concertos gratuitos.

Realizado com apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás, o Simpósio já é um dos maiores do gênero no Brasil e o objetivo é estimular a profissionalização dos trombonistas goianos, proporcionando aprimoramento técnico, atualizações e troca de conhecimento com instrumentistas do Brasil e do exterior. O evento é coordenado pelos professores Marcos Botelho (UFG) e Roberto Milet (IFG) com apoio institucional da UFG e IFG (Instituto Federal de Goiás).

A Boneweek-Goiânia integra o calendário da International Trombone Week (ITW), evento realizado simultaneamente em vários países com objetivo de congregar trombonistas amadores e profissionais, além de divulgar e desenvolver o instrumento. Logo no segundo evento, em 2017, ganhou destaque, sendo considerada a maior do Hemisfério Sul. Em 2018, ocorreu junto com o 24º Festival Brasileiro de Trombones, trazendo músicos do Brasil e exterior para Goiânia.

Concerto dia 19/4 com Quinteto BR5
Nesta data, representantes do trombone vindos de diversos estados, se reúnem para uma apresentação, a partir das 19h30, no palco do Centro Cultural UFG. O concerto será do Quinteto BR5 em comemoração à Semana Internacional do Trombone (Boneweek). O grupo é formado pelos professores universitários Marcos Botelho (GO), Lélio Alves (RJ), Diego Ramires (RS), Fábio do Carmo (AM), com a participação da pianista Elisama Gonçalves (BA).

O programa do concerto será composto por compositores brasileiros, caso de Carlos Gomes (1836-1896), um dos nomes mais importantes de ópera brasileiro, e Fernando Deddos, professor de eufônio e tuba da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O Quinteto BR5 também vai apresentar uma composição inédita criada pelo grupo. Na abertura serão tocadas duas fanfarras comemorativas à Boneweek por cerca de 30 trombonistas profissionais e estudantes. As inscrições estão abertas e são gratuitas pelo site www.bandalab.com/boneweek.

Criado em junho de 2022, o BR5 surgiu como um grupo de câmara de experimentação e pesquisa na área da música para trombone e piano. Na jovem carreira, a formação já se apresentou em Salvador no Museu de Arte Sacra da Universidade Federal da Bahia e em Florianópolis na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). No calendário de 2023, eles têm presença confirmada em dois dos maiores eventos de trombone sul-americanos, Trombonaza (Argentina) e Festival Brasileiro de Trombones (Itajaí-SC).

Serviço
BoneWeek – 8º Simpósio de Trombones do Estado de Goiás
Data: 17 a 23 de abril de 2023
Onde: Centro Cultural UFG / Av. Universitária, nº 1533, Universitário
Inscrições gratuitas: www.bandalab.com/boneweek - até início do evento

Boneweek 2023 Marcos Botelho

Conheça os músicos do BR5
Diego Ramires (RS)
É mestre em Música pela UFBA e bacharel em trombone pela UFSM (2008). Ministrou master-classes e recitais em diversas cidades do Brasil, como Rio de Janeiro, João Pessoa, Cuiabá, Belém e Goiânia. Como convidado, atuou na Orquestra Filarmônica da PUC-RS, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e Orquestra Sesi-Fundarte. Atualmente, é professor de trombone e tuba no departamento de música da UFSM.

Lélio Alves (RJ)
É doutor em Música pela UniRio, mestre em Música pela UFRJ e atua como professor de trombone da UFBA. Na carreira, foi primeiro trombone da Banda Sinfônica do CBMERJ e da Orquestra Sinfônica da Bahia. É regente/fundador da Banda Sinfônica da FAETEC. Autor do método Trombone Fácil (Irmãos Vitale) e organizador/autor do Manual do Mestre de Banda de Música (FAPERJ).

Marcos Botelho (GO)
Bacharel e Mestre em Música pela UFRJ e Doutor em Música pela UFBA. É professor de trombone e música de câmara na UFG, onde também é coordenador do Laboratório BandaLab. Integra o Quinteto Metais do Cerrado e atuou em inúmeras orquestras como Sinfônica Brasileira, Sinfônica Pró-Música Petrobras, Sinfônica de Goiânia e Filarmônica de Goiás.

Fábio Carmo (AM)
Bacharel em Trombone e mestre em Execução Musical pela UFBA, Fábio participou de festivais nacionais e internacionais, seminários, entre outros. Fez parte do grupo Bahia Bones, Quinteto de Metais Performance Metálica, Sonora Salvador Orquestra e Sanbone Orquestra de Pagode. Atualmente, é diretor da Escola Superior de Artes e Turismo da UEA e se apresenta em concertos e recitais.

Elisama Gonçalves (BA)
Doutora em Piano Colaborativo/Música de Câmara pela Challey School of Music (EUA) e Mestre em Música pela UFBA. Participou de diversos master-classes com renomados artistas como Rebecca Wilt, Grace Partk, Frederic Heringes e Clara Osowski. Desde 2011, integra o corpo de servidores técnicos da Universidade Federal da Bahia.