Palestra: Estudos musicais no exterior

Evento

: Escola de Música e Artes Cênicas da UFG

: 14 de Agosto 2025 às 14:00

 POST Adolfo Mendonça trio Everson Bastos agosto 2025.png

Formulário para inscrição (Workshop e Palestra): https://forms.gle/yhdxh2SSWWik8QjMA

Release

Adolfo Mendonça é pianista e educador musical natural de Santos (SP). Atuou como diretor do curso de jazz da University of Minnesota, em Morris (EUA), além de lecionar no Knox College (Illinois, EUA) e no Conservatório Municipal de Guarulhos. Também foi diretor artístico do UMN Morris Jazz Festival. Adolfo já se apresentou em clubes e festivais de jazz nos Estados Unidos, França, Egito, México, Chile e Brasil. Entre suas colaborações estão performances e gravações com artistas renomados como Randy Brecker, Romero Lubambo, Clarice Assad, Remy Le Boeuf, Dean Sorenson, Matthew Patnode, Jose Valentino Ruiz e Mark Tonelli, entre outros.

Recebeu prêmios de composição de jazz pela revista DownBeat (EUA) e de performance em piano popular no Concurso Guiomar Novaes (Brasil). Seu álbum Brazilian Childhood mescla elementos da música brasileira com jazz e rock, reunindo músicos de cinco continentes.
Adolfo foi descrito pela revista JAZZIZ como “um músico brilhante que evoca Chick Corea em sua fase mais lírica”.

Sobre o programa
Neste concerto, o pianista Adolfo Mendonça apresenta um repertório que destaca sua inventividade e domínio da improvisação, explorando as conexões entre o jazz e a música brasileira. Acompanhado por Matheus Rodrigues (baixo) e Gustavo Lopes (bateria), o trio oferece interpretações que combinam liberdade, escuta coletiva e refinamento harmônico. 

Obras de mestres como Chick Corea, Tom Jobim, João Bosco e Milton Nascimento ganham novas leituras, marcadas por expressividade e riqueza rítmica. O trio também apresenta composições autorais de Adolfo Mendonça, nas quais revela sua linguagem única, unindo lirismo, complexidade e sensibilidade. 

O programa é uma celebração da criatividade no piano em contexto de trio, onde cada peça se transforma em um território aberto à exploração e ao diálogo musical. 
Piano e arranjos: Adolfo Mendonça
Baixo: Matheus Rodrigues
Bateria: Gustavo Lopes
Flauta: Everton Luiz